14 maio, 2014

Livro da Vez... Vítimas do Silêncio




Livro da Vez... é uma coluna onde falo sobre algum livro que li sem necessariamente fazer uma resenha mais aprofundada, é aquele livro que está na estante há tempo, ou aquele livro que não é de parceria e está 'furando fila', uma leitura no kindle, mais ou menos isso.
Pra estreiar a coluna, vou estar falando sobre um livro nacional: Vítimas do Silêncio.



1- Sobre a história:
Guida é vítima de violência sexual, e por medo se mantém calada, e decide ir embora e começar uma nova vida. 
Acaba se apaixonando e engravidando do primo, diante da situação complicada que está ela acaba se mudando novamente para São Paulo, e precisando de dinheiro está disposta a qualquer emprego.
E consegue um como babá, mas não de uma criança, mas sim de um rapaz cadeirante de família rica e bem sucessida, a partir daí sua vida tem altos e baixos, mudanças, surpresas e tragédias.


2- Sobre os personagens:
Os personagens principais são agradáveis e por causa do drama e da situação que cada um vive, facilmente me conectei com eles, mas não foram bem caracterizados.
Os personagens secundários são um flash, quando percebemos já estão na trama e/ou saindo dela alguns sem nenhuma apresentação, isso me incomodou demais.


3- Sobre o desenvolvimento:
O tema que a autora aborda é forte e interessante, mas precisava ser mais trabalhado. As situações não foram bem exploradas apesar de todo um plano de fundo ideal e cativante que ela preparou. Tudo acontecia num piscar de olhos, apesar da história no geral ter ocorrido num período de anos. Senti a necessidade de ver as passagens acontecendo, sendo descritas, e não já solucionadas e mostrando o resultado de tal ação, tudo muito corriqueiro, às pressas, um assunto tão polêmico oferece uma série de situações a ser esmiuçada, e isso não foi feito.
A escrita é fluida, e quando um assunto é bom e encontra uma escrita que casa perfeitamente, tudo o que quero e espero é que a história seja bem desenvolvida, mas não foi o que encontrei. 


4- Quotes:
"...Esse é apenas um 'grito de alerta' para quebrar o silêncio que paira sobre mulheres no mundo todo que por medo ou vergonha, são vítimas do silêncio."
"...a vítima também tem de enfrentar a sociedade que, até mesmo por ignorância julga que a mulher não é inteiramente inocente..."
5- No geral:
Apesar de todas as ressalvas que fiz, eu indico o livro porque ele nos leva a uma reflexão que vale a pena.



Entao o que acharam dessa forma simplificada de opinar sobre uma leitura? Gostaram ou não? Sentiram falta de algo? Tem alguma sugestão? 
Aguardo a opinião de vocês.


25 comentários

  1. achei interessante e olha Pat fica bem organizado o pensamento e o texto!
    vitimas do silêncio com certeza é um livro real, entretanto forte
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!
    Achei interessante essa forma de apresentar o livro. Dependendo da obra, se for algo diferente que valha a pena citar, você pode falar também sobre a ambientação.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica Elis, com certeza numa obra mais elaborada havendo necessidade falarei sobre a ambientação. Obrigada pela ideia.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Paty, tudo bom?
    A temática do livro é interessante, mas é uma pena que não tenha sido explorado todo seu potencial.
    Gostei muito dessa nova coluna e acho que deixa um gostinho de quero mais para a leitura.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei deste jeito sim, ficou simples e direto. Em relação ao livro eu gostei da leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paty.
    Bom, a temática do livro é muito interessante, acho legal abordar esse tema, sendo de forma correta. Já li o livro "3096 dias" Natascha Kampusch, e achei incrível a forma como ela relata a própria história. Li também "Identidade Roubada" que trata do mesmo tema, porém, em momentos a história é um pouco mais cruel.

    Beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai, com certeza vou procurar esse livro. O tema é muito interessante, além de ser algo que realmente precisa ser abordado.
    beijinhos :* :*

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiii
    Gostei muito dessa forma de apresentar o livro.
    Mais organizado, muito interessante!
    Parabéns, espero ler mais "resenhas" assim!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty,

    Gostei muito da forma como apresentar o livro, poderia falar um pouco sobre onde se passa o livro, acho chato quando o autor tem tudo para fazer uma ótima historia, mas deixa passar muitas coisas, não gostei muito da capa, mas vale pesquisar um pouco mais.

    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Oieee, adorei a forma de abordagem da sua opinião sobre o livro, não é uma resenha, mesmo assim você deixou claro sobre sua opinião. Adorei sua postagem da nova coluna rs, já vi este livro em outros blogs, porém não sei se leria, não faz muito o meu estilo rsrs, Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem??

    Eu não conhecia esse livro, mas confesso que achei a temática forte demais, sei lá... não achei convincente essa história de a protagonista ter sofrido violência sexual e depois te rum caso com o primo e engravidar. WTF?! Não sei não, acho que seria mais convincente se ela desenvolvesse algum trauma, um medo de se relacionar....
    Pode ser que eu esteja dramatizando pois não conheço a situação (graças a Deus).

    De qualquer forma, achei o post super interessante.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Paty, gostei bastante dessa forma simplificada de falar sobre a história. Simplesmente não consigo me disciplinar e seguir uma estrutura, ou faria algo assim para os livros que não preciso realmente resenhar... rs...

    Que pena que a história não foi bem desenvolvida, faz tempo que quero ler esse livro. Se você não tivesse dito no final que a leitura valia a pena mesmo assim, pela reflexão que causa, ia acabar desistindo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Achei super interessante essa ideia da coluna de ainda separar o que falar sobre o livro em categorias. Já tinha visto esse livro pela blogosfera e achei o tema central bem impactante. Sobre os personagens, fiquei receoso por eles não serem tão bem desenvolvidos. Acho que nesse tipo de livro (e em vários, mas nesse especificamente por conta do seu tema e abordagem) isso seria no mínimo essencial.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar muuuito bem da autora, então leria o livro sim!
    Mas não conhecia essa obra e achei super interessante, principalmente com as informações adicionais que você apresentou!
    A capa é lindinha também! haha E os quotes me agradaram.
    Acho que só falta dinheiro, né?

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty, tudo bem?!
    Achei bem interessante essa 'coluna', porque você acaba dividindo experiências sobre as obras sem necessariamente fazer a resenha. Gostei das perguntas e dos pontos que você abordou! Não conhecia o livro, e apesar da temática ser interessante, não sei se o leria =/

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty!

    Gostei muito do tema e acho que ele deve mesmo ser mais abordado em todos os meios e a literatura é uma ótima forma de fazer isso. Pena que como mencionou a autora não o abordou tão profundamente, mas mesmo assim fiquei curiosa.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty tudo bem?
    Eu já li esse livro da autora e simplesmente adorei!!!!!! É que acho que ela não quis focar no drama e sim em como os personagens se salvaram, um foi a cura para o outro. E uma das características da autora é justamente escrever sobre temas fortes, mas de uma forma bem leve.
    Que pena que não gostou muito.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty!! Adorei o formato do post!!!! Achei super criativo e organizado! <3}
    Mas confesso que não me interessei pela leitura do livro D: Não acho estou no clima para esse gênero. De ruim já basta a vida asuhasuh livros (no meu momento) precisam ser coloridos e enfeitados asuhasuhas.

    Beijoo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Paty,

    O tema do livro é bastante delicado e um tabu em na maior parte da sociedade. Fico muito feliz em saber que tem uma escritora abordando o tema, ainda que ela não tenha se aprofundado um pouco mais.

    Parabéns pela estrutura enxuta e que comunica muito.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei da forma como foi apresentado, é mais objetivo que uma resenha! Mas também perde um pouco daquele sentimento que o livro passa pra gente, sabe? Talvez o fato de vc achar varios defeitos nesse livro tenha me passado a impressão, acho q vou ter q ver outra dessa coluna para uma opiniao mais efetiva ahhaha

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi falar um pouco sobre esse livro. Parece ser uma leitura bem marcante e intensa, abordando esse tema tão difícil, delicado e sério. Com certeza já está na minha lista de desejados. Beijos e boas leituras, Paty!

    ResponderExcluir
  21. Olá Paty
    Gostei da sua coluna, já tive a oportunidade de ler o livro e a história dela é bem sofrida, mas infelizmente, mais comum do que pensamos.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  22. Eu li uma resenha deste livro, agora não me lembro onde, mas me interessei por ter violência doméstica, um tema bem atual e polêmico... fiquei interessado e espero ler em breve. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Adorei o jeito que você fez. Bem que poderia virar uma tag heim!! Pense nisso. Faça um banner com o link do seu blog e espalhe por aí!!
    Quanto ao livro, gostei da premissa. Não conhecia, já tinha visto a capa, mas não me lembro de ter lido alguma comentário ou resenha.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Paty!
    Eu li vítimas a pouco tempo, o segundo livro da autora que li e virei fã. Eu gosto de temas fortes, a autora tem uma abordagem suave e delicada até, gostei do modo que ela montou a história e amo os mocinhos dela, sempre babo!
    ADOREI seu post!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥