26 abril, 2013

Resenha A Culpa é das Estrelas




Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Compre aqui: Saraiva FNAC

___________________________________


Lindo, comovente, surpreendente, inexplicável...essas são algumas palavras pra tentar explicar esse livro.
Hazel Grace sofre de câncer terminal  e tem um problema no pulmão que a obriga andar com um tubo de oxigênio, enfim, ela sabe que não tem saída, tudo que tem sido feito é uma forma apenas de prolongar seus dias de vida.
Augustus está passando por uma fase mais tranquila e calma depois de amputar a perna devido a doença. 
Eles se conhecem num grupo de apoio aos doentes de câncer  e começam uma amizade muito fofa. Hazel encontra-se completamente deprimida, evitando contato e novos amigos. Augustus é o oposto, apesar da doença, é alegre, zoa da vida, zomba da situação, procura enfrentar o problema tornando-o mais leve.

Hazel tem um livro que é o seu preferido(Uma Aflição Imperial), que já leu inúmeras vezes, mas não se conforma com desfecho sem fim que o autor deu. 
O desenvolvimento de A Culpa é das Estrelas se dá em cima não só do câncer, mas também da busca incansável e incessante de Hazel por saber do próprio autor o destino dos personagens do livro.
A história trata de um assunto denso, mas o autor consegue tornar a leitura leve, com personagens cativantes e várias passagens com uma boa dose de humor.
" Eu fiquei pensando no verbo lidar, e em todas as coisas não lidáveis com que se tem que lidar." pág 60
 Não posso deixar de lembrar Isaac,  outro personagem também super fofo e que me conquistou pela força, o câncer dele era nos olhos.
"-Mas eu acredito no amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo possa continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal, mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida." pág 74
 É possível fazer essa leitura em um dia apenas, como eu fiz, mas na hora de resenhar encontrei uma certa dificuldade, porque é um livro com uma história muito simples, muito direta, mas que desperta uma variedade de sentimentos e reações.
Eu amei a irônica Hazel, amei o gentil Augustus, amei a química fantástica, linda, pura e sincera entre os dois, é muito fácil se envolver e se encantar com eles.
A leitura com certeza é pura emoção, mas confesso que me peguei rindo mais do chorando, são várias 'tiradas' irônicas entre os adolescentes que é impossível não rir e se deixar levar pela forma que encontraram de enfrentar as dificuldades da situação que vivem.
Eu estou encantada com o livro, com a história, com o autor JOHN GREEN. É uma história que vai fazer você enxergar a vida de uma forma diferente, com os outros olhos, talvez até com menos exigências. 

Eu recomendo essa leitura, dei 5 estrelinhas e favoritei no skoob.



"Mas esta não é uma história de câncer, porque livros assim são um horror." pág 50

Um pouco mais sobre a história: Amsterdã é para onde Hazel e Augustus viajam em busca do tal autor de Uma Aflição Imperial.






31 comentários

  1. Eu sinceramente achei um livro fraco, forçando o emocional, deixou alguns buracos e alguns detalhes pequenos, mas que para mim fez diferença, eu sou chata quanto a descrições e achei que a parte em Amsterdã foi corrida demais, deixado informações para trás, realmente foi um livro que não me ganhou, mas vale a leitura sim, porque nenhum livro é dispensável, todos valem, nenhum é tempo perdido e eu não me arrependi de ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty querida, tudo bem?

    Nossa, esse livro é lindo. Com certeza o mais bonito que eu li esse ano. Como vc disse é muito comovente a história e é incrível como, lendo a sinopse ou sabendo só superficialmente do que se trata, vc imagina que é um livro bem triste e eu não senti isso. É realmente uma leitura bem leve! Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é simplesmente perfeito!
    Adorei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Paty faz quase dois meses que eu estou numa corda bamba se eu leio ou não leio.Já vi varias resenhas dizendo que o livro e maravilhoso ,e deve ser mesmo por que algo vindo do mesmo escritor de "A menina que roubava livros",só pudesse esperar algo perto do expirador ,no minimo um livro que leve quatro estrelinhas. Mas o problema não e esse ,digamos que tratasse de um drama ( a garota está com câncer) ,e eu sei que no final eu vou chorar por isso essa minha angustia toda com relação a começar a ler o livro kkkkk Sou louca eu sei .
    beijinhos .

    http://maniareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor.
      A Menina que Roubava Livros é de Markus Zusak, e esse livro é do John Green, mas enfim ambos são excelentes, e como eu falei acima não chorei tanto assim, procurei fazer a leitura acompanhando o mesmo senso de humor dos personagens rsrsrs.

      Beijos

      Excluir
  5. Parece ser bem interessante esse livro. Adorei o blog. Estou seguindo, da uma olhadinha no meu blog e se gostar segue..
    Bjus!

    http://minhasreallidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece uma história linda... mas também triste... Eu espero ter um chance de lê-lo e quando isso acontecer, espero não chorar muito! rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Olá Paty!

    Tem um meme para você lá no L&V!
    http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/04/meme-incentivo-leitura.html

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, obrigada por mais um meme, vou lá conferir.

      Beijos.

      Excluir
  8. Comprei esse livro depois de ter lido várias resenhas bacanas. Jurei pra mim mesma que pensaria duas vezes antes de ler livros com pessoas com doenças terminais. Eu sou uma total manteiga derretida e chorei horrores dentro do ônibus indo pro trabalho com um acontecimento do livro.
    É uma história melancólica, por essa tipo de vida é melancólico, mas isso nem me incomodou, meu sobrenome é melancolia. Mas uma melancolia em que não se pode mudar, é sentir-se estar de mãos atadas dentro do mar. Odeio!!!!
    Se gostei do livro? Demais!!!! Só que me deixou abalada demais.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    A história é realmente muito bonita, e bem triste também, não me lembro de ter ficado com o coração tão apertado o quanto fiquei quando terminei de ler A culpa é das estrelas.
    O final do livro me pegou de surpresa *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Paty, gostei da sua resenha e de saber que vc mais riu do que chorou. Isso me animou um pouco, pois eu li muita resenha do livro e sempre afirmam que é de chorar...

    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que bom que vc tbm gostou desse livro, porque eu Amei :)

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, porque ta sendo o comentário de todos os blogs, e ainda depois de ler alguns pontos da sinopse, porque eu não curto ler, e ve spoiler ): prefiro descobrir por mim mesma!!! Mas eu quero muito ler, de verdade!!

    http://rainhadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty
    Esse livro deve ser muito emocionante mesmo, sempre leio resenhas positivas sobre ele e quero muito ler! Parabéns pela sua resenha, ficou ótima!!

    ps: tem resenha nova lá no Escuta Essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/04/resenha-filhos-do-fim-do-mundo-de-fabio.html#comment-form

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  14. Oie ;)

    Nossa esse livro é lindo né.
    Os personagens, a narrativa do autor tudo é incrível.
    Adorei as fotos da cidade de Amsterdã é linda.
    Adorei o blog, já estou seguindo, e convido você para seguir o meu blog também.
    Beijos :)

    http://pensamentoliterario5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga! Todos amam este livro, mas ainda não tive oportunidade de ler, porém terminei um outro do autor e fiquei apaixonada pela sua escrita, agora quero ler todos. Estou mesmo precisando de algo para emocionar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Também amei o livro. Issac é um personagem hilário, a melhor parte com ele no livro foi a dos ovos kkk'
    Acabei de comprar O Teorema Katherine do mesmo autor e estou muito ansiosa para conhecer essa outra história que deve ser tão fascinante quanto A Culpa é das Estrelas.
    Adorei a resenha!!!

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Me sinto totalmente mal por adiar tanto a leitura desse livro. É sério, eu comprei no ano passado mas até agora não consegui parar para lê-lo. Totalmente culpada, eu admito!
    Preciso ler o mais rápido possível.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty,
    Ainda não li esse livro, mas só leio comentários positivos sobre ele.
    Espero lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Patty, vim retribuir a visita!
    eu amo A Culpa e das Estrelas.
    Fiz uma resenha sobre ele tbm *--*
    Achei fofo demais! Parabéns pela resenha lindona! Amei seu blog!
    Bjs

    cucareiro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Eu acho a premissa desse livro linda, porém muito triste... não é o tipo de livro que estou no momento pra ler... ultimamente estou procurando leituras mais leves...
    Beijos
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,
    Esse é aquele livro que estou deixando cada dia mais pra frente diante das resenhas que leio, talvez esteja criando expectativas muito altas, mas cada resenho que leio a vontade de ler aumenta mas o receio também.
    Enfim gostei muito da sua resenha, claro que vou ler esse livro, mas daqui um tempo.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Aiii eu amo muitooo ACeDE Paty. Ótima resenha!
    *---*
    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Acho esse livro maravilhoso e chorei muito com ele. Que bom que você gostou, Paty, eu desejo que todos os leitores do mundo possam gostar desse livro tanto quanto eu hehehehehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Cara amiga Paty, obrigado por seguir meu blog, também estou te seguindo... E vou logo te avisar uma coisa, não canse e mim, pois estarei sempre por aqui, Parceria é parceria!

    Sobre " A culpa é das estrelas" Estou mega louco pra ler esse livro, quando eu ganhar um din din vou compra-lo.

    http://likelivros.blogspot.com.br/
    Quem me seguir no blog, favor, avise que eu confiro e sigo de volta, e ainda comento nas postagens. Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty!
    Esse não é meu estilo de leitura, procuro fugir de dramas (só não fujo do Sparks), mas me surpreendi por você nos contar que deu mais risadas do que chorou, quem sabe eu leia um dia. Às vezes os livros mais simples são os mais difíceis para resenhar, não é mesmo?
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  26. Ah esse livro é lindo!!
    Amei a sua resenha, e já li esse livro.
    BJokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu comprei esse livro essa semana e assim que terminar o que estou lendo vou começá-lo. Sua resenha me deixou ainda mais empolgada.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Um dos livros mais lindos que li no ano passado.
    Bj, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Paty, sei que essa resenha já é "antiga" mas quis dar uma conferida no que você achou do livro... li há algumas semanas atrás e fiquei emocionada!!! Como você disse... um livro simples, mas que transborda emoção! Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥