10 abril, 2012

Resenha Reencontro



  Recebi esse livro por meio de um book tour, que está em andamento desde o princípio do ano, e eu já não  aguentava mais de ansiedade e vontade de ler. E minhas expectativas não foram em vão, o livro é uma leitura envolvente e impressionante, mesmo em se tratando de um assunto que não é novidade.



Sinopse:   Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.
___________________________________________


Uma ideia geral:


  O livro já começa  me atraindo com o trecho de uma música do grupo Guns N’ Roses que eu simplesmente adoro, fez parte da minha adolescência. E assim continua; em todo início de capítulo tem citações que vai de trechos de músicas a citações de poetas conhecidos, essas citações nos ajuda a compreender o que está por vir e os sentimentos da protagonista.

  Ana Luiza é uma bela jovem, rica que cursa odontologia, mas cansada de sofrer por amor, completamente  desiludida da vida e totalmente sem estrutura familiar, se envolve e se afunda  cada vez mais com álcool e drogas.
Ana acreditava que ser feliz não era pra ela, não tinha sonhos, não acreditava mais no amor, e com a desunião de seus pais  se sentia ainda mais desacreditada.

“O tal amor...como na música ‘Forever”, do Kiss...será que existe? Será que pode ser para sempre? Ou é só...uma chama, como disse o Vinícius de Moraes...De repente apaga, quando menos se espera. Se for assim...vale a pena se queimar nessa chama?” pg46

  Ana tem uma amiga,sua única melhor  amiga por sinal, Nana, que é o seu oposto: acredita no amor, acredita que no momento certo a pessoa certa aparecerá, acredita num amor pra vida toda, sonhadora. Nana andava um pouco arredia, faltando as aulas, distante de Ana Luiza cada vez mais, que se sentia enciumada e não entendia o motivo.
  Rafa, o novo aluno do terceiro semestre de Odonto da PUC, logo procura fazer amizade com Ana e Nana. Mas  Ana Luiza não se mostra nem num pouco interessada em uma nova amizade,  ela busca sempre fugir das pessoas, e nunca mostrar seu verdadeiro eu....tem medo.
  Ana Luiza se entregava cada vez mais ao álcool e as drogas, a cada decepção, seja ela amorosa ou familiar( a mãe de Ana é uma mulher fútil, e o pai um homem distante) . Ela sabia que precisava parar e recomeçar, mas como? Recomeçar de onde?

“Gostava de misturar maconha e álcool, era como gasolina aditivada. Mas gasolina aditivada pode estragar o carro...ela não se importava...”pg99

  Rafa é um personagem de extrema importância na vida de Ana, diria um anjo, um ser especial dotado de uma esperança e um amor incondicional.

  O livro é bem grosso mas é uma leitura que desliza,que te prende e  quando se percebe já acabou. E é uma leitura que emociona, que toca lá naquele cantinho do coração onde por vezes deixamos coisas guardadas em silêncio.    Com esse livro você vai refletir, e acredito que assim como eu , você também vai chorar, porque é um livro que abrange tantas coisas que envolvem nossa vida, nossa realidade, nossas perdas, nossos medos, nossas dúvidas. É difícil tentar transmitir por palavras os sentimentos que o livro me despertou. O livro é um relato de sensações e sentimentos, é uma história de fé, de luta pela vida, de superação,de descobertas, de perdão...um livro de ‘encontro, desencontro e reencontro’.

  Reencontro acho que foi o livro mais dificil de resenhar, porque não vi nele apenas uma história, vi sentimento....senti. Com certeza é o livro mais lindo que já li apesar de triste e de mostrar uma realidade cruel que infelizmente muitos vivenciam.

  Leitura totalmente recomendada, não deixem passar a oportunidade de ler e conhecer essa obra espetacular de autoria nacional...vamos incentivar e apoiar os escritores nacionais.




“Eu acho que não existe um caminho pro perdão...- os olhos dele ficaram perdidos em outra direção- porque o perdão é o caminho. Um caminho diário que a gente percorre sem enxergar o fim. Sem saber se um dia vai acabar. Quando vamos descansar.  E não vai mais fazer mal.”pg 208



28 comentários

  1. É a segunda resenha positiva que leio desse livro - e olha que só li duas, hahaha.

    Confesso que foi me deixando bastante curiosa, mas não esperava que fosse um livro grosso, muito ao contrário! :)

    Espero poder ler um dia ^^

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  2. Oiee! Linda, que blog perfeito é esse?? Seguindo com prazer! Se você quiser da uma passadinha no meu, estarei esperando! Aceita parceria? Bjus!

    www.meujeitoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já está na minha lista a algum tempo, vou ler com certeza, só não sei quando.

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro tb Paty e concordo com tudo o que você falou! É MUITO sentimento!
    Eu tb considero um dos meus favoritos! Espero que mais pessoas se interessem e comprem esse livro maravilhoso da Leila!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  5. ooi linda, seu blog é muito fofo! amei. Da uma passadinha no meu, se gostar e quiser seguir retribuirei com o maior carinho! Beijinhos
    http://simplebutglamorous.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu simplesmente amei a resenha da Paty *-*
    Sou louca pra ler esse livro e ele está faz um tempão na minha listinha do skoob, amo livros profundos e sim, Paty, com certeza eu vou chorar! xD

    daniviolino@hotmail.com
    @danielehon

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Paty,

    Já esta curioso com a sinopse desse livro, agora com a sua resenha fiquei mais ainda, parabéns, boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ei, Paty!
    Todo mundo falando bem desse livro!Quero muito ler! Estou começando a ler mais autores nacionais, e não me arrependo!

    beijos,
    Inara
    http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,Paty! Adorei a resenha, me deixou bem curiosa sobre o livro. :)
    Espero poder ler ele algum dia.

    Beijinhos, uma semana recheada de boas leituras.

    viviane_drops@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei! quero ler tb! já está entrando pra minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  11. Olá Paty,
    Diga-me, há coisa melhor do que sentir as palavras de um livro? Uau, eu senti na sua resenha muita emoção e só um detalhe eu soube desse lançamento e desejei ler, mas vai ter que esperar um pouco essa leitura.

    Beijos.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Deve ser um livro lindo mesmo...a busca de Ana pelo autoconhecimento, pelo encontro consigo mesma. Me identifiquei mais com a Nana, assim como ela sou sonhadora, romântico, mas imagino como a Ana deve se sentir, sem amor, sem estrutura familiar, é bem complicado mesmo ver sentido na vida!
    Adorei a resenha, e com certeza vou querer ler!
    mgmaciel2@hotmail.com
    @marilia_maciel

    ResponderExcluir
  13. Cada vez mais a vontade em ler o livro aumenta!! Ainda bem que irei saciá-la! Parabéns pela resenha, é mesmo complicado resenhar livro que nos passa tantos sentimentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu era mais nova tinha muito pré-conceito com filmes e livros brasileiros, mas depois que eu assisti A Grande Família e li um livro da Lygia Fagundes Telles eu parei com isso, existem filmes e livros brasileiros que são ótimos, Reencontro eu tenho certeza que é um desses que vale mesmo a pena ler *-*

    daniviolino@hotmail.com
    @danielehon

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é perfeito demais!
    Leila é uma excelente escritora, quem não leu Reencontro não sbae a história que perde.

    ResponderExcluir
  16. Gostei do enredo, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  17. É verdade que esta é uma realidade mais comum do que pensamos,muitos jovens largados nos seus medos e inseguranças,quero ler.

    abenssoada_oppelt@hotmail.com
    @lucianeoppelt

    Bjs
    Luciane

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li esse livro. Achei a capa um graça.
    Já li duas ou mais resenhas dele e isso aumentou meu desejo de lê-lo.
    Adorei sua resenha Paty.

    Sobrelivrosemaisumpouco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Linda resenha e me deu aquela vontade de estar com o livro nas mãos para SENTIR tudo isso que vc expressou, já esta na lista de urgente

    ResponderExcluir
  20. Acho que meu comentario foi para o Céu pois desapareceu..rsrs

    Então como digitei antes, gostaria de ter este livro agora em minhas mãos e SENTIR tudo que vc expressou,,já esta na listinha de urgencias

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty!
    Esse livro parece ter uma história bem inspiradora...
    Achei legal isso de ter um trecho de música ou poema em cada capítulo, dá um toque especial :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Você conseguiu me deixar mais curiosa do que nunca para ler este livro.

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  23. achei bem legal o enredo do livro...bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu quero tanto ler Reencontro!! =) Ele e O Pássaro são os livros de autores nacionais que mais quero ler!! Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda, se é que isso é possível!

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Já li o reencontro e realmente é muito legal.
    Parabéns pela resenha

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  26. Oi Paty, nunca me interessei em ler esse livro, mas tua resenha me deixou com uma enorme vontade de lê-lo, a literatura nacional me surpreende a cada dia, e pela tua resenha, parece ser um livro muito tocante!

    Um beijo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  27. Virginia de Oliveira07/06/2012 02:45

    Fiquei feliz em saber que esse livro é puro sentimento, é muito bom ler uma resenha positiva de livros nacionais, só não gostei da capa do livro mais isso com certeza não me impedirá de ler um dia esse livro.

    ResponderExcluir
  28. Paty,
    consegui um book tour desse livro, não vejo a hora de chegar para poder ler e ver se partilho da mesma opinião que vc.

    Depois te conto!!!

    beijos

    Chrys

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥