13 setembro, 2014

Resenha Fale!


"Livros salvam vidas." 



                                       Editora: Valentina
                                       Autora: Laurie Halse Anderson
                                       Páginas: 248
                                       
Sobre a História e Minha Opinião
Essa história é iniciada por um poema escrito com palavras ou frases curtas retiradas de cartas e emails que foram enviados a autora, de meninos e meninas que precisavam falar sobre as diferentes formas de abuso que sofreram.
E o livro foi a porta, a ajuda que eles precisavam para revelar suas dores, porque eles se identificaram com Melinda
O livro me fisgou logo de cara, nas primeiras linhas com esse texto de abertura, é emocionante, impossível expressar o que senti ao ler fragmentos dessas declarações.

A história que vamos conhecer, começa nos apresentando Melinda e seu drama de a excluída. Sua presença é tratada com indiferença, mas não imperceptível, ela não se encaixa em nenhum dos grupos, e pra  piorar  é odiada pela ex melhor amiga.
Melinda está iniciando o ano escolar, e é tratada pelos alunos do ensino médio de forma hostil, totalmente desprezada e ignorada por ter tomado uma iniciativa que muitos julgaram desnecessária e egoísta, e decidiram condená-la por isso sem ao menos saber o real motivo de tal atitude.
"É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico...Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer." pág 22

E a partir disso, ela se fecha completamente, evita conversar por acreditar que ninguém quer saber o que desencadeou sua atitude, ninguém se importa, ninguém se interessa...só que algo aconteceu e ela tem muito o que falar.
Mas o que levou Melinda tomar uma atitude tão radical? O que teria acontecido?
Que segredo perturbador Melinda esconde?
"...na maior parte do tempo, assisto os filmes de terror que passam no interior das minhas pálpebras." pág 67

Isso é tudo o que conto sobre a história, porque aqui tudo tem grande importância e os fatos são revelados aos poucos, e foi dessa forma que senti o impacto do assunto tratado, e eu não quero tirar isso vocês.

A narração é feita em primeira pessoa, pela protagonista como se fosse um diário, o livro é dividido em avaliações, ao todo são 4, e cada avaliação tem pausas separadas por palavras ou frases curtas, e grande parte do tempo ambientada na escola. 
A autora desenvolveu a história com tanta habilidade que nos sentimos a própria Melinda: os sentimentos, medos, agonia e insegurança da personagem são palpáveis. 
A capa e a diagramação estão lindos, perfeitos, e totalmente apropriados a história. A Valentina como sempre tendo esse cuidado e capricho com suas edições.

Os pais de Melinda estão tão absorvidos por seus problemas pessoais e crises conjugais que não percebem o que está acontecendo e a dimensão do problema por qual a filha passa, pra eles não passa de um mero chilique ou revolta adolescente....e é impactante e comovente ver Melinda se isolar, é desesperador ver toda sua agonia e vontade de explodir, mas por achar mais seguro, ela silencia.
"A censura é filha do medo e mãe da ignorância." pág 239
Melinda tem um humor ácido e essa acidez se aplica igualmente com todos que a cercam e até consigo mesma....mas não se esqueçam de que ela praticamente não se comunica, então essas piadinhas são internas, dela com ela mesma.

Não posso deixar de falar também sobre um personagem que pra mim teve uma participação importantíssima: o professor Freeman que teve muio tato, sensibilidade e delicadeza necessários pra perceber e lidar com a situação de Melinda.

Preciso alertar vocês quanto ao final: ele pode ser frustrante para alguns, não que seja um cliffhanger, mas por ser um final interativo, digamos assim, o desfecho fica por sua conta, você conclui a história.
No final do livro tem um extra onde a autora conversa conosco e explica o porque daquele final indefinido como ela mesma caracteriza. Pra mim esse desfecho foi completamente compreensível e aceitável, eu até gosto de desfechos assim porque eu passo horas 'trabalhando' a história na minha cabeça.
O livro traz também uma entrevista com a autora, e ela fala um pouco sobre como surgiu Melinda, sobre a adaptação cinematográfica e como foi ter o retorno daqueles que se identificaram com a personagem.

Esse é um livro que oferece inúmeras possibilidades de discutir o assunto abordado, e ele é preparado pra isso trazendo propostas de debate, é um ótimo livro pra ser trabalhado com adolescentes, e também nos permite fazer essa reflexão internamente. Eu amei, terminei a leitura e passei alguns dias retornando as propostas pra esmiuçar cada detalhe sugerido( acho que aqui eu me empolguei um pouco, e deixei a Paty educadora entrar em ação rsrs).
Essa é uma leitura super indicada, leiam assim que possível, não percam a chance de conhecer a força dessa história.
"Nunca ouvi um silêncio mais eloquente." pág 73


Avaliação:


















 photo ass_zps351ff495.png

51 comentários

  1. Adorei a resenha! Escreve muito bem (:
    Beijo!

    http://evolucaoliteraria.blogspot.com.br/2014/09/resenha-provocante.html

    ResponderExcluir
  2. poxa que livro intenso! regado de emoções que me deu muita curiosidade e vontade de ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Paty!!!

    Eu gosto muito das suas resenhas, são super completas e sempre instiga a vontade de ler, essa não foi diferente, livros que nos fazem pensar e querer debater o assunto são incriveis :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive curiosidade sobre esse livro, ótima resenha!!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Valentina tem feito edições ótimas né? é muito capricho! Sua resenha só me deixou ainda mais curiosa para conferir o livro, me parece ótimo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty, tudo bem?

    Comprei esse livro recentemente. Imagino que seja uma leitura bem densa. É muito ruim se sentir excluida, não amada... o livro é bem curtinho, mas a leitura deve ser edificante. Espero ler em breve

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Paty, tudo bom? Se eu já estava louca por este livro, agora mal posso esperar! Se já me emocionei lendo sua resenha, imagina realizando a leitura?! Confesso que o que mais chamou minha atenção é o fato de que o livro te conquistou desde o início! Gosto de livros assim e confesso que só fiquei meio receosa quanto ao que você disse sobre o final! Enfim, parabéns pela resenha muito bem escrita ^^"

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oi paty

    Sempre tive muita vontade de ler esse livro, ele parece ter o tipo de história que marca e nos muda de alguma forma.
    Finais interativos me incomodam um pouco, mas talvez o fato da autora falar o porquê me deixasse um pouco mais conformada.
    É um livro que há tempos desejo na minha estante e espero conseguir em breve.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e esse livro me interessou, acho que é esse livro que tem um filme com a Kristen mais não consegui assistir.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paty!

    Se não me engano, já ouvi falar sobre esse livro! Me parece ser ótimo e bem emocionante! Adorei sua resenha! :)

    Abraços

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, mas a premissa do livro não me chamou tanto a atenção.
    Já ouvi falar que não é tão bom, e que é bom... meio confuso isso rs.
    Acho a capa desse livro bem intrigante.
    Resenha #166 - A Namorada Do Meu Amigo - Graciela Mayrink.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Paty!
    Que incrivel este livro, amei!
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Gosto de livros com temas fortes e dramáticos, então com certeza leria este. Essa foi uma das poucas resenhas dele que eu li, mas já fiquei super curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty, ótima resenha.
    Acredita, que eu não fazia ideia que este livro, era o que deu origem para o filme O Silêncio de Melinda?
    Tenho algumas amigas que super indicam o filme. Dizem que é muito bom e tal, mas ainda não assisti. Agora lendo sua resenha é que fui me ligar... kkkk
    Com certeza agora ela vai para a minha lista de desejados, e assim que der vou ler e conferir esta história que mexeu com você.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha gostei bastante da sua resenha, mas tenho que confessar que o livro não me chamou muita atenção. Eu sinceramente gosto mais de romances e estou nessa fase agora, mas quem sabe eu ainda tenha a oportunidade de ler sem julgar, até porque a história pode ser boa né? Enfim...

    Se cuida linda...Saudades de passar aqui
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty, gostei muito da sua resenha. Esse livro me emocionou demais, assim como você, logo no poema do início. A forma como a autora encontrou de tratar o assunto foi incrível, e por vezes eu senti o sofrimento da Melinda. Gostei muito do prof. Freeman, ele teve uma importância fundamental na história, e no desenrolar da situação da Melinda. Achei que o final coube muito bem.

    Também acho que esse deveria ser um livro usado nas escolas, ele é super didático e o modo como a autora escreve é incrível. Fora que todo o trabalho da editora Valentina está impecável.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Nossa, já li resenhas muito boas sobre este livro e só pelas suas quotes já me arrepiei. Realmente o silêncio é uma arma a favor do abuso. Precisamos incentivar as crianças a comunicar este tipo de abuso!
    Muito boa sua resenha!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Paty =)

    Eu li este livro e adorei. A força da mensagem que passa, além da luta de Melinda por soltar sua voz e se encontrar é incrível. É um livro que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, e para todos, de qualquer idade.

    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  20. oi, tudo bem?
    acabei de comprar esse livro, é um que desejo a muito tempo. Infelizmente eu já sei qual é o motivo de Melinda não falar, porque o trailer da adaptação, O segredo de Melinda, tem esse furo gigantesco, aff.
    Fiquei bem curiosa sobre o final, pelo que você falou.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Desde que lançou esse livro que fiquei com vontade de ler, mas acabei esquecendo acredita? Ainda bem que sua resenha me lembrou hehehe. Eu li um livro da autora e gostei bastante da escrita dela, principalmente por ela abordar assuntos difíceis.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Oie Paty!!!

    Ahhh agora eu vou ter que comprar esse livro, estou aqui mega curiosa para saber o que aconteceu com Melinda e porque desse hostilidade dos amigos de escola com ela...
    Pelo que vi em sua ótima resenha, o livro é surpreendente. Anotado na lista!
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito da leitura do livro, mas nunca tinha me atentado ao final... Para mim ele se encaixou tão perfeitamente, com toda a situação, com a personagem, com o que a gente espera (ou não), que se fosse algo mais especifico, não sei se iria gostar tanto da história... Porque o livro ja nos esclarece que estamos acompanhando uma parte da vida de Melinda, e é exatamente isso que o final propõe! Enfim, esse livro me atingiu de diversas formas, e é definitivamente um queridinho na minha estante... As surpresas, a cabeça dela,a vontade de abraçar Melinda e metralhar todos ao seu redor... Eu me envolvi tanto que chegava a mudar meu humor no dia! =P Sim, tenho problemas, mas com certeza é um livro que deve ser lido por todo mundo, trabalhado em escolas, em casa... E vamos comentar também, aquele poema no inicio? O livro todo é muito forte, e necessário.

    ResponderExcluir
  24. Paty. A Editora Valentina tem publicado livros bem polêmicos e impactantes, ultimamente. Proibido é um dos exemploss e pelo o que eu vi de sua resenha, Fale também. Eu sou muito sensível com esse tipo de livro, já entendi que se trata de algum tipo de abuso e eu sou bem mesmo sensível com isso, eu sofro com o personagem me imaginando em tal situação. Mas, o livro parece muito bom, eu gosto muito de livros que tem entrevistas no final e ajudam a entender o processor craitivo.

    ResponderExcluir
  25. Admiro muito a escrita da Laurie Halse Anderson, e gostei muito do "Fale!" quando o li, mas não sei,hoje, á distância, acho que prefiro o "Garotas de Inverno", ele me parece um tanto quanto mais aflitivo. Concordo com você de que o final é um tanto aberto, mas sabe que eu prefiro que a autora não mexa na história, acho que já sabemos o que era preciso sobre Melinda, não sei até que ponto um eventual novo livro acrescentaria á situação...

    Excelente resenha ;)

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Confesso que quando vi a capa não me senti muito atraído, mas depois de tanto mistério em volta do que aconteceu com a protagonista até fiquei um pouco interessado. Esses temas sempre me chamam a atenção e quase sempre me cativam na leitura. Também gosto de finais deste tipo, acho que não me decepcionaria com relação à isso. Só não curto muito primeira pessoa, então ainda não decidi se realmente vou ler. Mas anotei a dica e quem sabe acabo lendo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Paty!!
    Sou doida para ler esse livro!
    Já perdi a conta de quantas resenhas sobre ele eu já li e, minha curiosidade só aumenta. Esse deve ser daqueles livro que, mesmo tratando de assunto delicados (que nos tiram de nossa zona de conforto), apresenta coisas sobre as quais precisamos falar. Esse tipo de livro diz o que precisa ser dito e nos abre os olhos, né?!
    Quero muito conhecer a Melinda e entender tudo pelo que ela passa.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Nossa que resenha! Você me convenceu a ler esse livro, simplesmente parece ser incrível e me arremete algo familiar.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, adorei sua resenha, conheci o livro nos vlogs no youtube mas não sabia que ele tratava de um assunto tão polêmico, eu estou bem ansiosa para lê-lo e depois da sua resenha mais ainda....só tem uma coisa que não curti muito, um livro com o final incerto, eu gosto quando o livro tem um desfecho, porque senão fico louca tentando fazer um desfecho próprio,kkkkk.

    Enfim, amei,adore a sua resenha, ficou ótima.


    bjs

    ResponderExcluir
  30. Paty-flor,
    Que resenha linda. Eu adorei! Interessei-me por esse livro tão logo soube do seu lançamento. Confesso que minha formação em psicologia me fez desejar colocar minhas mãozinhas sobre ele, mas meu carinho por histórias que nos cativem também se somou a isso (rs). Eu adorei saber que o livro nos presenteia com um enredo que aproxima o leitor dos problemas da protagonista. Isso é muito importante… <333 Espero ter a chance de ler o livro o quanto antes.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Paty, que estimulo você me deu agora!
    Fale! está na minha lista a muito tempo, mas sempre acabo deixando a aquisição dele para depois.. Já li Garotas de Vidro da mesma autora e não espero menos do que uma leitura densa, daquelas onde preciso parar para respirar antes de prosseguir.
    Os quotes que você escolheu foram ótimos. Parabéns pela resenha =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  32. Eu tô namorando esse livro há um bom tempo, mas o danado nunca entra em promoção pra eu comprar. :(
    A Valentina sempre dá um show na parte gráfica, e eu me apaixonei pela capa assim que vi. Quando fiquei sabendo o tema, me interessei ainda mais. E agora que descobri sobre o final, quero muito ler. Logo que concluo a leitura, fico meio chateada com o final aberto, mas depois reflito e costumo gostar.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Paty! Já li algumas resenhas de Fale é quero muito ler esse livro, a história é bem emocionante. Não sabia sobre esse final alternativo, e agora fiquei mais curiosa para saber o que acontece. Não sei se você sabe, mas o filme O Silêncio de Melinda é baseado nesse livro. Não assistir porque quero ler primeiro o livro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty,
    Excelente resenha, me convenceu a ler esse livro, até porque é importante a gente ler e se conscientizar do que acontece e o que sente essa meninada.
    bjs.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty,

    Eu sempre li muitas resenhas do livro, mas não consigo me sentir chamada pelo livro, acho que não consigo formular um historia na cabeça sobre o livro, não sei, acho que quando eu pegá-lo pra ler alguma vez aí vou conseguir entender o livro.

    Mayla

    ResponderExcluir
  36. Oi, Paty.

    Muito boa sua resenha. Tenho muita vontade de ler o livro e sua resenha me deixou curiosa. GOsto de livro emocionantes

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Paty! Também achei muito palpável tudo o que a Melinda sente, e com certeza fiquei pensando muito sobre o livro quando terminei a leitura! O assunto realmente mexe com a gente, me deu um desespero ao ver estatísticas e descobrir o quanto a situação é comum! Normalmente não curto finais indefinidos, mas com o desse livro não tive problemas. Acho que todo mundo devia ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  38. Paty!! Devo dizer que lhe amo (kkk) e agradecer por uma resenha tão bem argumentada, sabe a quanto tempo estou desejando esse livro?? A minha paixão por ele começou quando vi uma resenha no blog Garota It da Pâm gonçalves, mas a resenha dela foi tão curta e resumida de mais que não deu de sacar do que realmente se tratava o enredo, a historia desse livro deve ser mas emocionante do que eu imaginava, e quando você diz que o enredo nos aproxima da protagonista só fez aumentar mas a minha cobiça por esse livro. Resenha maravilhosaaaa!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Paty,
    Que temática delicada nesse livro. Imagino que esse poema seja arrasador e fiquei com muita vontade de ler o livro. Sua resenha me deixou muito intrigado, sobre a vida da Melinda e o que aconteceu com ela. Recentemente li "a cor do leite" que possui esse final interativo. O leitor conclui o que entendeu, sem que a autora defina o curso e resultado da trama.
    Achei muito legal tudo que você mencionou e deixou de mencionar (me deixando muito curioso). Espero que eu tenha oportunidade de ler, logo!

    Linda resenha, Paty <3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi, Paty!

    Adoro livros que abordam temas polêmicos e que fazem com que nós, leitores, tomemos conhecimentos das atrocidades que acontecem todos os dias nas vidas de diversas pessoas espalhadas pelo mundo... e que uma dessas pessoas pode ser alguém que conhecemos, mas que, por medo e vergonha, acaba reprimindo e escondendo tudo isso. Estou com muita vontade de adquirir meu exemplar assim que possível. Creio que será uma leitura muito emocionante e até mesmo reflexiva.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Muito boa sua resenha! Não conhecia o livro mas gostei muito da temática, gosto de histórias que se confundem com a vida real e podem acontecer com qualquer um. Fiquei curiosa com o final, quero ler para ter a minha própria impressão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Ola Paty esse final que escolhemos fico sempre com o pé atrás sou fã de finais felizes kkkk, mas fiquei bem curiosa com o livro e essa interatividade .Vou ler para fazer o final beijos lindona

    ResponderExcluir
  43. Oiii Paty. Jah tinha ouvido falar no livro, mas n sabia exatamente do que se tratava. Pelo jeito esse eh um daqueles livros que todos nos deveriamos ler não eh? Para fazer pensar e refletir.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Paty, que resenha mais linda!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, e a sua opinião foi capaz de me fazer desejar o livro. E quero saber mais sobre Melinda :D
    Acho que ainda não li um livro que o final eu pudesse escolher, e isso me deixou um pouco intrigada rsrs Com certeza Fale! entrou para a lista de desejados .

    Adorei/amei a sua resenha <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  45. Oi Paty!!!
    Eu estou louca para ler esse livro, desde que li a resenha da Pah do Livros e Fuxicos, eu amei a sua também eu definitivamente tenho que ler, acho que já nos relatos, eu ia me debulhar em lágrimas, não sei se o final ia ser frustante ou não para mim, só lendo mesmo! Parabéns pela resenha!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  46. Eu já tinha visto esse livro por ai, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele, então não sabia muito bem do que o livro se tratava, uma porque ele nunca me chamou a atenção e outra porque não vi ninguém comentando sobre ele. Mas agora lendo sua resenha fiquei pensando que o livro deve ser lindo, só que não poderei ler ele tão já :(

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  47. Oii Paty
    Já vi vários blogs falando desse livro, e a cada resenha eu fica cada vez mais curiosa e com vontade de ler. Gosto desses tipo de livros, que abordam temas fortes.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Oi Paty, tudo bem?
    Sempre tive um certo preconceito em relação a Fale!, mas sua resenha despertou em mim o interesse em conhecer a obra. Fiquei com o coração apertado ao ler a descrição da vida de Melinda, e sei como é sentir-se isolada de todos e não fazer parte de grupo algum; como se ninguém te enxergasse. Acho que vou dar uma chance para esse livro e espero não me arrepender. Obrigada pela dica maravilhosa ♥

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  49. Olá Paty, tudo bem?

    Não gostei nadinha de saber que o final do livro ficou em aberto. Prefiro algo concreto, porque minha imaginação não é lá muito boa, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Oi, Paty!
    Adoro livro assim. Não conhecia ele, mas adorei sua resenha.
    Quero MUITO ler!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Paty, a Valentina arrasa, né? Tenho MUITO interesse nesse livro, já li diversas resenhas positivas e pretendo procurar esse e-book, já que não cabe mais nada na minha estante. Definitivamente, um livro que entra na lista de desejados e que promete render muito! Quando eu ler, vou aproveitar e procurar o filme também, cuja existência só tomei conhecimento aqui no seu blog hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥