17 outubro, 2012

Resenha: Adormecida





Sinopse - Adormecida - Anna Sheehan

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.
Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

              _______________________________________________

  Rose , nossa protagonista, acordou de seu sono 'estase', um sono induzido, após 62 anos adormecida e encontrou um mundo totalmente diferente, recém saído de um caos destrutivo e se reconstruindo. E não encontrou mais seus pais , Ava e nem Xavier(as pessoas com quem mais tinha contato) e sentindo-se completamente confusa, perdida e sozinha busca entender o que aconteceu, porque a deixaram dormir por tanto tempo.


"Experimente acordar em uma manhã e descobrir que todo o seu  mundo se foi, que todas as pessoas que você conhecia e amava morreram de uma só vez, que todos os lugares que conhecia mudaram de maneira tão radical que você nem reconhece mais, até as expressões no rosto das pessoas está diferente, e veja o buraco que fica na sua mente!" pág 127
 A distopia apresentada por Anna Sheehan é bem interessante, diz respeito ao sono: nesse mundo distópico as pessoas entravam em um sono profundo, dentro de um tubo químico e podiam dormir por dias, meses e anos sem envelhecer.

 Rose era constantemente colocada dentro desse tubo: quando seus pais precisavam viajar a trabalho por outro planeta e até mesmo quando ela tinha um comportamento que eles julgavam descontrole da parte dela, e usar a 'estase' dessa forma era proibido. Os pais dela eram totalmente controladores.
 Essa é uma aventura futurística eletrizante, com direito a homens robotizados, mundos interplanetários, seres geneticamente modificados,  escassez de alimentos, tempos sombrios onde surtos de pestes exterminaram a maior parte da população numa velocidade inacreditável, infertilidade, caos e desespero, tudo isso causado pela tecnologia e perda de controle.


"A Guerra, a Fome e a Peste deram as caras, montados em seus cavalos, jogaram polo e então, voltaram para o espaço celestial para esperarem pelo próximo apocalipse." pág 60

   Um livro nada monótono, com um ritmo de tirar o fôlego, e acontecimentos surpreendentes, é uma história que encanta . Se você é fã de distopia, não pode deixar de ler essa.
 Muitos mistérios nos são apresentados e todos desvendados no desenvolvimento da história, todos os pontos são bem amarrados não ficando dúvida em nada, mas claro  que tem um toque no final que desperta nossa curiosidade para o próximo livro....ele tem uma continuação.

 Tem também um romance por trás do assunto principal, mas sinceramente não senti muita química no casal, não me conquistou, não senti firmeza, talvez até pela situação: ela o conheceu quando ele era um bebê, mas como estava sempre em estase e não envelhecia, ele chegou aos vinte um e ela ainda estava com dezesseis.

O único ponto que não gostei é que os capítulos não são bem divididos. Os assuntos mudam completamente de um parágrafo para outro, e isso atrapalha durante a leitura, nos confunde até que se perceba que o assunto é outro. 


 O título pode até sugerir que seja uma adaptação do conto de fadas Bela Adormecida, mas não é. O único fato comum em ambas as históriaa é que  a personagem é acordada com um beijo.

 A revisão está perfeita e a capa é linda, páginas amarelas e letras agradáveis aos olhos.

 Essa é a minha opinião, faço resenhas procurando passar um pouco mais do assunto que envolve o livro. Jamais deixe de ler um livro por causa de uma resenha, nossos gostos são diferentes...fica a dica.



14 comentários

  1. Ai que legal.
    Adoro blogs assim, que incentivam a cultura.
    Você está de parabéns.

    Conheci o seu blog e já segui.
    Retribui?

    Beijão

    http://itstendencial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty,
    Estou com esse livro aqui na minha pilha de livros para ler, estou bem curiosa e em breve vou iniciar a leitura.
    Muito legal a sua resenha

    ps: gostei do novo layout :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Patyyyyy,
    Eu estou maluuuuca para ler esse livro... e saber que tem um ritmo eletrizante é mais empolgante ainda!!!
    Preciso dele o quanto antes..kkkk

    Adorei a resenha e gostei do comentário de que essa é a sua opinião... super apóio!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty!
    Fiquei muito interessada nesse livro quando li a sinopse e gostei da resenha, só não me animou saber que tem continuação.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, muito bem escrita.
    Eu acho a capa desse livro linda. Ainda não embarquei no universo da distopia, nenhum livro me chamou a atenção suficiente para isso. Acho que vou gostar de Adormecida.
    É uma pena mesmo quando o casal não nos conquista, quando parece que é algo forçado. Mas enfim, esse já está na minha listinha para ser lido!

    Bjs

    Amanda
    (http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Eu li esse livro recentemente e também gostei! Sabe que nem reparei nisso da divisão dos capítulos que você comentou? Acho que estava tão envolvida na leitura que passou batido.
    Espero que a autora lance logo a continuação, pois fiquei super curiosa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar milhões de vezes o nome desse livro mas foi a primeira vez que parei pra ler uma resenha. Nunca imaginaria que era uma distopia!! Sou super fã do gênero, e espero conseguir ler Adormecida. Mas provavelmente vou esperar lançarem a continuação antes... hehe... Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Realment achei que pelo titulo seria uma releitura do classico, mas como vc disse nao parece ser.

    Achei a historia interessante, qm sabe quando der (tiver R$) eu leia.

    bjo
    Pah/Pat
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty!
    Tenho muita vontade de ler este livro, a capa passa um sensação de mistério.
    Pensei que fosse só este.

    Adorei a resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Paty, AMEI *-* Capa diva, resenha emocionante e enredo original, eu adorei!!! Fiquei doidinha pra ler, gosto de histórias que criem um mundo novo, com uma nova ordem e tals, estilo Feios de Scott Westerfeld, esse livro é assim, entrou pra lista de desejados ^^

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro também me encanta! E o enredo mais ainda.Desde de que começaram a surgir resenhas desejo ler Adormecida. Ele tem um Q de mistério.

    ResponderExcluir
  12. Linda a resenha parabéns!

    Gostei da resenha, fique curiosa gente, eu já acharia o Oh acorda 10 anos depois, imagina 62 e mega rica eta viva cruel.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Saudade desse blog hen, desculpe meu sumiço estou em uma correia...
    Flor faz uma favor sempre que tive novis daqui me passa o link pelo face ?
    Ah esse livro ainda não conhecia, mas fiquei bastante curiosa por essa leitura..
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Eu estou bem curiosa para ler esse livro, achei a proposta dele bem interessante, mas eu senti que ele te decepcionou um pouquinho, bom, vou ler e ver se eu gosto!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥