19 janeiro, 2013

Resenha O Sonho de Eva




Olá.
O Sonho de Eva foi minha última leitura de 2012, mas só agora consegui fazer a resenha....sabe quando bate aquela preguiça de resenhar? Pois é, foi o que aconteceu.




Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
_________________________________________________
 Sinceramente quando eu vi  comentários e uma divulgação em massa desse livro, não levei fé que fosse tudo o que diziam (fico sempre com o pé atrás quando vejo muito marketing em cima de um livro), mas me enganei completamente.
 O assunto sonhos é um tema que chama minha atenção, eu sabia que não ia conseguir resistir muito tempo a essa leitura.
 Me surpreendi com Chico, que demonstrou ter muito conhecimento sobre sonhos lúcidos, demonstrou realmente ter se dedicado a uma pesquisa minuciosa (na minha opinião esse é o grande diferencial, são esses autores que me conquistam como leitora. Eu percebo a dedicação e a preocupação em fazer o melhor para seu leitor). 
 O Sonho de Eva apresenta uma narrativa tão envolvente, empolgante e bem escrita que foi impossível não imaginar os acontecimentos transformados num filme.

 Ana, irmã de Eva, morreu de forma misteriosa ao cair da cobertura onde morava.
 Eva, é uma renomada cientista que defendia sua teoria de sonhos lúcidos e super consciência, ficou chocada ao saber que além de ter perdido  a irmã, seu filho Joaquim havia desaparecido.
 De repente, Eva vê sua vida completamente transformada: a morte inesperada da irmã, o desaparecimento do filho, o melhor amigo sendo baleado, sua demissão. Fatos esses que ela percebeu estarem ligados a um único fator: sua pesquisa sobre sonhos lúcidos.
"Há um universo mais amplo em nossos sonhos que a soma das galáxias conhecidas." pág 12

 O Sonho de Eva é um suspense de tirar o fôlego e te prende desde o princípio até finalmente solucionarmos o mistério. E eu só consegui solucionar realmente no final, as pistas foram um enigma pra mim.

 Para tentar encontrar seu filho e descobrir as reais causas da morte da irmã, ela acaba aceitando uma proposta para trabalhar na YUME - empresa onde Ana trabalhava também com pesquisas envolvendo sonhos lúcidos.
 A YUME tenta desenvolver um projeto " das mais revolucionárias interações homem-máquina desde a internet, usando os sonhos lúcidos, ou seja, queriam inserir jogos em sonhos". Mesmo sabendo dos perigos que corria aceitando essa proposta, Eva não tinha outra saída, precisava encontrar seu filho e desvendar o mistério que rondava a morte da irmã.

 A diagramação do livro é simples, com páginas amarelas e fonte agradável a leitura, eu não achei a capa tão atraente, mas isso logicamente não interfere em nada.
 Eu favoritei esse livro no skoob, e dei 5 estrelinhas,  todas as minhas expectativas sobre O Sonho de Eva foram superadas. O livro é cheio de mistérios e suspense, com uma leve pitada de romance, algo bem sutil.

 É uma leitura que com toda certeza eu recomendo, e mais uma vez a literatura nacional me conquistou e mostra que pode sim competir com a internacional.

video


11 comentários

  1. Confesso que esse livro nunca me chamou atenção, a capa é bonitinha, mas nem tanto e a sinopse bem, nunca vi nada demais, mas acho que devo dar uma chance ao livro :) hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, né, Paty? Esse livro também superou todas as minhas expectativas, com certeza. Já desconfiava que ia gostar, mas eu amei de verdade. Entrou para a minha listinha de melhores do ano. Estou louca pra ler mais alguma coisa do Chico! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo por que ainda não o li,
    acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
    só falta o mais importante que é começar a ler.
    Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também não achei a capa tão interessante mas o livro é muitooo bom, eu li e resenhei faz um tempinho. Parabéns pela resenha, bom final de semana.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. é um livro ótimo mesmo Paty,e concordo com vc em relação a capa hahaa
    Essa pitada de suspense, mistério e aquela adrenalina no final me fizeram amar o livro e tbm dar 5 estrelas para ele.
    O melhor de tdo é q é nacional, um livro excelente com certeza!
    bjs
    Daiane
    http://www.nouniversodaliteratura.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Eu também fico com o pé atrás quando tem muito marketing em cima de um livro, porque aí as expectativas ficam altas e é fácil me decepcionar.
    Que bom que esse livro superou as expectativas!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Sonho de Eva é um livro, que tenho muita vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade. Ótima resenha!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty!
    Tenho curiosidade em ler esse livro, a sinopse me interessou e saber que a pesquisa do autor foi bem feita me anima ainda mais :d
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  9. Esse livro chegou semana passada pra mim, li a sinopse e achei um livro com um tema diferente de qualquer um que eu já li, quero muito ler!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que demais a sua resenha Paty!!
    Eu tenho esse livro e ainda não li, mas depois de ler a sua resenha, com certeza vou ler :)
    Vou tirar ele lá do armário agora mesmo.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Depois do bate papo com o Chico na Bienal que me abriu os olhos pra complexidade e profundidade do livro, li ele desesperadamente e não me arrependi.
    Uma leitura fascinante.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥