15 junho, 2013

Resenha Divergente


 Divergente é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Veronica Roth, uma distopia muito comparada a Jogos Vorazes...como eu não li Jogos Vorazes não posso opinar sobre isso.


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Compre:  Submarino  Saraiva  FNAC


_____________________________




Divergente é um livro que eu espero há um bom tempo pra ler, desde o principio eu gostei da premissa, gostei da proposta distópica da autora, fui cheia de expectativas sim, e não me arrependi, não me frustrei.
  Em Divergente temos um mundo distópico  dividido por facções. Essas facções foram formadas conforme acreditava-se que determinada qualidade foi responsável pela desorganização do mundo. E cada uma  oferece sua contribuição para manter a ordem. São elas: 

  • Abnegação - escondem a beleza, valorizam o altruísmo;
  • Franqueza - valorizam a sinceridade;
  • Audácia - valorizam a coragem;
  • Amizade - prezam a cordialidade;
  • Erudição - vivem em busca constante do conhecimento.

  Ao completar 16 anos todo jovem passa por um teste de aptidão pra ver se continua na facção da própria  família ou se encaixam melhor em outra. Esses jovens não são preparados para esse teste e não sabem o que os esperam.
  Beatrice que já tem idade para os tais testes está muito nervosa pelo que pode lhe acontecer, em qual das 5 facções se encaixará ou se será uma sem facção, destinada a viver nas ruas  afastada da sociedade, sem propósitos e na miséria.
   
 Beatrice nasceu na Abnegação, foi criada e acostumada conforme os costumes , mas ela não sente pertencer totalmente a sua facção.
  Os testes de Beatrice são inconclusos pelas suas atitudes, eliminando apenas 2 facções: Amizade e Sinceridade. E se encaixando igualmente em Destemor, Abnegação e Erudição, pessoas com esse resultado são chamados Divergentes, e ela deve pensar e escolher onde quer ficar, sempre tendo em mente que se escolher uma facção contrária a da família,a Abnegação , terá que abandoná-los para sempre, mas Beatrice não sabe se realmente consegue ser totalmente altruísta.

 Os Divergentes são considerados perigosos, portanto ela deve manter o resultado do seu teste em segredo , o governo não aceita os Divergentes....mas por que será ??



 Cada facção tem sua característica e seu modo de vestir, a cor das roupas diferem as facções, é assim que eles se identificam em locais públicos.
 Após uma escolha que choca seus pais e amigos, Beatrice começa então sua iniciação,  que é como se fosse uma escola,  pra saber se ela realmente pode pertencer a facção escolhida. Faz parte dessa iniciação também a troca de nome, e Beatrice passa a ser Tris. Todos os abnegados são chamados de careta e na nova facção  ela  está sempre ouvindo piadinhas. 
Na iniciação Tris descobre que se não se encaixar em em sua nova facção se tornará uma sem-facção, algo que ela sempre temeu. Descobriu também que nem todos os que passam pela Iniciação permanecerão  ali, de todos apenas os 10 melhores serão aceito.

 Christina que vem da facção Franqueza logo se aproxima de Tris, e as duas tornam-se amigas, e junta-se a elas também All e Will. Mas  quem serão seus verdadeiros amigos nessa luta por um lugar na facção?

 É tenso os momentos que passamos com os personagens durante os testes que vão desde lutas corporais a torturas psicológicas. E é durante essa fase de teste que Tris descobre que o governo tem planos que pode mudar drasticamente Chicago, e acabar com os Abnegados, e consequentemente seus pais.
 Apesar de uma boa parte do livro se passar com o teste da iniciação, eu não achei chato ou cansativo e nem repetitivo, porque tem muita ação, muita coisa acontece durante esses testes.
 O cenário é um mundo distópico  que já conhecemos de outras distopias: destruição e escassez de alimentos naturais.

 Não posso deixar de citar Quatro, o tutor de Destemor, que é bem exigente com os iniciados, mas no decorrer da narrativa ele nos surpreende, e aos poucos o verdadeiro Quatro vai  sendo revelado.

 A história tem um romance bem sutil, leve, porém rápido demais, pouco convincente  mas ajuda a dar uma relaxada dos momentos de tensão que passamos.
 Os personagens são bem caracterizados, bem construídos, e todos me conquistaram e me convenceram. Tris é persistente, determinada, corajosa. Quatro é centrado. Érick é impetuoso. E por aí vai, eu facilmente me senti  envolvida com os personagens,  inclusive os personagens secundários tem suas características  consolidadas.

 Divergente foi mais um livros que dei 5 estrelinhas e favoritei no skoob, foi uma leitura super rápida de fazer, me vi presa na trama, envolvida com a narrativa e com os personagens, torcendo pra uns, e pasma com a atitude de outros. Me senti tensa, angustiada,empolgada.

A história foi muito bem desenvolvida e amarrada, o final já nos deixa um gancho para o próximo livro, mas é bem satisfatório, não é nada daquilo de terminar de repente e deixar a gente de cabelo em pé.

E aí, em qual facção você se encaixa? Não sabe ainda? Faça o teste de aptidão AQUI.

Book Trailer

44 comentários

  1. Olá Patricia,

    Já li boas resenhas e criticas desse livro e apesar de não gostar da capa já começo a ter vontade de lê-lo...parabéns pela sua resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Costumo ter uma visão totalmente utópica do mundo, do amor e quase toda coisa quando paro pra analisar. Talvez, seja esse meu maior problema ao ler livros distópicos, sabe, ter a 'fantasia' destruída pela 'fantasia' simplesmente não consegue se encaixar na minha cabeça. No momento, pelo menos. Já tentei ler Estilhaça-me, Starters, mas não consegui prosseguir com a leitura. O único mesmo foi Jogos Vorazes e eu até que gostei. Pode ser a hora de ler um novo livro assim. Amei a resenha, parabéns! Abraços, Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, quando me deparei já estava fazendo o teste que loucura!

    Esse livro, aliás, essa série, está sendo bem desejada pela galera, mas só vou comprar quando a submarino fizer o velho kit dos dois, ou quem sabe, quando for da trilogia.

    Beijos, amoreco!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty..
    Gostei, eu leria com certeza.
    JOgos Vorazes nem cheguei a ler ainda.. pretendia ler antes, mas este é legal..

    Vim te dizer que tem selinho/tag para você no meu blog. Sinta-se a vontade para aceitar ou não.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha que eu to numa fase de distopia hehe
    adorei a sua descrição! fiquei querendo ler, me lembrou um pouco Destino e Jogos Vorazes.

    beijos
    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!!
    Eu estou louca para ler Divergente, e se for realmente parecido com Jogos Vorazes provavelmente será muito bom!
    Gostei muito da tua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler Divergente!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá, aqui é a antiga "Garotas Puro Luxo", o blog passou por uma mudança total e agora é "Blog da Taíssa". Vem conferir!

    Beijão,

    Taíssa.
    http://blogdataissaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bacana! Adorei a resenha, parabéns!
    Também não li Jogos Vorazes, apesar de já ter ouvido falar muito. Divergente parece bastante atrativo! :)

    Beijos!
    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai meudeusss, sou a única que ainda não li.. amo distopias e não sei porque fico adiando essa leitura. Fiquei ainda mais apaixonada depois de ler a sua resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. oi Paty, faz um tempo que estou curiosa com essa série, mas estou evitando começar séries no momento, rs,
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Patrícia!
    Parabéns pela resenha! Nunca li uma deste livro, apesar de ouvir falar MUITO dele. Não li Jogos Vorazes ainda também, e realmente não sei se o lerei. Me interessei muito por este livro pertencente à uma trilogia!
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro de Jogos Vorazes
    Mas tenho muita vontade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Paty, sempre achei um pouco confusa a historia deste livro, pelo meno pelas resenhas nunca entendi esse lance de facções...
    Maaas, ainda assim sempre tive um vontade enorme de ler este livro, com ctz estará na minha próxima lista de compra :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty! Eu gostei do livro, mas não tanto quanto esperava, comparando com outras distopias, eu achei que nesse critério faltou algo. Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty tudo bem?
    Nossa muito legal,mas bem confuso também...acho que só lendo para compreender.
    Sua resenha ficou ótima e é a resenha que melhor tenteou explicar rsrsrs.
    Fiz o teste e saiu Amizade:Os pacíficos,acho que deu direitinho comigo kkkk
    Muito bom.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    bjus
    Tamires C.
    http://www.de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty
    Parabéns pela resenha, o livro parece ser bem legal!
    Eu li o livro jogos vorazes e vi o filme e realmente a história é bem parecida, pelo menos pelo que eu li na sua resenha.
    Fiquei curiosa e vou colocar esse livro na minha lista ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. O livro é perfeito! Sou um fã incondicional de Divergente e acho que é a minha série favorita! Por causa da Tris eu tatuei três pássaros na clavícula também haha
    Sou super fã de distopias e independente das comparações com Jogos Vorazes, eu amo as duas séries. É claro que livros desse gênero sempre serão comparados, mas não me importo, amo todos haha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li porque quero comprar Insurgente para poder ler um logo após o outro. Tantas resenhas falando bem que estou com medo de me decepcionar... Parabéns pela sua resenha.

    Beijos!
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Patrícia, eu AMO Divergente hahah
    Realmente, quando você cria expectativas pra esse livro não se decepciona. Adoro a narrativa da autora e como ela nos faz sentir na pele da Tris. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Hum...ainda não li nada dessa trilogia e nem de Jogos vorazes, mas quero muito. Amooo distopia. Falam muito bem desse livro e você não foi o contrário.
    Beijos!
    Bom começo de semana.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  21. OI Paty, ainda não li este livro, mas já esta na minha lista para leituras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Oi Paty!
    Também não li Jogos Vorazes, mas gostei do filme. Essa história parece ser cheia de conflitos, a escolha irreversível de facção deve ser perturbadora. Mas esse é o tipo de história que prefiro ver no cinema do que ler em livro. Divergente eu?
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    menina adorei sua resenha. Li o livro recentemente e sua resenha ficou ótima!!!
    Tb dei 5 estrelinhas para ele e quero ler o próximo logo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi...
    Adorei sua resenha, quero ler ele, tenho em ebook, mais mina prima comprou então vou pegar dela e espero gostar tbm

    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  25. Estou super atrasada nessa série!
    Espero ler logo!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Oii Paty
    Tenho esse livro aqui em casa, e estou super curiosa para lê-lo..mas estou com medo de terminá-lo, amar a história e morrer pela continuação..rsrs..por isso estou enrolando *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Não quero começar a ler essa série ainda, o último livro só lança dia 22 de Outubro e nos EUA, aqui, só Deus sabe quando. Cansei de ficar esperando um tempão pelas sequências e quando lançam, tenho que reler desde o 1º livro porque a história já está toda embaralha na cabeça rsrs.

    Mas anyway... falam tão bem desse livro que não sei se vou aguentar esperar até Outubro/Novembro/Dezembro.. ^-^

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu quero muito ler!

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  29. Eu não sou fã de distopias, por isso não me deu vontade de começar essa série.
    Sabe como é, se tem algo que você não curte, dificilmente você cai de cabeça!! rs
    Mas pelo que parece ela está agradando muita gente por aí!!

    Beijos

    Ana
    Eu Leitora

    ResponderExcluir
  30. Paty, se você gostou desse livro, vai amar Insurgente e ainda mais Jogos Vorazes, creio eu. Não adie essas leituras, se possível!

    ResponderExcluir
  31. Já tinha visto este livro em vários blogues mas nunca tinha me interessado em ler. Desta vez li e achei interessante... pode ser divertido ler a série, que, felizmente é curta. Gostei muito da sua resenha :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  32. Olá, já vi várias resenhas e todos delas eu gosto, eu adoro esses livros futurísticos, já li vários e vou colocar esse na listinha de desejados no skoob rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não sei porque, mas não consigo gostar de distopias e coisas do gênero, hehe, sou mais dos romances, hiuahiua.

    Beijoks, Vanessa - Blog do Balaio
    https://www.facebook.com/DuBalaioStore

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty, finalmente estou lendo uma resenha de Divergente, que no início, quando todos começaram a falar nele, pensei seriamente em se tratar de algo ligado à JV, mas agora sei que é uma história independente.
    Gostei dos pontos que vc ressaltou, mas como já conheço JV, acho que a compararão com ele seria inevitável.
    Mas ainda sim fiquei curiosa com a história.
    Gostei do seu texto flor. Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty,
    Me interessei muito por esse livro. Quero ler logo!!!!!!
    Adoro distopias e tenho certeza que vou gostar.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Paty, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro da série, mas tenho muita vontade por conta dos elogios.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  37. Acho que me encaixo na erudição..
    Adorei a resenha flor,
    tenho que ler esse livro urgente tenho ele em e-book
    não gosto muito mas vou ler assim mesmo rsrs

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Opa louca pra ler esse livro, vou fazer o teste hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  39. Meu noivo leu Jogos Vorazes e gostou, não sei dizer porque não li.
    Agora esse livro também não conhecia, mas gostei da sua resenha, fiquei interessada em ler o livro (:

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  40. Oi Paty!
    Não sei se realmente quero ler esse livro. :x
    Já li JV e detestei. As comparações que alguns leitores fazem não me animam por isso.
    Percebi que você curtiu a leitura e isso é bom, até porque você não leu JV. Espero ler em breve ainda assim e acima de tudo, gostar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  41. Não é uma distopia que me chame muita atenção, infelizmente :/

    David - Leitor COmpulsivo

    ResponderExcluir
  42. Olá, Paty!
    Wow. Eu realmente preciso começar esse comentário assim. Eu já vi muitas resenhas na minha vida - curta embora sábia (mentira!) - e nunca vi uma resenha tão esclarecedora. Sério. Embora eu esteja apenas iniciando na blogsfera como resenhista, você, nossa, me deixou sem palavras.
    Eu amo Jogos Vorazes. Logo, amo distopias. Mas eu não estava muito interessada em Divergente. Estou em um momento Melina: leituras fofinhas, àgua com açúcar, romancezinhos, inhos inhos inhos. É. Mas você fez com que meu instinto por gostar de coisas novas e diferentes ressurgisse. Pois é. Você é um anjo. Me passe um pouco do seu dom, por Deus! Haha.

    Eu estou te seguindo pelo GFC, se você puder - e quiser - me seguir, eu ficaria muito feliz, já que meu blog é... digamos, algo novinho em folha.

    Beijinhos!

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Todos que leem esse livro falam muito bem, então preciso ler!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oiie adorei a resenha, quero muito ler este livro.
    estou seguindo o seu blog !
    Poderia seguir o meu por farvor??
    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥