30 abril, 2013

Resenha O Temor do Sábio



Sinopse: Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.


________________________________________________
 Fiquei quase um mês na companhia de Kvothe em O Temor do Sábio, uma narrativa com a dose certa de tensão, drama, humor e uma pitada sutil de romance. Trata-se de um livro de 960 páginas ( bem grande) de uma narrativa épica, deu até preguiça ao ver o tamanho do livro, mas depois que comecei a leitura, foi impossível não apreciá-la, e criar um vínculo com o protagonista.

Esse é o segundo livro das Crônicas do Matador do Rei, a resenha do primeiro livro está AQUI, portanto não trarei detalhes nem sploilers do primeiro volume.

Kvothe continua com uma vida muito complicada, passa por diversas situações difíceis para se manter na universidade,  sua conduta está sempre sendo questionada, sua permanência parece estar sempre em risco, tudo gira contra ele, que está sempre metido em encrencas, muitas vezes sem procurar por elas, outras devido as suas atitudes tendenciosas.
"A cautela é sempre o instrumento da sabedoria."pág400
Finalmente Kote pode ter acesso ao Arquivo, sem ter que entrar como um ladrão pelos túneis subterrâneos, aumentando sua chance de procurar e descobrir a verdade sobre o Chandriano, uma busca solitária por conhecer mais sobre aquele que matou toda sua trupe e seus pais.
"Assim, prossegui em minha busca infrutífera. Não importava no que acreditasse o resto do mundo. Eu sabia a verdade e nunca fui de desistir facilmente." pág 134
"São as perguntas que não sabemos responder que mais nos ensinam."pág 545
A paixão de nosso protagonista pela música é de onde ele tira forças e recarrega as energias pra continuar, é uma forma de manter um laço com sua vida na estrada, com a trupe e com os pais. E é da música que ele consegue dinheiro pra suas despesas, e para as elevadas taxas da universidade. Dinheiro sempre foi um problemas para Kote, sempre passou muita necessidade, contando cada moedinha que tinha, mas nunca, em momento algum se vê mesquinharia nele, o pouco a mais que as vezes restava era para diversão com os amigos Wil e Simmon.
 Wil e Simmon são personagens também muito bem caracterizados, e acompanham Kote desde sua entrada para universidade, são amigos de todas as horas, sempre presente e importantes para manter  sua vida em segurança.
Não posso deixar de falar de Denna, que continua aparecendo casualmente na vida de Kote , eles nutrem uma espécie de amor platônico digamos assim. Ela continua sendo uma incógnita pra mim.
Mas no decorrer da narrativa a vida de Kote dá uma reviravolta: diante de uma situação conturbada que havia passado ele deixa a universidade e vai para Severen, e lá ele vive novas aventuras, com sua sagacidade faz descobertas e cai nas graças do maer Alveron e nosso protagonista passa a poder respirar um pouco mais tranquilo. 

Porque eu sinto o Kvothe tão perto e sinto tanta falta quando a leitura acaba?
Nós acompanhamos o crescimento dele em todos os sentidos, acompanhamos suas derrotas e vitórias, seus amores e descobertas,  alegrias e tristezas e desilusões, num mundo quase palpável criado por Patrick Rothfuss.


Esse segundo livro termina deixando muitas questões em aberto: ainda não encontramos o Chandriano, ainda não desvendamos o segredo de Denna e ainda não descobrimos o mistério de Bast(sim, mais uma vez o autor deu um desfecho com esse personagem de deixar qualquer leitor de cabelo em pé de tamanha curiosidade). Nesse livro Kvothe está com 16/17 anos, acredito que o próximo livro terá ainda mais histórias e muito mais aventura até chegarmos ao ponto em que está a vida dele na Pousada Marco do Percurso.

Portanto se você curte uma bela aventura numa narrativa que não perde o ritmo esse é o livro perfeito.
"-Sou o melhor músico que você jamais conhecerá ou verá de longe. E sou Edena Ruh até os ossos. Isso quer dizer que o meu sangue é vermelho. Quer dizer que respiro ar puro e vou aonde meus pés me levam. Não me encolho diante de títulos nem adulo servilmente como um cão. Isso parece orgulho a quem passou a vida inteira cultivando uma espinha dorsal flexível." pág 208

Conseguiram captar a personalidade do Kvothe? Pois é isso, e muito mais. Virei fã de carteirinha dele.




28 comentários

  1. já vi esse livrp mas não o li.
    http://www.camilacardozo.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaaa!!! 960 páginas é muita coisa! RSRSR Mas quando o livro é bom vale à pena RSRSR ótima resenha s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!
    Apesar de já ter lido várias resenhas positivas como a sua, não tenho muita vontade de ler esse livro... A história não me atrai :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei os quotes!
    Simplesmente perfeitos!

    Convido você a participar da promoção que vai dar o livro Simplesmente Ana autografado.
    Não perca!
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Paty o livro parece ser ótimo e pelo visto os personagens muito bem construídos, percebi claramente o quanto Kvothe te impressionou. Nossa amiga deu vontade de tirar da estante e começar a ler agora, sua resenha está contagiante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!!! :3

    Confesso que não ia ler a resenha por que quero logo começar a ler o primeiro volume... mas a curiosidade falou mais alto!

    Essa estória é simplesmente fantástica! Aos que me falam o livro realmente é muito bom e não vejo a hora de começar essa saga! :)

    O número de páginas assusta um pouco... mas pra quem ler G.R.R. Martin nada é grande o suficiente! hahaha

    Um Beijo :)
    Lucas Farias
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Livãããããão né?!
    Ainda não li por ter medo do tamanho dele, rsrs.
    Mas percebi que você gostou muito. Cheio de aventuras... para que eu to quase mudando de ideia.
    Adorei a resenha!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que blog liiiiindo, Paty! Estou seguindo :)
    Não li sua resenha pq ainda não li o primeiro livro, mas essa é uma das séries que eu mais quero!
    Fora a história, que parece ser bem legal, as capas são lindas, né?!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  9. Caracas, depois dessa sua resenha super bem organizada e perfeitinha, deu uma vontade de conheçer a história de Kvothe! Vou comprar o nome do vento, e depois O temor do sábio! Mas - caramba - 960 páginas, enfim, não é o tamanho do livro que importa, O que importa é o seu conteúdo! Bjs e Abçs

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com
    GabryelFellipe

    ResponderExcluir
  10. Oi flor,
    Amei a resenha e já está na lista para os próximos a serem lidos.
    Espero gostar dele tbm. =D

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li o primeiro livro, por isso não li a resenha. Mas quero muito ler essa série, todos falam bem!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu havia ficado com vontade de ler essa série quando foi lançada, mas li várias resenhas negativas que acabei deixando pra lá.
    Mas adorei a sua resenha. Bem apaixonada. Quem sabe ainda não dou uma chance para a série. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, Paty!! =)
    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa para ler este livro, eu não conhecia a saga. Imagino o tamanho dele, tenho um livro com 800 e poucas páginas e este deve ser enorme e pesado. haha Tô empacada também no começo, mas acho que vou desenrolar no meio do livro.

    Amei sua resenha!
    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty!
    Esse Kvothe deve ser um personagem incrível!!! Que bom que a companhia é agradável, porque 960 páginas não é mole não. É uma aventura e tanto pra quem curte o estilo ;)
    Adorei a resenha, beijinhos!
    Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. Olá Paty (: Estou realmente precisando ler um livro de aventuras, quero sair um pouco dos romances, adorei a resenha!


    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sempre tive curiosidade de ler esse livro.
    A capa me chama muito a atenção e já li muitas resenhas positivas sobre o livro.
    Gosto de livros de aventura, sempre é bom pra mudar de gênero rs.
    Seguindo o blog, brigada pela visita.
    Resenha #83 - Não Sou Este Tipo de Garota.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oii Paty.. Retribuindo sua visita ao meu blog, amei o 'Leituras da Paty' e já estou seguindo.. ^^

    Nossa.. Não conhecia essa série de livros, adorei sua resenha e fiquei curiosa pra ler. Mesmo sendo enorme, quando a história nós envolve parece que não tem quase nada néh?! Rs'

    Beijãoo'
    meumundo-aqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente estou correndo de livros grandes, li dois recentemente e tenho outro na fila, no entanto esse me chamou bem atenção, acho que devido ao fato da sua ótima resenha, vou colocar ele na fila, para mais para frente quando eu estiver descansada de longas leituras!

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty, tudo bem?

    a música é super capaz de fazer com que a gente recarregue as energias, simpatizei com ele! huahuahuahua Não conhecia essa série e gostei bastante. Ela é infanto juvenil?

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está mais jovem adulto Kel.
      Pode ter certeza que você vai se encantar pelo Kote.

      Beijos

      Excluir
  21. Ainda não conhecia o livro, acho que por ser o tipo que não costumo ler, ainda não o conhcia. Mas a resenha está ótima, amo os quotes; =D

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Adorei conhecer o seu blog! Estou seguindo-o, viu!?
    Obrigada também pela visita! ;)

    Ahhh, não estou muito na vibe de leitura com essa temática, mas eu tenho um amigo que é simplesmente fascinado pela série. Após ler a sua resenha, é impossível não querer conferir e/ou se sentir instigada. Você escreve muito bem e com veravidade... adorei demais!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. A vida dele fica mais fácil nesse livro, mas a narrativa ficou mais difícil, teve algumas partes que eu me perdi. Mas vou continuar lendo pois eu amei essa trilogia. Parece que vai ser lançado o outro só no ano que vem.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Preciso ler este livrooooooooooooooooo \o/

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bom?
    Seguindo seu blog !!
    Olha esse post: http://princesamodernaa.blogspot.com.br/2013/05/nova-parceria-trecos-legais.html
    Nova parceria do blog e ofertas de 45% na loja inteira, se puder comenta nele !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Eu não me assuto com o número de páginas quando o livro é bom e parece que é o caso. nâo li nem o primeiro ainda, mas teu entusiasmo já contagiou rs

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥