31 julho, 2014

Resenha Julieta




Olá leitores!!
Primeiro o meu recadinho: não esqueçam de fazer o login ali na barra de ranking de leitores, quero saber quem está sempre por aqui.
Agora vamos à Julieta,  eu tinha vontade de ler esse livro há muito tempo, então aproveitei o relançamento pra finalmente colocar em dia essa leitura. Mas já digo logo que não foi uma leitura rápida.


Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.
Editora: Arqueiro
Autor: Anne Fortier
Páginas: 400
Sobre a História e Minha Opinião


Quem é fã Shakespeare e adora a história de amor de Romeu e Julieta não pode deixar de fazer essa releitura contemporânea.
E de acordo com Anne, a lendária história aconteceu em Siena, e 3 famílias rivais estavam envolvidas e Romeu e Julieta não foi o único casal apaixonado vítima dessa rivalidade.

Julie e Janice, são gêmeas, mas opostas em todos os sentidos: aparência, personalidade e caráter.
Tia Rose era tudo que Julie conhecia como referência de família, ela e a irmã foram adotadas ainda pequenas, após a morte dos pais.
Julie sempre gostou de viver pelo mundo, sem paradeiro fixo, interpretando e lecionando Shakespeare.
Mas com a morte da tia e seu retorno para casa, ela fica ciente de que tudo o que a tia deixou para ela foi um envelope contendo uma chave, uma carta e um passaporte.
E nessa carta, tia Rose, dizia para ela retornar ao seu país de origem e que lá ela encontraria um tesouro deixado pela mãe.

Em Siena, na Itália, usando seu verdadeiro nome, Giullieta Tolomei, ela consegue resgatar em um banco uma caixa que mãe deixou, e nessa caixa continha documentos e vários papéis com a história de Romeu e Julieta em diferentes versões e o que mais atraiu sua atenção foi um texto que continha o seu nome. 
A partir daí, ela começa a juntar fragmentos de uma história para conhecer seus antecedentes, compreender a rivalidade entre as famílias Tolomei e Salambeni, entender a real importância dos documentos deixados pela mãe e decifrar de que forma a lendária história de Shakespeare tem a ver com ela.
A narrativa então começa a ser moldada em duas histórias paralelas alternando entre Siena do passado onde a autora reconta Romeu e Julieta; e Siena do presente onde Giulietta ao tentar encontrar seu tesouro e desvendar o enigma deixado pela mãe se vê como peça principal de uma conspiração. 

"Não forço as pessoas a serem perfeitas. Quem faz isso vai morrer tentando." pág 186
 Giulietta ou Julie é uma personagem primorosa: reservada, sensata, afetuosa, engraçada, muito engraçada e muito bem caracterizada com atitudes expressivas.

Como a narrativa alterna entre 1340 e século XXI, tive uma certa dificuldade e resistência ao ler os acontecimentos do passado por conta da linguagem mais rebuscada, já os fatos narrados no presente que tem uma linguagem popular, bem informal a leitura fluiu perfeitamente.

Esse é um daqueles livros pra se ler tranquilamente, uma história pra ser degustada; inúmeras situações são apresentada de forma fragmentada no decorrer da narrativa, mas a autora interligou tudo de forma magnífica e impecável dando um desfecho inteligente para o enredo meticuloso e coerente. 
Uma história cheia de mistério, suspense, segredos e romance, uma bela forma de recontar Romeu e Julieta.
"-Haja o que houver - garantiu-lhe Romeo-,estaremos juntos. Como marido e mulher. Eu te juro. Neste mundo...ou no outro." pág 195
No início de cada capítulo tem citações referente ao romance trágido de Shakespeare, e em todo o livro fatos históricos são mencionados, além do mais, fazemos uma ótima viagem a Siena que é descrita nos mínimos detalhes e essenciais para nossa ambientação.
Eu encontrei aqui um romance  que me cativou tanto quanto a tragédia de Shakespeare.
Esse livro foi relançado pela editora arqueiro, e o que não me deixou muito contente foi o fato dele ser uma versão econômica: sem abas, letras miudas, e margens mínimas.

Quem já leu esse livro? Gostou ou não?
Quem pretende ler?

Avaliação:


A Autora:
Anne Fortier cresceu na Dinamarca, emigrou para os Estados Unidos em 2002 para trabalhar em cinema e é doutorada em História das Ideias pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca. A história de «Julieta» é inspirada na sua mãe, que sempre considerou Verona a sua verdadeira casa… até descobrir Siena. A sua estreia literária, «Julieta», já foi publicada em mais de 30 países





 photo ass_zps351ff495.png

25 comentários

  1. confesso que não era um livro que em principio chamou minha atenção, mas sua resenha bel elaborada me animou a dar uma oportunidade para a leitura assim que possível
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty,
    Fiquei bastante satisfeita com a trama de “Julieta” e gostei bastante dos personagens e da maneira como a autora contou a história de “Romeo e Giulietta”.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty :)

    Eu não tinha vontade de ler esse livro, mas fiquei bastante curioso para ler, pois você conseguiu expressar muito bem sua opinião - como sempre - espero ler em breve. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty!
    Deve ser muito legal esse fato da narrativa alternar entre passado e presente, mesmo que você tenha demorado mais para ler os acontecimentos do passado. Acho que nunca li nenhum livro desse jeito!
    Uma história cheia de mistério, suspense, segredos e romance? Deve ser muito legal!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  5. ta ae , esse livro não me interessa apesar de curtir um pouco de Shakespeare.
    mas gostei da resenha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Olá Paty,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, essa a primeira resenha que leio e me deixou mais curioso, uma pena o livro ser versão econômica.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Opa! Com esse lembrete a gente marca lá embaixo que leu! \o/
    Não sabia que era edição econômica; a princípio não curti, mas depois parei e pensei melhor. Lá fora a maioria dos livros é assim e vende mais porque é mais barato. É nossa mania de ter tudo bonito, mas reclamar que é caro.
    Eu tenho uma paixão pela Itália, meus olhinhos logo brilharam quando vc disse que Siena é descrita com detalhes. Um dia eu vou lá, se Deus quiser.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Confesso que a sinopse não me atraiu para ler não, vou deixar passar , pode ser que não esteja no momento . Mas fica a dica e sua ótima resenha .

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!
    Para Annie Foster Romeu e Julieta é muito mais antigo que conhecemos!!!
    Não sei se é beeeem o meu estilo, prefiro livros mais contemporâneos, mas tenho aqui, quem sabe não chega a vez dele né?!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está bem estruturada, mas não tenho interesse em ler esse livro, acho que nada a ver comigo kkkkk

    Beijooooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Gostei muito da resenha e não estava dando nada pelo livro. Sabe, não gosto muito de histórias do tipo e penso até em começar a dar uma chance a mais a elas, acredito que este seja um título interessante e como você mesma disse, "uma história para ser degustada". Anotei a dica e quem sabe eu acabe lendo, gostando ou não gostando haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Paty tudo bem?
    Juro que não esperava nada disso desse livro. Já o tinha visto por ai e nunca chamou minha atenção. Mas vendo você contando a história simplesmente adorei!!!!!! Já estou especulando por aqui acho que elas são descendentes de Romeu e Julieta, será????
    Dica mais do que anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty!
    Eu li Julieta Imortal e Romeu Imortal e amei, dai depois eu parei de ler essas releituras modernas, eu gosto muito! Me deixou bem curiosa, eu adoro quando tem trechos dos clássicos no inicio dos capítulos! Adorei a resenha!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty
    Já faz tempo que li Julieta, e confesso que a antiga capa era mais bonita, ainda bem que tenho ela. Gostei muito da história e de tudo que a autora fez. O presente e o passado foram escritos muito bem. Fico feliz que tenha gostado, pois eu adorei esse livro.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Até tinha vontade de ler esse livro, até que constatei numa livraria o que você citou: a edição é econômica. Só de não ter as orelhas já desisti de comprar. A única chance de eu ler é conseguir de troca uma edição antiga. Não sabia disso de as situações serem apresentadas de forma fragmentada, que bom que a autora conseguiu interligar tudo direitinho no fim! Adorei isso da narrativa do passado se intercalando com a do presente também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá, adoro Shakespeare, e esse livro me pareceu bem interessante.
    O que me deixa preocupada é o fato da linguagem do século passado.
    Acho que desaminaria um pouco, mas pelo que pode ver a narrativa é bem
    empolgante. Gostei dos quotes

    bjs

    Shakespeare

    ResponderExcluir
  17. Oieee, não me interessei pelo livro, este tipo de história apesar de ser um romance não consegue me agradar, eles sempre possuem aquela escrita densa e difícil de compreender e eu odeio livros deste tipo, somente por você citar que teve problemas com essa "linguagem mais rebuscada" já me deixou em alerta, tenho traumas em relação a livros deste tipo kkk, acho que não leria, não por agora, mesmo assim valeu pela dica de leitura, Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Paty.
    Eu gosto bastante de Shakespeare e das inúmeras versões das suas histórias. Eu provavelmente também teria dificuldades com a linguagem mais rebuscada do passado, isso é uma das coisas que me desanima um pouco, mas ainda assim iria até o fim para saber qual era a verdadeira história de Romeu e Julieta. Adorei a resenha.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a sua resenha, não li Romeu e Julieta, mas conheço um pouco da história e acho bem bacana, acredito que essa releitura deve ser muito interessante, mas acho que eu teria problemas na leitura, por causa da linguagem :/ Quanto a capa, eu não gosto tanto dela, não acho tão bonita e ela não chama a a minha atenção, mas eu pretendo ler esse livro, espero que em breve o/ kk

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  20. Olá querida!
    Mesmo sendo um livro de romance eu não me senti atraída pela leitura e tenho um pequeno problema com livros com uma linguagem da qual é de difícil entendimento.
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  21. Olá, Paty!

    Já havia visto este livro em algumas livrarias da minha cidade, mas nunca havia parado para ler nem mesmo a sinopse. Com sua resenha, uma fagulha de interesse brotou dentro de mim, mas não uma fagulha tão grande ao ponto de me fazer comprar um exemplar. Quem sabe, no futuro, eu adquira um, não é? Adorei sua resenha ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee Paty ^^
    Já vi algumas resenhas desse livro e gostei bastante, mas sei lá, acho que não o compraria por ora, quem sabe mais para a frente. A história parece ser bem bacana.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Vou cometer a heresia de afirmar que nunca consegui terminar de ler uma obra do Shakespeare =( Eu não tenho muita paciência pra romance, e confesso que também não me esforcei muito em conhecer melhor esses grandes clássicos. É claro que eu conheço a história de Romeu e Julieta e reconheço todos os méritos do autor, mas é uma obra que eu preciso ler com tempo e paciência.

    Portanto, sempre acho interessante obras que explorem esses clássicos, esse livro me deixou bem curiosa. Eu gosto dessa capa também, achei elegante.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Pela sua resenha, esse é um livro que eu leria!!
    Sabe que às vezes até prefiro essa versão econômica... porque cabe melhor na bolsa...rs
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty!!

    Ah, esse livro foi bom demais para mim! Apreciei cada parte, adoro livros assim! Fico feliz que você tenha gostado também, queria um livro assim para ler agora, interessante!!! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥