26 abril, 2012

Curiosidades Literárias # 4


Por Chrystie (Toda Literatura do Mundo)


Curiosidades sobre a saga Twilight.

 Este post é direcionado a todos os fãs da saga "Twilight" (Crepúsculo), os quais assim como eu, simplesmente adoram este Romance sobrenatural. É sempre prazeroso saber mais dos livros que gostamos como também a razão da escolha de alguns nomes, lugares e personagens.
Assim como muitos outros livros, Crepúsculo também foi inicialmente rejeitado tanto por editoras, como por agentes literários, os quais aposto que hoje se arrependem amargamente!
A cidade onde a trama se desenrolou foi alvo de árdua pesquisa da autora, uma vez que diante das condições físicas dadas aos vampiros (brilho sob a luz do sol), ela precisava de uma cidade onde em sua maior parte, o tempo permanecesse nublado. A pesquisa se iniciou na internet, aparecendo entre outras, a cidade de Forks. Por coincidência, Forks possui poucos habitantes. O mais curioso neste ponto é que Stephanie descobriu a existência da tribo Quileute, nos arredores de Forks, especificamente na praia de La Push, daí surgiu a ideia de inserir a Lenda, no enredo! O que, diga-se de passagem, foi o máximo!

Já a escolha dos nomes das personagens levou certo tempo. O nome do vampiro foi baseado em um nome antigo que acabou se tornando impopular atualmente, eis que surgiu Edward, também inspirado na personagem Edward Rochester Jane Eyre – Charlote Brant e em Edward Ferrars de Jane Auten (autora preferida de Stephanie) em Razão e sensibilidade. Já a protagonista não teve tanta sorte no quesito rapidez. Depois de bastante tempo, Stephanie resolveu dar a ela o nome que daria à sua filha, se a tivesse: Isabella. Os demais nomes foram criteriosamente escolhidos e pesquisados de acordo com a época em que viveram.
O mais curioso? Crepúsculo é baseado em um sonho que a Autora Stephanie Meyer teve na noite de 02 de Junho de 2003. Neste sonho, um vampiro se apaixonava por uma frágil mortal, ao mesmo tempo em que tinha sede de beber seu sangue. Tendo em vista que este livro foi a estreia da autora na Literatura, Stephanie levou apenas 3 meses para escrevê-lo.

Um fato que parece sem importância, mas não o é, refere-se à escolha da capa original do livro Crepúsculo: Uma maçã! A autora o escolheu baseando-se na escritura do Gênesis, representando o “fruto proibido”. Stephanie diz que adorou a frase “o fruto do conhecimento do bom e do mau” que representa “a escolha”. Se prestarmos atenção, as mãos que seguram a maçã são femininas, no caso, Bella está oferecendo o“fruto proibido” à Edward. Agora, cá entre nós, a capa é simplesmente linda!
Por falar em capas, segundo Stephenie Meyer, a Autora não participou da escolha da capa do segundo livro da saga, sendo certo que a orquídea não tem relação direta com a história. Entretanto a respeito do título, "Lua Nova" eu é a fase mais escura da Lua, também significa a fase mais negra da vida da Bella. 



Já em Eclipse a fita cortada significa que Bella tem uma difícil escolha a fazer: ela está dividida entre o amor de Edward e a amizade de Jacob.
No último livro da saga, Amanhecer, o tabuleiro de xadrez com o peão atrás significa que a fragilidade inicial de Bella é deixada para trás, tornando-se Rainha (bem no centro da capa). O amanhecer significa mudança, recomeço e nova chance! 








Eu não sabia de nada disso e fiquei muito contente em conhecer mais um pouco da saga que tanto gosto!!
Stepanie disse que os carrões envolvidos na trama foram uma forma de homenagear os irmãos dela que são obsecados por carros (Own que fofo!)






Gente, eu não sabia e não tinha percebido que a Stephanie Meyer aparece no filme Crepúsculo, na cena em que Bella chega no restaurante para almoçar com o Pai.


 Pode ser um romance sobrenatural, bem água (com bastante) açúcar, mas confesso que acabei me “mudando” para Forks, me “apaixonando” por um vampiro e me “tornado” uma, sob a leitura dessa delícia!

 Há rumores a respeito do lançamento de “Midnight Sun”, o que pra mim seria simplesmente maravilhoso! Não me atrevi a ler os capítulos que vazaram na internet, mas as frases que inevitavelmente acabei passando os olhos me deixaram roendo as unhas de vontade!!!


E para vocês? O que significa Crepúsculo?

Espero que gostem.
Beijinhos.
Chrys



15 comentários

  1. Mais uma Curiosidade que ameiiiiiiiiii loucamente.
    1. Sou louca por crepusculo.
    2. Não sabia das curiosidades da capa
    3. Eu tb me mudei para Forks enquanto lia a saga, mas não me apaixonei pelo vampiro e sim pelo lobisomen.
    4. Todas as vezes que assisto aos filmes eu sempre sonho com os personagens. A Saga está em dentro de mim.
    Sei que há coisinhas na história [furos] que não curto, mas no geral é uma das minhas favoritas. Digo porque adoro tb Harry Potter.

    Queria muito a publicação de “Midnight Sun”, pois eu, involuntariamente, mas descotrolada pela curiosidade li os capitulos que vasaram... e sonho agora com o livro.

    Quero muiito!

    bjs, flor, arrasou!
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Crepúsculo significa pra mim aquele sonho jovem de toda garota de ter seu princíper proibido *-* Eu adorava ler os livros enrolada no cobertor e sentada no sofá, bem mergulhada naquele clima meio frio e lúgubre de Forks! Adorei os livros e meu favorito é Lua Nova! *-*
    Até chorei rs
    Eu vi a Steph no filme e a achei super bonita, ela devia ser atriz também.
    Tenho esperança de sair Midnight Sun mas não sei se isso vai acontecer =/

    daniviolino@hotmail.com
    @danielehon

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty e Christie!
    Gostei bastante do post! Adoro a saga Crepúsculo, mas não sabia de várias coisas, como a origem dos nomes e que a cidade de Forks existe de verdade.
    Eu também não cheguei a ler Midnight Sun, só ouvi falar, mas torço para que seja publicado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, estou seguindo seu Blog e adorei! Estou voltando com o meu, quando quiser, dá uma passadinha lá? Beijocas! *.*

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom que gostaram e que realmente as curiosidades são novidades... hehehe

    Crepúsculo pra mim t foi bastante especial... tb li enrolada no cobertor, deitada na cama, mas acho que eu não estava realmente lá, sabem como é?! rs

    Beijos Leitoras!

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente adorei esse post. Tem muitas curiosidades que eu não conhecia sobre a cidade e a série.
    Ah, eu consegui perceber quando a autora apareceu no filme. \o/

    ResponderExcluir
  7. Partindo do princípio de que adoooro a saga, amei este post! Parabéns ao blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah!!! Adorei saber mais sobre as capas da saga Crepúsculo!! Eu as adoro mas não tinha parado pra pensar sobre isso. E não sabia que a autora aparecia no filme!! Vou ter que assistir de novo! rs

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb vou ter que ver de novo!!!
      Que sacrifício neh Ju???? kkkkk

      Beijos
      Chrys

      Excluir
  9. As fãs que me desculpem,mas não curto nem um pouquinho,minha filha ama,fazer o que né?
    Bjs
    Luciane Oppelt
    seguidora:lluciannebaptista
    @lucianeoppelt
    abenssoada_oppelt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, nem gosto da saga, eu li e ate gostei na epoca, mas não cheguei a ficar doida, as capas são lindas, mas as curiosidades sao demais adorei!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, a postagem arrasou, eu li os três primeiros livros da saga, tenho que ler o último, eu gosto, mas não sou louca de amores, para mim há outras muito melhores, mas enfim, o post ficou super legal, adorei saber sobre as capas e nunca que eu ia reparar na autora presente no filme.

    um beijo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  12. Virginia de Oliveira06/06/2012 03:34

    Apesar de muitas pessoas criticar essa série eu sempre gostei muito dela, os livros de crepúsculo são ótimos.
    Eu já tinha percebido que a Stephanie Meyer fez uma participação como figurante, tanto que quando vi só fiquei repetindo isso para a minha irmã.

    ResponderExcluir
  13. É incrível como a saga crepúsculo é sempre atual...
    O 5º filme está por vir, aproveitem para ler o livro antes de assistir, é bem mais rico em detalhes...
    Confesso que adoro ver e rever pois os olhares do Edward são apaixonantes...

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  14. Amo a saga crepúsculo,eu tenho todos os livros,fiquei feliz em descobrir todas essas curiosidades!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥