17 fevereiro, 2014

Resenha Alma?



Alma? foi o primeiro steampunk que eu li.

Steampunk é um universo científico ambientado no passado que usava tecnologia de época(mais precisamente no século XIX, era vitoriana) como por exemplo tecnologia mecânica a vapor que era o alicerce para o desenvolvimento, considerado o grande invento da humanidade para o período em questão, bem diferente do que temos hoje.



Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.
Editora: Valentina
Autor: Gail Carriger
Páginas: 308
Sobre a História e Minha Opinião

Finamente saindo a resenha desse livro.
Minha demora em resenhar foi pra conseguir definir o que realmente achei dessa leitura sem levar em consideração todo efeito da expectativa que tinha quando cheguei a ele, porque isso acabou gerando uma empolgação que fez com que eu esperasse algo extraordinário e totalmente diferente.
Bom desde que Alma? foi lançado eu tenho vontade de fazer essa leitura, que me atraiu primeiramente pela beleza da capa, e depois pela enorme curiosidade que eu tinha em saber qual o papel da sombrinha nessa história de vampiros, lobisomens e seres sem almas.
Graças a uma promoção abençoada consegui logo os dois livros da série, e iniciei imediatamente a leitura.

Alexia é uma preternatural, ou seja, ela não tem alma. É dona de um temperamento forte, uma personalidade peculiar, divertida e sua presença é sempre marcada pela ousadia.

Num baile da alta sociedade ela é atacada por um vampiro desavisado e desinformado, afinal todo clã que se preze reconhece uma preternatural. 
'Por puro acaso' ela acabou matando esse vampiro e quando pensava em sair de fininho foi pega em flagrante dentro de uma biblioteca com um vampiro morto, e agora, como provar que foi sem querer e em legítima defesa?

O relacionamento entre mortais e sobrenaturais é totalmente civilizado, nenhum mortal pode ser transformado ilegalmente, sem regulamentação em cartório e sem autorização....achei isso totalmente inovador....e organizado rsrsrs...essa mitologia criada por Gail me fascinou, mas ela também exige uma série de denominações como colméia, alcatéia, rainhas, zangões, zeladores e eu confundi bastante a função de cada um, tive que fazer uma anotação pra evitar retornar páginas.

Lorde Maccon é um lobisomem de grande destaque na sociedade e é ele quem encontra Alexia com o vampiro, e não se surpreende, afinal a moça tem a fama de se meter em confusões. Mas diante das explicações dela ele fica inquieto porque não é normal um ataque como o que ela sofreu.

O que dizer de Alexia? Com um 'comportamento ultrajante', inquietante, irreverente e com uma língua ferina ela encanta e conquista, e me arrancou muitas risadas. 
Aos 26 anos, considerada uma solteirona pra sociedade da época, ela já está conformada a não ser tratada com prioridade, e age com toda sua naturalidade, mas a química entre ela e Lorde Maccon vai se mostrando aos poucos e de forma divertida vemos o envolvimento desse casal acontecer.
"O conde nu era uma coisa, mas nu, com aquele sorrisinho travesso dele, era devastador." pág 253
Ao fazer as investigações Lorde Maccon descobre que algo está fora do lugar. Mas o que está acontecendo com a sociedade? Porque um vampiro atacou uma preternatural? Porque lobisomens e vampiros estão desaparecerendo? E porque Alexia sofreu uma tentativa de sequestro?

Dos personagens secundários não posso deixar de falar de Ivy, que com seus chapéus chamativos desperta toda indignação e deboche de Alexia...isso porque elas são best friend rsrsrs
E Lorde Akeldama que é um vampiro delicado e sempre tem boas orientações para Alexia.

Sempre que leio um livro o que mais levo em consideração é o contexto e a escrita do autor, e em Alma? posso dizer que ambos os quesitos foram bem trabalhados. O desfecho foi bem amarradinho, não ficou pontas, apenas a estimulação para as próximas façanhas de Alexia. 
Empolgação e expectativas demais são os vilões pra estragar qualquer leitura, e quando eu aceitei isso percebi que Alma? realmente tem seu potencial.
Alma? um romance sobre vampiros, lobisomens e sombrinhas....essa é a chamada da capa, já falei aqui sobre os vampiros e sobre os lobisomens, agora o segredo da sombrinha vocês só vão descobrir lendo.


Avaliação:

A Autora
Gail Carringer começou a escrever para suportar as agruras de ser criada na obscuridade por uma britânica expatriada e um rabugento incorrigível. Fugiu da pacata vida interiorana e, quando deu por si, tinha adquirido vários diplomas de nível superior. Então, viajou pelas cidades históricas da Europa, sobrevivendo apenas dos biscoitos que levava escondido na bolsa. Agora vive nas Colônias, cercada por um harém de amantes armênios, só toma chá importado de Londres e cria gatos que urinam exclusivamente em vasos sanitários. Gosta de chapéus pequeninos e de frutas tropicais.

41 comentários

  1. Poxa vida, fiquei curiosa sobre a sombrinha! kkk'
    Não sei porque, mas nunca tive um real interesse sobre este livro. Quando vi sua resenha vim correndo ler, até por que, eu nem sabia sobre o que era o livro. Ao ler a sinopse e ver que se tratava de vampiros e lobisomens, fiquei meio assim, mas você se mostrou tão empolgada com o livro que eu fiquei curiosa sobre a leitura!
    Obrigada, você acaba de fazer minha lista de leitura (que já é grande) aumentar! kkk'

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. assim como a Nina meu interesse pelo livro é quase nulo, não me atrai muito o mundo sobrenatural
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi lindona! Adorei a resenha ♥ Eu ainda vou ler, mas com tanta expectativa, tô que nem você estava, to esperando varias coisas, nem sei seu vão encaixar. (e to curiosa com esse trem da sombrinha ainda) adorei a quote que separou hahahahaaah espero curtir. Adoro steampunk culture e to feliz com esses novos lançamentos, adoro engenhocas ♥
    Adorei a autora hahahahahha uma graça a descrição dela ♥
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que sua avaliação foi positiva, Paty! Quero muito ler a série, mas perdi essa promoção, estava tão pobre no dia que não deu pra comprar =/ Agora, é esperar de novo. O Steampunk é muito interessante e eu também quero me aprofundar mais no gênero.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nossa, toda vez que leio uma resenha desse livro, encontro motivos diferentes para fazer a leitura do mesmo. Sempre descubro algo novo que me faz querê-lo imediatamente. Bela resenha.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Paty,

    Sua resenha me esclareceu bem sobre o livro e confesso que me deixou curioso....excelente dica....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Estou interessado na leitura desse livro e até recebi um livreto com o primeiro capítulo (que eu não vou ler, vai que acabo gostando bastante e fique desesperado pra ler o resto haha). Eu adoro steampunk, mas depois de meu último lido, não sei se vou gostar de todos do mundo. Só sei que 'Leviatã' foi um dos melhores que eu já li até e outros do Julio Verne xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de histórias de vampiros, lobisomens e coisas do tipo, hehe, mas é inegável que o papel da sombrinha deixa as pessoas beeeem curiosas, hiuahiua.
    Nunca li nada no estilo, mas se fosse começar por algum livro, seria por este sem dúvida.
    Que capa hein!!! Linda demais.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie! Estou louca para ler esse livro, deve ser muito bom!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/segredos-e-mentiras.html

    ResponderExcluir
  10. Eu sou fã desse mundo sobrenatural, quero ler todos os livros da série O Protetorado da Sombrinha . Já li dois primeiros e me apaixonei pela autora.

    Beijos!
    Lu
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty!
    Já adquiri o primeiro volume dessa série, e também fiquei curisoso pra saber o que a sombrinha tem haver com toda essa história, mas meu interesse principal é no gênero steampunk que vem ganhando espaço ultimamente e o conheço muito pouco através da literatura, mas já vi alguns filmes com a mesma temática que me agradaram muito!
    Gostei de sua resenha, bem dosada, expôs o que achou da série sem entregar spoilers!

    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga o genero Stempunk chegou na minha vida e virou de cabeça pra baixo, quero muito ler esse livro,mas quero comprar logo os dois, bem interessante a capa desse livro!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty!

    Agora você me deixou louca para saber sobre essa sombrinha. Tenho lido várias resenhas positivas sobre o livro e falando muito bem de sua protagonista. Adorei a personalidade dela e esse envolvimento dela com o Lorde. Fiquei curiosa. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee, do gênero Steampunk eu li o livro A Corte do Ar, eu gostei apesar de achar o livro muito complexo kkk, muitas pessoas me falaram que alma é bem mais calmo e mais simples do que A Corte do Ar, o que me chamou muito a atenção, porem estou evitando ler series, tenho muitas atrasadas, mas assim que minha lista diminuir, essa sera uma das minhas próximas series haha, Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Paty,

    Ouço muitos elogios a esse Série do Protetorado da Sombrinha, mas não tive ainda o desejo de ler os livros =)

    Beijos!

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty,

    Esse é um livro que tenho curiosidade em ler, mas ainda não adquiri os livros. Não gostaria de não ter alma, ser uma preternatural. Depois dessa resenha vejo que vale a pena ler o livro e toda a comoção por parte dos leitores, pois houve meio que uma incerteza se os livros continuariam a ser publicados. E nossa realmente vale a pena, quero ler, mas não agora, pois estou a economizar. Não conhecia o gênero.

    Beijos!

    De cabeça para baixo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty, morro de curiosidade para saber o papel da sombrinha nessa história.
    Nunca li nenhum livro do gênero, mas pretendo começar por Alma? Ainda bem que a editora passou a vender no Submarino, pois isso facilita a aquisição.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou com esse livro aqui em casa, tenho que ler!! RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro que teve um movimento bem bacana dos blogueiros para que a Valentina continuasse lançando a série aqui no Brasil. Inclusive achei bem bacana da parte deles!
    Mas eu não curto steampunk e não me interessei pela obra de maneira geral.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bah, esse livro é muito interessante *O* Já li outra resenha dele bem positiva, junto com a sua meu interesse só aumentou <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty, eu tinha escrito um comentário gigante pelo celular, mas acho que não foi :(

    Enfim, gostei da resenha, parece ser um livro bem divertido e fiquei bem curiosa quanto ao guarda-chuva hahaha

    Beijos
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro a capa desse livro, faz tempo que quero ler, gostei da sua resenha, me deixou bem curiosa para conhecer a história! Li poucos steampunk's, e adorei o gênero! *-*
    Quase comprei nessa promoçao, mas já coloquei na cabeça: nada de comprar livros novos sem terminar os que eu tenho!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei a Foto da Autora! Menina amei a resenha! Eu to a séculos para ler esse livro! Ainda não tive tempo de pegar ele!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Paty,
    Eu tenho muito curiosidade pra ler esse livro, sempre leio resenha positivas, com um desfecho tão amarradinho assim acaba agradado a todos que leem.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olha, Paty, você vai ver a sombrinha com outros olhos depois de ler Metamorfose?... rs...

    A Alexia nos arranca boas risadas mesmo, e sou apaixonada pelo Lorde Maccon. Adorei o relacionamento entre os mortais e os sobrenaturais também, achei o máximo eles conviverem na sociedade e tudo que a Gail criou. Não me confundi com as denominações não.

    Ah! Tenho até arrepios só de imaginar os chapéus da Ivy!! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi Paty, olha realmente este livro foi muito bom, eu dei muitas gargalhadas com a leitura do mesmo. Acho que a personagem Alexia foi uma das minhas preferidas de todos os livros que já tenha lido. Gosto da forma de agir, pensar, fora que ela fala o que lhe vem a cabeça(acho que me identifico com ela.hahaha). Já o Lord Maccon, nossa ele é um lobisomem e tanto.
    Fora que o vampiro aquele que você acabou de mencionar, ele é um amor, um personagem de personalidade tão delicada e tão fofa. Amei este vampiro!
    Já iniciei a leitura do segundo, e de cara Alexia já me arrancou boas gargalhadas, bom estou no inicio então não tenho muito o que dizer.
    Paty adorei sua resenha, e aquele quote ali que você separou, nossa... Nem preciso dizer né.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  27. Heey.

    Pensei que, depois de tua resenha, a nota seria no mínimo 5, além de um favorito do lado, pois em nenhum momento vi você falando que algo não a havia atraído. Queria saber o que é que te fez dar esta nota, rs.

    Sempre que vejo os livros da série em promoção, fico com um aperto no coração por não ter dinheiro o suficiente :/ , mas espero que logo consiga descobrir finalmente qual é o segredo que essa sombrinha esconde.

    Beijo,
    Pamela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, eu só dou nota 5 para aqueles livros que tem ótimos personagens, ótimo enredo e narrativa, desfecho conivente e que seja também marcante, e pra mim Alma? faltou ser marcante, me causar comoção e ficar dias com ele na cabeça rsrsrs.

      Beijos

      Excluir
  28. Oi Paty, li várias resenhas positivas desse livro e estou realmente curiosa com relação a ele. Adoro esse teor sobrenatural e steampunk, então acho que é uma trama que vai me agradar bastante. Cheia de expectativas.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty!!!
    Confesso que comprei esse livro sem conhecer nada sobre ele, somente pela capa. Que é maravilhosa!!! Mas adorei conhecer um pouquinho sobre. A imaginação da autora, confesso, parece ser ENORME. E bem diferenciado dos outros tipos de gêneros que vemos por aí, não é?? Adoro protagonistas desastradas kkkkk. Dão um UP na história deixando mais animada... E que quote é esse??? Morri de rir!!!!

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  30. Oi Paty!
    Também li esse livro com expectativas demais e por fim ele não me empolgou, acho que foi por conta das partes meio descritivas características do gênero steampunk, davam uma esfriada na leitura, ao menos para mim. Mas o casal Alexia e Maccon é sensasional rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  31. Pensei que não fosse gostar, mas sua resenha me fez mudar de ideia. O livro parece ser incrível, além de inovador. Fiquei com vontade de ler. Espero matar essa vontade em breve. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  32. Há muito desejo ler esse livro e a cada nova resenha, fico ainda mais curiosa.
    Gosto do estilo Steampunk, podemos conhecer uma realidade diversifica da nossa na atualidade.
    Boa resenha,

    Ai como gosto de sua visitinha no blog, obrigada!
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”(Martha Medeiros)

    ResponderExcluir
  33. Desde o lançamento eu também estou curiosa e esse mistério todo envolta da sombrinha não me ajuda a ter paciência! kkkkk Logo agora que eu tenho que me controlar e comprar pouco você atiça ainda mais minha curiosidade! rsr
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  34. Oi Patty!

    Nunca li um steampunk, para ser sincera, não conheço muitos livros do gênero. Tenho vontade de ler Alma. Acho que a era vitoriana tem tudo a ver com vampiros e lobisomens. Talvez eu até goste da leitura, justamente por não estar esperando muito dela.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha. E se você gostou de Alma?, prepare-se para Metamorfose?. É INCRÍVEL!!!
    Eu amei!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Paty!

    Eu tenho Alma? e Metaformose? aqui, e não vejo a hora de pegar e efetuar a leitura *-*
    Adorei a resenha, e só vejo coisas boas a respeito da série.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. eu quero muuuuuito ler esse livro, só escuto gente apaixonada pela historia! nunca li nada steampunk e morro de vontade. tambem vou ler com altas expectativas que nem vc.

    ResponderExcluir
  38. Oi Patty!
    Eu adoro o "mundo" steampunk e por isso estou com muita vontade de ler esse livro!
    Ainda mais agora sabendo que também tem elementos sobrenaturais... Acho que vou gostar!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  39. Oie Paty
    eu amo steampunk, e morria de curiosidade também pra saber qual é a da sombrinha kkkkkkkkkk
    amei sua resenha, me esclareceu muita coisa, e pelo visto irei amar a história e essa protagonista tão ousada.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  40. Nada nesse livro me atraia... até ler sua resenha e ficar curiosa com o mistério da sombrinha kkkkk Sua resenha me deixou muito curiosa,mas, acho que esperarei um pouco para comprar esse livro.

    Beijos!
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥