27 setembro, 2013

Resenha Legend




 Olá leitores.
 Esse é mais um livro cedido pela editora Prumo.


Sinopse - Legend - Livro 01 

A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Editora: Prumo
Autor: Marie Lu
Páginas: 256
Comprar: AQUI

Sobre a História e Minha Opinião

  Legend é o primeiro livro de uma trilogia distópica:
  1. Legend
  2. Prodigy
  3. Champion
 Os Estados Unidos está dividido em República e Colônia, e vivem em uma guerra constante entre si, e ainda temos os patriotas que lutam para acabar com a República.
 Nossa história se passa na República, onde  crianças aos 10 anos fazem uma prova, na verdade várias: escrita,oral, física, e se aprovadas dependendo da pontuação podem ter acesso ao ensino médio, faculdade e um trabalho no governo. Mas aqueles que são reprovados, na sua maioria pobre e favelado, não tem um bom destino, eles são mandados para um 'campo de trabalho'....mas o que seria realmente esse campo de trabalho?

 Day, nosso protagonista, foi reprovado, e tornou-se um fugitivo, passando a ser procurado pela República como o criminoso "mais perigoso do país", o garoto-causador-de-problemas-da-República. 
 A República acredita que ao prendê-lo a guerra será vencida.
 Day é um garoto muito astuto, habilidoso e inteligente, aprendeu a se virar e a sobreviver nas ruas de uma nação miserável, lutando cada dia pra se manter vivo, a salvo e ainda cuidando da família ocultamente, já que existe a maldita 'praga' que ronda a área mais pobre.
"...cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro." pág 253

 June é considerada "a pequena menina prodígio favorita da República",está numa faculdade para alunos com mais de dezesseis anos, e já é veterana aos 15.
 Com a morte do irmão Metias, June foi diplomada com antecedência, e passou a ser uma agente em treinamento, tendo como missão localizar Day que é acusado de matar seu irmão, e assim seus caminhos se cruzam.
 June não é uma mocinha qualquer, ela é destemida, decidida, inteligente.
 Quando o caminho dos dois se cruzam verdades começam a vir à tona, e uma reviravolta está por vir.

 Nós temos então dois protagonistas, e os capítulos são intercalados entre eles, o que nos dá uma visão ampla dos dois lados da República, assim como uma grande compreensão da individualidade de cada um.
 Day e June são pessoas distintas, de lados opostos, de vidas desiguais, realidades diferentes.

 Os personagens secundários dessa narrativa, como Tess, Thomas, John,Éden,  são bem caracterizados, bem trabalhados e despertam nossa atenção, não passam despercebidos.

A diagramação do livro é perfeita, com páginas amarelas com leve tom acinzentado nas bordas e com o símbolo da capa em alguns capítulos. As fontes e as margens são apropriadas, tornando a leitura agradável.

 Não sou expert em distopias, mas tenho lido muitas ultimamente, e essa é diferente, mostra o governo visando seus próprios interesses descaradamente, manipulando seus fantoches, e a população menos favorecida continua a ser a menos favorecida e indefesa arcando com as consequências, e isso é passado de maneira bem realista, a autora não mascara a realidade, a nossa realidade.
 Essa é uma história de muita ação, onde tudo acontece e no tempo certo, sem enrolação, estamos sempre ligado diante de tudo que vai acontecendo tentando acompanhar e não perder nenhum detalhe, é assim...eletrizante, adrenalina pura.
Esse livro foi muito bem amarrado apesar de se tratar de uma trilogia, mas a autora soube  deixar uma ponte pra atrair nossa curiosidade para o próximo livro,
que por sinal já está aqui, já li e não demora pra sair resenha.
 Leitura mais que recomendada.




A Autora
Marie Lu trabalhou durante anos como diretora de arte na indústria de vídeo games, mas atualmente se dedica em tempo integral à sua carreira como escritora. Ela se inspirou a escrever Legend enquanto assistia na TV a uma adaptação de Les Misérables e começou a se perguntar de que modo o relacionamento entre um famoso criminoso e um prodigioso detetive poderia ser apresentado em uma história mais contemporânea. Ela mora na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde passa mais tempo do que gostaria em engarrafamentos que parecem não ter fim.


Beijos e até mais!!!

37 comentários

  1. oi Paty, então esse livro não me atrai, ja li ótimas resenhas sobre ele, mas não consigo me imaginar curtindo a leitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Comprei esse livro ontem na promoção do Submarino. Tenho lido ótimas resenhas sobre ele e a sua não foi diferente. Os personagens parecem cativar, assim como a história. Eu também não sou especialista, mas tenho lido algumas distopias e gostado muito. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece que a sensação do momento são as distopias rsrs. Estou lendo Jogos Vorazes e se continuar neste pique distopia se tornará um gênero muito presente para mim.

    Bjos

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu já li algumas resenhas desse livro, mas para ser sincera nunca tive muita vontade de lê-lo. Mas a tua resenha aumentou um pouco isso, pelo menos os personagens parecem ser bem interessantes *-*

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty, tudo bem? Também tenho lido algumas distopias ultimamente e tenho curtido bastante. Por causa do título eu achava que esse livro não tinha tradução ainda, mas descobri que sim, ele tem, eu que sou meio toupeira =P. Tenho vontade de ler sim, mas acho que to numa ressaca literária de Jogos Vorazes e não ando muito com vontade de começar uma nova série.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee, sua linda =)
    não sou muito de distopia, mas lendo a tua resenha aqui, me deu uma vontade de ter esse livro comigo, creio que irei gostar muito, gostei de sabe que os capítulos são intercalados, creio que irei gostar ^^
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Olá, preciso urgentemente ler esse livro, só leio resenhas
    que me deixam curiosa pra saber, adorei a resenha
    bjs

    www.loveebookss.com.br

    ResponderExcluir
  8. Antes de ler a resenha eu não dava nada pelo livro, mas agora eu me interessei pela história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Paty, que saudades do seu blog ♥
    Se prepara que agora eu voltei a postar lá no like lilvros e vou estar sempre aqui, como antes ♥
    Beijoooooos!
    www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um bom livro, flor! Adorei sua resenha. beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty
    Ainda não li esse livro, mas parece ser bem legal e sempre vejo resenhas positivas sobre ele :)
    Sua resenha ficou ótima!! Parabéns
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Confesso que o livro me chamou a atenção.
    Lindo blog, seguindo.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  13. Paty!
    No meu tempo os livros de distopia eram apenas convencionados de ficção, hoje subdividiram e a leitura ficou ainda mais interessante.
    Não li a trilogia ainda, mas está entre meus favoritos.

    Receber sua visita no blog, tornou meu dia ainda mais feliz! Obrigada!

    Desejo um maravilhoso final de semana carregado de muita luz e muita paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " Tudo o que somos nasce com nossos pensamentos. Em nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." (Buda)
    Blogueiras Unidas 1275!

    ResponderExcluir
  14. Legend foi uma leitura muito boa, para mim também, mas ainda não consegui ler Prodigy :(

    Mal me aguento de curiosidade, preciso logo saber o que será do meu casal! kkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Eu não tinha dado muito bola para esse livro,mas agora com toda certeza vou ler ele o mais rápido possível!!

    Eu já sou fã de distopias e uma assim tão eletrizante,como você mesmo disse,não posso perder !!

    Bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha, mas devo confessar que fiquei meio assim, tive meu primeiro contado com distopias nesse mês ao ler "Na companhia das estrelas" e até agora não sei muito bem o que dizer sobre ele, não gostei muito, mas enfim, achei a capa linda e a sinopse e resenha legal, só fiquei meio assim por ser distopia, mas como você mesmo disse é diferente das demais, então acho que vou continuar com esse titulo na minha lista de desejados. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty! Eu adoro distopias, e este livro é tão bem falado, acho que vou separar um espaço na fila de leituras para ele, eu ganhei o segundo então acho que é hora de mergulhar nesta aventura. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Para ser sincera, distopia não é meu gênero literário favorito, mas tenho lido muitos comentários positivos sobre essa série, então quem sabe um dia eu acabe lendo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua resenha, embarquei recentemente nessa onda distópica e estou atrás de mais livros do gênero. Acho que essa será uma das minhas próximas leituras. Parabéns pela resenha. beijos!


    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oii!!
    Sou muito fã de distopias! Esse com certeza vou querer ler, já que se trata de um livro diferente!
    Gosto quando os autores inovam nas distopias!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei dessa distopia principalmente porque ela tem mais ação e menos frescura. Não entendo porque as pessoas não divulgam mais Legend porque Day e June são sensacionais.
    Mal posso esperar a leitura de Prodigy que já saiu.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu ADORO narrativas alternadas! É tão bom quando o autor faz isso, porque você consegue uma visão MUITO MAIS ampla do enredo.
    Estou bem ansiosa para ler Legend, de verdade. Parece ser um livro incrível!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gosto muito de distopias, nunca li essa, mas gostei da história e vou acrescentar a minha listinha de compras.

    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já tinha vontade de ler esse livro agora só aumentou :)
    Gosto muito de distopias, já vou acrescentar ele aos desejados :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  25. OI! Tudo bem?
    A capa não me chamaria atenção, acho que eu me enganei...
    Eu também não sou 100% fã de distopias, mas acho que leria esse livro, por conter ação e tudo mais.
    Eu gostei do livro ser direto, sem enrolação, pois o torna massante!

    Beijos, Carol
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá! Já vi várias resenhas positivas desse livro, mas ele não me chama a atenção! Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Hum...que show parece ser esse livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas curti logo de cara. Vamos ver se consigo tempo para ler essa trilogia, já que amo distopias.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, gosto de livros de distopias. São bem difíceis para ser escritos, mas o conteúdo é ótimo, geralmente.
    Ainda não conhecia essa trilogia.
    A autora me pareceu bem nova, também

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  29. Oie Paty
    adoro distopias, e comprei Legend no começo do ano, e ainda não tive oportunidade de ler. Gosto quando a narração é direta, e se enrolação. bjos
    www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Também não sou expert em distopias, mas essa parece ser bem boa! *-* Realismo é o que falta em muitas kkkk Vou adicionar na lista de leitura =D

    Beijo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Paty!
    Estou com esse livro para ler na minha estante. Confesso que quando comprei, foi mais pelo preço... Mas depois fui vendo alguns comentários a respeito, e me interessei bastante já. Meu único problema são as distopias. Difícil achar alguma que me prenda bastante :(

    Beijão
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Sempre vejo ótimos comentários sobre esse livro e estou com muita curiosidade para ler, já que adoro distopias. A história me chamou a atenção. Quero ler!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Paty,

    Nunca dei nada para esse livro, pois essa capa é horrível....kk..mas sua resenha me deixou curioso....parabéns....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Eu quero muito ler pelo fato de ser uma distopia mesmo eu nunca entendendo a história, eu queria muito ter comprado quando estava por 9,90 no submarino!
    Beijos e seguindo...
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu não gostei muito do livro, achei que o modo como os capitulos foram divididos prejudicou meu ritmo de leitura, pois qndo achava que algo iria acontecer logo mudava o personagem e o ritmo da narrativa. MAS mesmo assim tenho curiosidade para ver como vai continuar.

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  36. Oi,
    Nossa distopia está na moda mesmo! hahaha Estou mt curiosa para ler Legend, com certeza vai entrar para lista de desejados.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥