19 setembro, 2014

Cine Diversão: O Silêncio de Melinda






É claro que eu não poderia deixar de  conferir esse filme após a leitura do livro que tanto me emocionou e comoveu. Eu precisava verificar como ficou essa história forte e marcante nas telinhas.

O Silêncio de Melinda, é uma adaptação do livro Fale! da autora Laurie Halsen Anderson, que foi resenhado no blog está semana. Se você quiser saber mais sobre o livro, clique AQUI.

O filme começa nos mostrando Melinda, interpretada por Kristen Stewart, demonstrando sua forma de protesto, e logo de cara já sentimos o golpe pela maneira como esse trauma é mostrado.
A mãe entra no quarto no momento em ela está marcando os lábios, como tivesse costurado, a mãe se espanta, mas ignora o que vê.



Melinda está iniciando o primeiro ano, e se encontra sozinha e totalmente deslocada.
Os alunos a ignoram, ela foi abandonada pelas amigas e ainda tem um professor que adora perseguí-la(sabe aquele professor que sisma com o aluno, que pega no pé?!...pois é, esse mesmo).

A história é contada através de fashbacks, onde vemos o que aconteceu com Melinda numa festa onde estavam vários alunos e colegas, e muitos foram presos, e por conta disso ela ficou marcada, mas ninguém foi capaz de perguntar o que aconteceu.



A partir dessa festa, o mundo de Melinda  virou de ponta cabeça: isolada, calada e angustiada, ela não tem com quem conversar, não tem em quem buscar apoio, começa a ir mal na escola, sua notas caem, e os pais e professores só fazem cobranças.



O filme consegue transmitir a ideia primordial do livro, o objetivo é atingido, a mensagem é passada, mas é claro, que não se compara a emoção da narrativa.

Eu não diria que trata-se de uma adaptação fiel, muitas partes de importância fundamental sobre David e prof. Freeman foram deixadas de fora, situações que ajudaram Melinda a se encontrar e dão um maior sentido a história, enquanto partes desnecessárias foram incluídas. 
Como eu disse, o filme passa a ideia principal, mas os complementos dispensados dão fundamento, sustentam  e servem de alicerce a trama.
Mas com certeza o filme é bom e é uma excelente forma de contemplar o que idealizamos durante a leitura.

Ah, e teve alterações, principalmente quanto ao final.


Trailer




 photo ass_zps351ff495.png

16 comentários

  1. Nossa, Paty, levei até susto com essa imagem dela com os lábios marcados, quase morri de pânico ao pensar que estariam costurados! Pode acreditar, eu já vi um maluco costurar a própria boca no meio de uma peça de teatro... não foi nada legal.

    Bom, pelo menos o filme manteve a ideia principal, já estou me acostumando a todas essas alterações em adaptações, e agora já entra um pouco na minha cabeça que elas fazem parte do processo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que tinha filme! Mexer em algumas partes da história é compreensível, mas mudar o final é muita sacanagem!!!
    A Kristen interpretou legal? O pessoal costuma reclamar da ausência de expressões dela...
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O encaixe da Kristen na personagem foi perfeito Giu, justamente ´por essa ausência de expressões.

      Bjos.

      Excluir
  3. Tem um bom tempo que li o livro, foi uma das melhores leituras de 2013. Graças a você, pude lembrar que há o filme e que eu já havia cogitado assistir, mas tinha esquecido. Já dei uma olhada e encontrei ele inteirinho para assistir online e é o que farei hoje, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fale esta na prirodade da. Minha wishlist. Se tovesse dinheiro, compraria agora.. Mas como n tenho a leitura e o filme vao ficar pra depois!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Eu conheço o livro, mas ainda não li (estou com minhas leituras atrasadas) não sabia do filme, gostei da sua opinião e do trailer. Quero ler antes de assistir :p


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. achei interessante a proposta do filme, acredito que se encontrar em cartaz aqui na minha cidade vou querer ver
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu vi primeiro o filme, comecei a ver sem esperar muito da história e quando terminei fiquei realmente tocada.
    Agora quero ler o livro
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2014/09/resenha-mulher-enjaulada-de-jussi-adler.html

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu fiquei bem curioso com a premissa do livro, então já estou curioso para ver o filme. Adicionei à minha imensa lista de filmes pra ver e um dia eu vou acabar conferindo. Acho que estou começando a enxergar adaptações de outra maneira, tentando separar as duas mídias e aprecia-las de forma igual. Se eu curtir o filme obviamente vou procurar pelo livro.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Paty!
    Nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem do filme. Gostei bastante de saber. Vou procurar ver o filme e tentar entender um pouco da história. Pelo que vi a Kristen continua com as mesmas expressões ou sem elas no caso, mas como você comentou pra esse papel foi perfeito.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OLá!
    Nem sabia que tinha filme desse livro! E pelo jeito é bem antiguinho, né?! A Kristem está com cara de bebê! hehe
    Claro que o livro é sempre melhor que o filme (salvo raras exceções), mas fiquei bastante interessada. Vou assistir!

    Beijos
    Amanda,
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Paty lindona mudar o final e você gostou ? Ainda não li o livro nem assisti o filme, vou ler a resenha para me interar mais quem sabe eu gostei mesmo no filme sendo outro final. beijos lindona

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Não sabia que tinha o filme, estou curiosa para ler o livro, mas acho que vou assistir ao filme antes. Parece ser um filme muito bom!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hey, Paty!

    Acredita que eu não sabia que o livro possuía uma adaptação? Já li diversas resenhas positivas acerca da obra e ela já está em minha lista de futuras compras. Fiquei muito feliz ao saber que, após a leitura, poderei assistir ao filme também! *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Paty esse filme está na minha lista a tempos! Mas está em suspenso justamente por conta o livro, que eu pretendo ler antes.
    Gostei de saber que eles mantiveram a ideia principal e que a passaram bem. As mudanças são inevitáveis, mas espero que eles não tenham feito um final nada a ver.
    Pelo que vi acima esse papel se enquadrou perfeitamente a Kristen, assim como a Bella hahahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Paty, não sabia da existência desse filme!!! Eu não sou nem um pouco fã da Kristen Stewart, mas acho que ela se adéqua a esse tipo de história. Quanto às mudanças, eu sempre considero que o filme é uma adaptação, não uma representação do livro. Não me importo com certas mudanças, contanto que façam sentido e não estraguem a essência da história.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥