30 abril, 2012

Resenha Tortura Cor de Rosa

Por Helana (In The Sky - Petites)

  Oie tudo bem?
  Bom, gente a resenha de hoje, faz parte de um Blog tour dos livros da Lycia Barros, Tortura Cor-de-Rosa chegou pra mim na semana passada, mas como estava bem atarefada e o livro é fino, deixei para ler no final de semana.
  Lycia Barros é parceria do In The Sky e vocês podem ler outras duas resenhas de livros delas aqui:
A Bandeja: Qual Pecado te seduz? . Entre a mente e o coração.




Sinopse:
Tortura cor de rosa - Por que as meninas também sabem ser cruéis - Lycia Barros
Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécie de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Comprar:   Livraria Cultura 

                   _________________________________________________________________________ 


  Tortura cor-de-rosa é um livro que aborda um tema muito sério e atual: o bullying. Muitos de nós já vimos jovens reclamando de sofrer esse tipo de zuação, é um tema que está na mídia há muito tempo, um problema sério que atinge muitos adolescentes, não só em escolas, mas foras delas também.

  Lycia Barros nos apresenta Ava, uma tímida menina que devido ao trabalho do seu pai não para em nenhuma cidade por muito tempo e para não criar raízes ela acaba se “camuflando”, assim não chama atenção e não faz muitos amigos, um modo para não sofrer caso  mude novamente.
  Ava está morando com a mãe em São Paulo e em seu primeiro dia de aula, nossa protagonista percebe que terá um longo ano pela frente. Ela se depara com Jaque uma cruel garota que não mede esforços para humilhar seus colegas. Jaque usa e abusa de qualquer arma para humilhação. E seu novo alvo é a menina nova em sua classe, Ava, que além de ter peitado a garota atraiu os olhares de Lucas – amor platônico de Jaque. Bem, dá para imaginar o que a moça poderá fazer para arruinar a vida de Ava.

  Lycia conseguiu passar exatamente o sofrimento de Ava, pessoas que são humilhadas por colegas na escola. Devo dizer a vocês que em alguns momentos do livro me lembrei das vezes que passei por humilhações no colégio. E no meu caso não era apenas de colegas falando de minha aparência, de quanto eu era magra, de minhas pernas, ou quando me trancavam no banheiro, mas também até de professor na Universidade pegando no meu pé.

  Posso dizer por experiência própria, quando você é zuado de tal forma no colégio é difícil esquecer. Principalmente quando seus amigos falam como era bom estudar e você não tem nada de muito interessante para falar. Quando se sofre esse tipo de humilhação pode passar 5, 10,30 anos que seja, sempre fica uma coisinha chata lá no fundo.
  Bullying é uma coisa séria e com a internet fica muito pior, sai de controle e acaba dominando sua vida social.

  Achei que Lycia foi muito inteligente em abordar este assunto. Inclusive no próprio livro tem algumas perguntas para serem feitas em sala de aula, ensinando aos alunos o quanto bulliyng é feio e sério.
  É um livro inteligente, didático e muito atual, vale a pena você ler.





10 comentários

  1. Quero muito ler esse livro porque confesso que sofri alguns anos torturantes de bullyng na escola, eu era humilhada todos os dias, e pra eles era tudo uma brincadeira, não importa quanto eu chorasse ou sofresse, a vergonha fica pra sempre, e dói até hoje quando penso em tudo o que eu passei. Bullyng é uma das piores dores psicológicas que se pode sofrer, é uma violência, e é horrível.

    daniviolino@hotmail.com
    @danielehon

    ResponderExcluir
  2. Uau eu adorei a resenha e fiquei muito curiosa a respeito do livro.
    Gosto de saber desses assuntos, acredito que informação é uma das melhores formas para se prevenir.
    Quem sofre bullying nunca esquece e é uma má experiência que carrega pela vida toda.

    beijos
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu sofro Buylling no colégio, sei bem como é. Mas quando agente se esforça ( muito), vai tentando e sendo persistente, acabamos conseguindo fazer novas amizades e começa a ignorar certas brincadeiras ^-^

    O livro parece ser bem legal. Ainda mais falando desse assunto que deveria ser abordado mais na escola, não só na tv :/

    Seguindo o blogger o/
    Bjs
    Empório das Tentativas

    ResponderExcluir
  4. É complicado minha gente :(
    Bulliyng é sério muito sério. E parece que tem gente que não está nem ai com isso.
    Que bom que gostaram da resenha ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!
    Assunto polemico, nunca sofri diretamente com o bulliyng, mas vi alguns colegas sofrerem, e na minha época nao se falava disso, era considerado brincadeira de criança, imagina!!??
    Hoje tenho medo que minha filha sofra ou cometa essa crueldade, Deus me livre, vou orienta-la sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Que interessante a abordagem deste livro,vou procurar para ler com minha filha,bjs.
    Luciane Oppelt
    seguidora: lluciannebaptista
    @lucianeoppelt
    abenssoada_oppelt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Virginia de Oliveira07/06/2012 02:22

    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, o assunto que ele aborda é realmente atual e bastante comentado ultimamente. Acho legal a autora ter escrito sobre o bulliyng, é um que livro que não sei se um dia lerei, principalmente por causa do proprio assunto em si. É triste ter que ler sobre essas crueldades.

    ResponderExcluir
  8. Esse é um assunto muito interessante para abordar, já que tantas pessoas sofreram e sofrem com isso, é muito delicado, mas a autora deve ter tratado muito bem, pois vi algumas resenhas positivas sobre ele, realmente, deve ser um livro muito inteligente!

    Um beijo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  9. Bullying é um tema bem atual neh...
    Realmente a Luciane tem razão, é um livro para compartilhar com filhos...

    Beijos Lana

    Chrys

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha...
    Gosto de livros que falam sobre temas atuais...
    Fiquei curiosa para ler...

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥