15 agosto, 2014

Resenha Se Eu ficar






Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


Editora: Novo Conceito
Autora: Gayle Forman
Páginas: 224

Eu demorei um pouco pra fazer essa resenha porque eu precisava digerir o que li, fazer a separação entre o que eu imaginava encontrar na história e o que a história realmente me ofereceu, só aí me senti bem pra fazer uma avaliação justa.

Naquele dia  nevava pouco mas foi o necessário para que as escolas não funcionassem. Então Mia saiu para aproveitar o dia com os pais e o irmão, porque na verdade as autoridades exageraram na medida cancelando as aulas, a neve era pouca e se desfazia antes mesmo de tocar o chão.

Toda a família gostava de música, rock de preferência, o pai dela havia tocado numa banda, mas Mia diferente de toda família, tocava violoncelo, gostava de música clássica e era o que tocava na rádio quando o acidente aconteceu.

Foi tudo tão de repente, ela só lembra do estrondo, e então corpos estão pelo chão, e ela vê o seu corpo numa valeta e não consegue entender porque está vendo seu corpo caído e ensanguentado, e também não consegue chorar quando na verdade deveria estar aos prantos vendo os corpos dos pais na estrada.
"Você pode ter os seus desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob o seu controle." pág 142
Mia então encontra-se em coma, perdeu os pais e ainda não sabe o destino do irmão, a partir daí o desenvolvimento da história acontece seguindo dois caminhos: um, onde Mia vive sua experiência extracorpórea após o acidente e se passa inteiramente no hospital; e outro onde ela nos mostra várias fases de sua  vida, desde a infância, o nascimento da amizade com a melhor amiga Kim, a descoberta de seu gosto por música clássica(o que destoa da família roqueira), o relacionamento com Adam e sua preparação para entrar numa escola de música renomada após ser incentivada pela avó.

Mia se acha estranha, esquisita, totalmente o oposto dos pais que são super descolados  e modernos, ela é diferente também na aparência, muitas vezes se sentia como se não fizesse parte da família, e ainda de quebra desenvolveu o gosto pelo violoncelo.

A história é bem direta, não se apega em muitos detalhes, e quando vemos tudo já está acontecendo.
Narrada em 1ªpessoa pela protagonista, a narrativa é fluente, as página passam sem ao menos percebermos, e a história se passa num período de 24h.

O assunto é denso, e eu fiquei tensa vivendo esse clima de perda durante todo o livro, mas não foi totalmente emoção pra mim.
Desenvolvi uma empatia instantânea por Adam e Kim, e me comovi mais com a dor dos dois do com o drama de Mia, a passividade e insegurança da protagonista me incomodaram durante os flashbacks, então eu não consegui me envolver muito com ela.
O clímax da história está na decisão de Mia em ficar ou partir: como continuar vivendo depois de tamanha tragédia?
E em contrapartida tem os planos, sonhos, amigos e familiares que desejam e esperam ansiosamente que ela volte...realmente a decisão que ela tem que tomar não é fácil, não é simples, e é uma decisão dolorosa, independente de qual ela tomar, a dor é certa para ela e/ou amigos, parentes e Adam. 

Essa é uma leitura reflexiva, sobre perdas, dores e escolhas.
Ah, não posso deixar de falar que o final é um cliffhanger. O próximo livro será lançado em outubro.
Leitura recomendada.
"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você." pág 159

Avaliação:


Book Trailer e Trailer do Filme




 photo ass_zps351ff495.png

57 comentários

  1. Oi
    Esse livro já está aqui na minha pilha de próximas leituras e vou ler em breve ;)
    Parabéns pela resenha, ficou muito legal
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu li uma resenha sobre esse mesmo livro, e, poxa, sua resenha só me trouxe mais motivos para correr atras desse livro! Eu já estava hipnotizado lendo sua resenha, e quase fiz foi chorar assistindo ao Trailer! D-s do céu.
    Curti, Paty!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paty, sua resenha ficou linda! Estou louca por esse livro, estava louca há tempos. Ele está aqui e ainda não o li. Decidi esperar um pouco para iniciar a leitura. Pode parecer a maior maluquice, mas minhas expectativas são tão altas, que estou com medo de me arrepender. Então estou me controlando um pouco, para não me decepcionar. Deve ser pura emoção mesmo... você vivenciou o clima de perda durante a leitura, já eu tenho muito medo desse sentimento, porque vivo com ele 24 horas. Então dá medinho de chorar muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho que ler logo esse livro. Já li um monte de resenhas sobre ele e minha vontade só aumenta. rs
    Amei a resenha, Paty!^^
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Paty,
    que pena que o livro não foi aquilo que você esperava, ou imaginava.
    Mas acho que esta historia ainda tem algo ali escondido, não sei dizer ao certo, mas tem. E por isso quero ler e descobrir.
    E sobre a Mia ter suas inseguranças, acho normal para uma personagem de uma leitura hoje em dia - claro quando o negocio não é demais -, mas fiquei aqui pensativa sobre você se aprofundar e sentir mais pelos amigos do que pela própria personagem.
    Bom acho que terei que ler e assim descobrir por mim mesma.
    E não sabia da continuação, mas já fico feliz com esta noticia.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  6. Adorei as suas palavras na resenha.
    O livro já está em minhas próximas leituras, e espero gostar tanto quanto você. O trailer está muito bonito (para quem não leu), triste e comovente.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já aqui na estante para ler RSRSR ótima resenha <3
    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty! Concordo com tudo que você disse, estou nos capítulos finais de Se eu ficar e estou gostando sim, a história é emocionante, rápida e como você eu fiquei mais emocionada nas partes de Adam.. aquela cena, hein? Enfim, eu chorei litros no trailer e toda vez que assisto choro, tento isso com o livro.. mas não acontece. É uma história linda, emocionante mas não tem aquela profundidade.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Desde quando vi o trailer do filme quando fui assistir ACEDE, fiquei interessada, tinha lido sobre Se eu ficar antes, mas foi lá no cinema que me senti animada em conhecer a história. Eu não sabia que o livro se passava em um período de 24hrs e imagino o quanto o livro deva ser emocionante, acredito que iria chorar durante toda a leitura, pois sou uma manteiga derretida quando se trata de histórias sobre mortes, mais ainda dos pais :/ Enfim, quero muito ler esse livro, espero poder em breve.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Olá Paty,

    Acabei de resenha esse livro no blog, um livro que espera muito mais e a parte de mais emoção para mim foi a parte do acidente e concordo cm você a dor de Kim e Adam são comoventes, mas o livro não é isso tudo...gostei de saber a sua opinião...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse havia me deixado curiosa, devido todo o marketing e divulgação...
    Mas quando vi o trailer do filme pela primeira vez me desesperei por esse livro, estou ansiosa, curiosa e quase desesperada por essa estória.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mesmo tendo lido apenas resenhas positivas sobre esse livro, ainda não consegui me interessar muito por ele. Acredito que irei assistir o filme e se eu gostar acabarei lendo, mas gostei de saber que tem uma boa narrativa, só não gosto muito de primeira pessoa :c

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas ele já esta na minha estante esperando a vez hahah Eu me apaixonei pela sinopse e quero muito ler para poder ir assistir ao filme <3 Adorei a sua resenha!! Beijos e tenha um ótimo sábado!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei desse livro, mas não achei ele lá essas coisas todas não...
    Tb acho que faltou um pouco de emoção. Não sei se é pq a personagem é mto novinha... sei lá... Apesar de que a idéia da história - de ficar ou partir - seja bem legal. Achei a continuação melhor do que esse. Embora tb não seja lá essa coisa toda. Mas pelo menos eles já são mais velhos... acaba dando mais empatia.

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty!
    Não conhecia o termo "cliffhanger" (você está muito chic!), mas o Google me confirmou que é o tipo de final que eu odeio, quando o livro acaba assim causa um efeito contrário em mim, ao invés de ficar louca pelo próximo, eu pego raiva e não leio mais. Portanto... vou esperar chegar o segundo volume para ler de uma só vez, assim não passo nervoso rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. estou bem curiosa em torno do livro! mas também com receio de não gostar, ja que estou com tantas expectativas, mas o que é certo é que estou louca para conhecer a história de Mia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii Paty!! Gostei muito da sua resenha, eu quero mto ler esse livro. Eu nem sabia que ia ter continuação!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  18. Este livro tem chamado atenção de muita gente ultimamente, inclusive a minha. A sinopse e sua resenha me cativaram bastante. Confesso que já estava de olho neste livro antes mesmo do livro chegar ao Brasil ou virar filme. Pretendo comprar em breve, agora só falta o dinheiro.
    Beijos e palavras.
    P.s.: Só eu desejei de todo o coração que a Novo Conceito tivesse publicado o livro com uma capa original e não a do filme? A capa é bonita, mas o livro merece uma capa única.

    http://smaadelino.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu sei que me emocionei mais do que qualquer outro do gênero, e olha que é dificil. No aguardo de chorar muito com o filme.
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tem havido tanto burburinho por esse livro que me pergunto o que exatamente ele traz, bom, além de drama e certo agonia...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Estava com o pé atrás com esse livro por que a divulgação dele esta mt forte, mas depois da sua resenha acho que irei criar coragem de ler.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  22. Paty essa é minha leitura atual - um das! - e por isso li apenas alguns trechos da sua resenhas. O livro não começou me empolgando e essa insegurança da protagonista já está me tirando a paciência.. e olha que não faz nem dois capítulos que ela 'descobriu' que a decisão depende dela. Enfim..
    Só uma coisa.. esse final cliffhanger.. please. Não me diga que o livro vai acabar justamente onde em acho que ele termina.. PLEASE!

    cliffhanger

    ResponderExcluir
  23. Oi Paty
    Eu estou doida atrás desse livro, mas é realmente ruim quando a protagonista não nos encanta né?
    Mas mesmo assim quero ler e saber se ela vai ficar ou partir e que acidente foi esse.
    Adorei sua resenha.

    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  24. Tem livros que a gente precisa de um tempo para conseguir escrever algo sobre eles mesmo... tem alguns sobre os quais acho que nunca serei capaz de escrever, inclusive. Esse final foi o que me fez esperar pra ler o livro, já que a sequência está programada para outubro vou adiar a leitura o máximo possível, mas pretendo ler antes do filme sair de cartaz. Amo leituras reflexivas e estou ansiosa para conhecer a história, mas cliffhanger realmente acaba comigo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty,

    Depois de sua resenha e ver o Trailer do filme, esse livro vai pular na frente de todos os livros na minha próxima compra, gente eu tenho certeza que vou chorar muito durante a leitura, e quando for assistir o filme, e as frases? Elas tem cargas emocionais gigantescas, então nem sei o que esperar mais, ou se sim muitas lágrimas.

    Mayla

    ResponderExcluir
  26. Comprei o livro e ainda não comecei a ler, gostei de sua resenha de como falou do livro, a capa é maravilhosa e ansiosa pra assistir o filme :D
    Venha conhecer o Doce Literário :3 beeeijos :3
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu tô quase terminando e ainda não entendi por que todo esse bafafá em torno dele. Vamos ver se o final me surpreende, por enquanto minha opinião está bem próxima à sua. A Mia é meio complicada demais pro meu gosto.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Paty
    Amei sua resenha. Eu ganhei de minha amiga mas ainda não chegou e eu estou apaixonado por esse livro. Desde que vi o trailer eu ja me emocionei. A narrativa realmente parece ser densa e tocar em pontos delicados fazendo com que o leitor se emocione.
    Essa decisão da Mia realmente é delicada: partir ou ficar? Eis a questão. Quero e preciso ler <3
    Amei sua resenha.

    Abraço,
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Paty,
    Eu gostei bastante de Se eu ficar. Nunca tinha lido nada nesse sentido, de escolha entre viver ou morrer e achei a experiência super válida.
    Adorei o carinho da Mia com oTeddy, os avós de Mia também são muito fofos.
    Agora só me falta ver o filme, espero que muitos detalhes que fazem a diferença se mantenham!
    Adorei o tom musical e aprendi muito sobre música clássica com o livro! Segui a leitura com o youtube aberto nas músicas que a Mia ia narrando.
    Como não amar Adam e Kim, cada um com suas diferenças e no final com a amizade entre eles!
    Super amei! A Resenha ficou bem atrativa, acho que quem não conhecia vai gostar e ler!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  30. Acabei de ler uma outra resenha desse livro e a pessoa que resenhou se decepcionou um pouco com o livro. Eu ainda não sei o que esperar, por isso que quando tem muita propaganda em cima, eu espero para ler. Depois que o pessoal para de falar sobre ele, dai eu leio.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  31. Gostei e comparei com momentos da minha vida a frase final "Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você." O livro me pareceu bom.

    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu não estava muito convencida a ler esse livro não, mas o povo tá falando tanto que pelo menos o filme eu tenho que ver, rs.
    Gosto de livros reflexivos, esse deve ter uma história que emociona o leitor.
    Ps: o que seria um final cliffhanger? kkk
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol.
      Sabe quando a história está no auge, e vc na maior expectativa esperando o próximo passo, morrendo de curiosidade...e de repente...fim

      Excluir
  33. Oláá!
    terminei esses dias a leitura do livro. e não posso me segurar para chegar outubro logo e conferir o proximo livro... ainda mais com um primeiro capitulo desses não é?!
    acho que essa empatia por Kim e Adam é unanime! eu ameeeei a amizade... o amor... que os dois transmitiram sabe?!
    quero muito ver como ficará nas telonas! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  34. Oiee

    Também ja li esse livro e o conflito da personagem é de cortar o coração porém não achei muito emocionante acho que o filme vai ser melhor.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi, querida :)
    Bem, já li esse livro também, e preciso dizer que fui outra que precisou dar um tempinho antes de escrever a resenha. Amei o livro e achei a história extremamente tocante, mas não pude deixar de me decepcionar em alguns pontos.
    Acho que essa expectativa pode ser terrível, já que acabamos esperando algo mágico de um livro, é nem sempre é assim. De qualquer jeito, mal posso esperar pelo filme :)

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Eu quero muuuito ler esse livro antes do lançamento do filme hahah sempre quis ler ele, e apesar de ser um romance com um pouco de drama (geralmente odeio romances e drama), fiquei com muita vontade de ler. Com certeza ele deixa uma mensagem para refletir e no momento estou precisando de uma :3 O filme me interessei muito por ser com uma das minhas atrizes favoritas, a Chloe Moretz, ela é ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?

    Gostei muito da resenha e estou doido para ler esse livro, gosto de histórias diretas que são mais claras e objetivas sem perder a qualidade. Fiquei ainda mais ansioso kkkk quero ler esse livro antes do filme, acho que começo amanhã. :p

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Paty,
    Logo que o livro chegou em casa pensei em ler, mas tenho um fila considerável e resolvi espera um pouco e ler alguma resenha sobre ele, a sua é a segunda que leio, confesso que estou curiosa, gosto de livros com uma carga maior de emoção, que nos faz refleti.
    Ele será minha próxima leitura, parabéns pela resenha,
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  39. Já tenho esse livro em casa, e logo pretendo ler. Já vi muita gente que amou e outros que não gostaram, mas espero que a leitura seja agradável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Ola Paty eu adoro esse livro, tanto que corri e li em inglês mesmo e não vejo a hora de ler a continuação. Adorei a narrativa ,a autora conseguiu passar as emoções de Mia em cada cena, Uma cena que amei foi quando o avó dela fala com ela no hospital emocionante . BEIJOS

    ResponderExcluir
  41. Oi, Paty!
    As resenhas sobre esse livro tem me deixado realmente curioso. É um livro emocionante, que nos traz uma reflexão sobre a vida e o motivo porque devemos nos apegar tanto a ela. Afinal, o que nos prende aqui nesse planeta?
    Fui ver o trailer do filme também e posso dizer que, não importa se a Mia é uma personagem não tão carismática no livro, no trailer já fiquei completamente apaixonado pela emocionante atuação da Chloë Grace Moretz...
    Enfim, estou realmente louco para ler esse livro!!!
    ótima resenha!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oii..
    A sinopse do livro o o trailer do filme já mostram que é uma história bem reflexiva.
    Eu tenho muita curiosidade em ler. Fico feliz que tenha gostado.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ouvi bastante falar sobre esse livro, masnão tinha visto o Book Trailer ainda. Gostei muito da sua resenha, aumentou um pouquinho mais minha vontade de ler :)

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Eu amei esse livro, adorei a forma como a autora contou uma história simples, mas tão encantadora. Já estou ansiosa pelo filme <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Oi Paty, pulei a resenha para o fim pois quero muito ler esse livro, fico feliz em saber que você gostou, me deixou ainda mais ansiosa para iniciar a leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  46. Preciso ler esse livro antes do filme!
    Já estou com ele em mãos!
    Adorei a resenha e dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  47. Oi Paty!
    Achei legal, vc dar um tempo para fazer a resenha, para refletir sobre o livro e suas expectativas! Minha opinião foi bem parecida com a sua, agora quero ver o filme e esperar o segundo livro!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. Olha é a Hit Girl u.u
    Eu conheci o livro pelo filme, que já antes de sair já me comoveu. Espero lê-lo logo

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  49. Gente, esse livro é tão <333 Ainda bem que ele foi relançado pela NC, néar? Amei a resenha, me pareceu ser muito tocante, a capa dele é linda, e a história é bem triste.
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Olá,
    Percebi que nossas opiniões não são totalmente iguais sobre o livro, mas gostei de seu ponto de vista e concordo com alguns pontos. Sobre a Mia, eu me identifiquei por ela, por ela ser insegura, não vejo alguém na situação dela por mais segura que seja sendo... Mas como disse, gostei e muito do seu ponto de vista também, Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Oi Paty,

    Adorei sua resenha.O livro parece ser emocionante e difícil de lidar. É sempre complicado pensar na dor da perda. Gostei da capa e não sabia que tinha um filme dele, mas saber que tem continuação não me anima.


    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Oi Paty, tudo bem?

    Me abstive de ler a resenha pois pretendo comprar o livro agora na bienal, tá bem? Não me leve a mal, mas eu morri de medo de ver mais spoiler que o trailer do filme hdhsahdhuiasd.
    Volto em breve pra te dizer o que achei!

    Beijo

    ResponderExcluir
  53. Oi Paty!
    Eu a-mei esse livro, tô ansiosíssima pelo filme! Espero que seja tão bom quanto <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. Quero muito ler esse livro, ele já está no meu kindle, mas em inglês mesmo. Esses dias ando muito chateada com a perda da minha amiga, então talvez eu deva me focar em leituras mais felizes, mas vou fazer jus a esse livro ainda este ano!

    Beijão, Paty, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  55. Oii Paty..

    Terminei de ler este livro faz uns dois dias... confesso que adorei, achei que seria mais emocionante mas mesmo assim é um ótimo livro e o final me deixou louca...haha, procurando mais paginas no livro.Agora, o trailer do filme... vou usar todos os lencinhos da NC nele... porque choro só de ver o trailer...

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Bela resenha, vi esse filme no cinema e gostei bastante, seu post me deixou curioso para ler o livro.

    Abraço e boa semana!

    http://www.transtornocriativo.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥