08 outubro, 2014

Opinião Aleatória: Ressaca Literária...O que fazer?



Oi gente...como estão?
Então, como eu comentei no post de ontem, eu não tenho lido nada, já estou entrando na segunda semana de uma ressaca que parece não querer me deixar.
Já troquei o livro, já mudei o gênero, mas simplesmente nada flui, não tenho vontade de ler.
Passo pela minha estante, paro, namoro os livros, escolho, folheio, até leio algumas páginas, mas a leitura não desenvolve e acabo devolvendo o livro pro lugar.... pois é, estou assim.





Dizem que ela costuma aparecer quando terminamos um livro que nos pega de jeito, que envolve e conquista, ou quando ocorre o excesso de leitura, ou até mesmo a repetição sucessiva de um gênero, mas esses fatores não se enquadram comigo, no meu caso acho que é o cansaço mesmo.


E o que fazer diante de uma situação catastrófica como essa?



Ler contra vontade não funciona, o livro vai se tornar um martírio, não vou conseguir absorver o que o autor propõe e com certeza, a consequência será minha opinião negativa sobre o que li, isso não é justo com a história, com o autor e com o leitor. E o principal: ler forçada perde o propósito da leitura, que é divertir e entreter, torna-se coisa sem sentido.

Eu tenho evitado pensar no problema e ficar martelando isso na cabeça, porque sempre fico me cobrando e me preocupando com leituras que estão atrasando e acumulando. 
Pra me distrair to assistindo filmes e séries, duas coisas que gosto muito e quase não faço. E desse jeito vou levando, só espero que essa ressaca não dure meses.

Eu fiz esse post pra compartilhar o que estou sentindo no momento, e porque 
eu quero saber de vocês:

- Já passaram por uma fase assim?
- A ressaca foi causada por algum livro? 
- Como passaram por esse período?

O que fazer pra se livrar desse obstáculo que impede minha vida literária de seguir normalmente?


Vou aguardar ansiosa cada comentário, cada opinião sobre o assunto, conto com vocês.




 photo ass_zps351ff495.png

41 comentários

  1. oi Paty, quem nunca sofreu uma ressaca? eu mesma as vezes leio vários livros seguidos e depois parece que minha mente não é mais a mesma, por isso de agora em diante sempre leio um de livraria, um de banca... ajuda a refrescar a mente!
    eu também como chocolate, pois me acalma, doido eu sei, mas quando to com a ressaca procuro outras coisas que me deem alegria! as vezes sento no meio de livros que quero ler e vou folheando aleatoriamente, lendo trechos e vendo se algum me desperta curiosidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, tudo bem?

    Relaxa, direto eu sinto isso e sabe o que eu faço? Não leio! De vez em quando cansamos um pouco e precisamos de descanso. É normal, não se desespere. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hello, Paty! Já passei por diversas ressacas. Ás vezes não foi causada por livros bons não, ás vezes veio sem avisar. Claro que depois de ler livros grandes, parece que fico um bom tempo sem conseguir entrar por inteiro em outra história. Estou enfrentando uma agora, junto no mês do Horror, mas estou seguindo. Uma coisa que faço pra tentar derrubá-la e pegar alguns livros, no meu caso três, e lê-los conforme a ordem da minha vontade. Um dia leio um, outro dia outro, outro dia um pouco de dois, outro um pouco dos três e assim vai indo, quando vejo, terminei os três e estou pronto para entrar num único só com toda a vontade e animo. Tente isso.
    Bjs

    Com expectativa,
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
  4. Paty, flor tudo bem?
    Eu estou passando por algo parecido... já faz um tempo que nenhum livro vai pra frente. pego começo a ler, mas parece que a história não desenrola, ja´tentei de tudo...
    Acho que pelo fato de lermos muito e constantemente acaba causando isso. Minha leituras estão todas atrasadas...rs
    As vezes é preciso parar respirar e relaxar,, né?
    Infelizmente minha ressaca já está bem longa e não sei mais o que fazer...Se tiver alguma ideia me avisa tb???

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd

    ResponderExcluir
  5. eu passo por isso as vezes,geralmente passo no maximo uma semana sem ler e depois volto a ativa como se nada tivesse acontecido.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. infelismente eu sei o que é isso ei tb estou a augum tempo sem ler e pode crer e horrivel!!
    bjão!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paty.

    Eu tenho umas ressacas das "brabas", tanto é que já fiquei meses sem vontade de pegar um livro para ler. Nunca foi causada por um livro especifico, mas acredito que pelo cansaço. Uma época que eu trabalhava e estudava e estava sempre estressada; Por mais que eu quisesse pegar um livro para ler não conseguia.

    Para mim o que funciona de verdade é ver séries/filmes. São coisas que eu amo fazer e quando me canso de ficar assistindo ou vou e leio. Acho que pode ser importante intercalar um e outro: Uma semana se dedica a leitura e outra em série; e faz maratonas (isso se estiver com tempo disponível e nem sempre é assim).

    Se nada der certo, enquanto a ressaca não passa, procura um novo hobby: Fotografar, desenhar, tricotar... :D

    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Página pessoal:
    . Fbook

    ResponderExcluir
  8. Já passei sim, e inclusive, estou em uma agora :c
    Meu caso está sendo um pouquinho parecido com o da Silviane, mas já tive várias por causa de livros específicos. Bom, tenho tirado esse tempo para atualizar seriados, filmes e etc.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paty!
    Sim! Já tive muitas ressacas literárias e agora mesmo estou passando por uma. Não foi por causa de outros livros, mas acho que quando leio vorazmente algum livro fico com preguiça no próximo, acho q foi isso que aconteceu comigo!

    Gostaria de saber se você faz parceria.
    Se sim, entra em contato por favor!
    E-mail: Daiana.lourdes81@gmail.com
    Blog: http://neuroticaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paty, que tenso heim amiga? Já passei por algumas ressacas, mas a mais braba foi uma que durou 3 meses. Para minha sorte, o blog ainda estava no começo e não tinha tantas parcerias e nem as cobranças. Mas, comigo acho que a ressaca acontece por excesso de atividades. A mente cansa mesmo. Tem épocas que fica difícil pra mim dar andamento nas leituras e vira e mexe estou com resenhas atrasadas no blog.
    Apesar do desespero que isso me dá, tento não focar muito nisso e tento deixar que a vontade surja naturalmente. Espero que a sua passe logo amiga.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Mês passado tive uma grave!! rsrs. Não conseguia me concentrar em nada.
    Aí li um de crônicas mais juvenis e depois outro muito engraçado.
    Pronto. Passou.

    Porém estou lendo um livro incrível e saboreando cada palavra. Estou lendo Saco de Ossos e saboreando cada palavra. E sempre quando isso acontece, vem ressaca em seguida.

    Ou seja, semana que vem talvez eu tenha outra receita! rs.

    Adorei o post!!!

    Bjksssssss


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Paty, sou a rainha das ressacas literárias por diversos motivos. As vezes é por falta de tempo, falta de interesse, repetir gênero, etc, etc, etc - poderia fazer uma lista interminável, acredite em mim - e o que eu faço é... Nada. Mentira. Eu saio para me distrair. Vou dançar com as amigas, ver uns gatinhos e dar muita risada. Descarregar toda a energia negativa acumulada. Quando estou com preguiça de me arrumar para sair, coloco o pijama, um balde de pipocas e filmes pra que te quero. Séries e músicas ajudam também. Eu me cobro muito quando não dou atenção para o blog, mas as vezes o cansaço é maior. Então o mais legal em fazer é... Se distrair. Acho que é a melhor sugestão. Espero ter ajudado.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paty!
    Ja passei por essa ressaca!! Isso passa, ufaa!
    Não lembro como aconteceu e do mesmo jeito que veio me recuperei. Fiquei um bom tempo sem ler nada, é um horror.
    Enfim, até faz bem essa ressaca, descança a mente.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. amei a Raven ali hauhaua complicado quando acontece essa ressaca o jeito é ter foco!

    amei o blog

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty, realmente nunca passei por uma situação assim. Acho que forçar também não adianta, pode até te deixar mais desconfortável. Você já mudou de gênero como disse, mas já tentou um infantil, daqueles simples só para rir? As vezes a leveza que encontramos em um infantil resolve...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a ideia da postagem! Também passei por isso várias vezes, nem me lembro quais livros foram os causadores desta ressaca haha
    Bom, quanto estou desse jeito, que nenhuma leitura flui, eu geralmente não tento ler nada mesmo, vou assistir alguma série, ouvir música, fazer outras coisas e dou um tempo mesmo. Na maioria das vezes, quando eu pego o livro que abandonei novamente, acaba sendo ótimo. Concordo que ler por obrigação é horrível então o jeito é deixar mesmo haha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Paty e como já passei fases assim, quando gosto horrores do livro sempre me vem a mente a trama, personagens e ai fico comparando com o livro que estou lendo . Parar de ler por todo esse tempo não consegui não. Tenho certeza que logo sua ressaca vai passar e voltar a ler livros maravilhosos. beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty,
    Que chato! Sempre que isso acontece comigo eu volto a ler algum livro que eu gostei mto, mas que não me deixou com ressaca - se não acho que corro risco de entrar numa ressaca eterna - hahahahahahahahaha

    De qualquer forma é bom respirar, se agora vc nao quer ler, é um bom tempo para descobrir novos gostos, músicas, filmes.. enfim.. acho que depois o ritmo volta!! Mas fiquei curiosa, qual livro te deixou com essa ressaca toda???

    Adorei o blog, já to seguindo para não perder nada! :)
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty!
    Tenho ressacas literárias sempre e isso me deixa toda desorientada. rs
    Geralmente eu não tento ler um livro, já que não vou conseguir a frente mesmo. Pra não ficar parada, leio contos. Sempre compro vários na Amazon (a psicopata dos contos, essa sou eu) e vou lendo. Como são curtos não corro muitos riscos. Começo a ler e, antes da vontade de largar aparecer, já terminei.
    Também tento ler infanto-juvenis daqueles bem fininhos e divertidos. Não funcionam tão bem como os contos, mas ajudam.
    Beijos e espero que essa ressaca passe logo. :)
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  20. Eu já passei por isso, acho que foi por excesso de leitura. Quando isso acontece eu dou uma semana depois procuro um livro;/e-book bem leve e com poucas páginas e depois que terminou já estou com mais animo para ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já passei por algumas ressacas literárias, mas elas não duraram mais do que alguns dias. Às vezes elas acontecem depois de um livro muito bom, é muito chato, pois eu quero ler mas nenhuma história me anima. No momento, estou lendo de tudo, não estou com essa ressaca literária, ainda bem!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  22. Oii,

    Ressaca literaria eu não lembro de ter tido... Mas assim, ultimamente eu tenho recebido muito mais livro do que tempo para ler, dai as vezes eu deixo de lado porque como você mesmo disse, ler por obrigação não rola, preciso ler com calma e em paz... Mesmo que atrase.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Passo muito por isso. No meu caso, falta de tempo e vontade maior de assistir filme contribuem ainda mais pra eu deixar as leituras de lado. Mas sempre tento me policiar pra ler quando estou apenas com vontade e não obrigado. É verdade que já tentei me obrigar a levar leituras a diante mas vi que não valiam a pena, também já demorei meses pra concluir uma leitura desgastante. Enfim, acho que devemos mesmo não ler quando entrarmos em ressaca literária, pois uma hora a vontade de ler vai voltar e tudo fica bem.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  24. Comigo aconteceu por excesso de leitura. Acabo correndo certas leituras de parceria e aí me canso. Eu fiquei triste e não conseguia seguir adiante. Então tentei trocar o gênero e ir para algum diferente. Sempre troco o gênero dos livros para não enjoar. O legal é que se ficou assim, o melhor é esperar mesmo, não adianta insistir.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  25. Dificilmente fico com ressaca literária, mas lembro de uma que eu tive que passou mais de 2 meses, isso mesmo, sem mentiras! Aconteceu depois de um livro maravilhoso que eu não queria esquecer e nem me desprender. E por mais que eu me esforcasse numa nova leitura nada fluía, vire e mexe a antiga leitura voltava e tudo embotava. O jeito foi ter deixado as coisas acentuar e a saudades por uma nova leitura falou mais alto. É dar tempo ao tempo e distrair a mente, Paty. Hahahaha! Espero que passe por esse período e volte com tudo :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Eu não tinha essa de ressaca literária, mas de uns tempos para cá comecei a ter, acho que foi porque comecei a ler mais, culpa do excesso de leitura, porque nem sempre tenho ressaca depois de um livro bom, às vezes é depois de um livro que para mim não foi bom. Ai no caso, eu tento relaxar, fazer outras coisas e pegar outro livro, nem sempre dá certo, às vezes não consigo prestar a atenção na história, mas às vezes dá, pois o livro me prende e me traz de volta para o mundo da leitura kkkk Enfim, infelizmente eu acho que para a ressaca literária não tem uma cura certa, cada um consegue curar ela de um jeito :c

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Paty!! Sim, eu já passei por uma ressaca literária, felizmente durou "só" duas semanas... no início fiz umas tentativas de leitura, mas vi que nada funcionava, e aproveitei para fazer como você, vi filmes e séries, já que raramente tenho tempo para isso. Um dia, misteriosamente, me vi morrendo de vontade de pegar um livro na estante, peguei, e aí voltou a vida normal... rs... Espero que essa vontade surja logo para você também. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca tive ressaca pós-livro, pelo contrário, pode ser muito bom ou muito ruim que eu sou capaz de pegar outro assim que eu terminar um. Mas às vezes passo por isso de não querer ler, e aí o lance é distrair a cabeça mesmo. Uma coisa que dá certo comigo é pegar um livro nada a ver, que nào seja de parceria, que não esteja na fila de leitura. Aí vou despretensiosa e acabo conseguindo ler.
    Melhora logo dessa ressaca!!!
    Beijinhos!
    Giulia- www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  29. Amei o post Paty!
    Quando eu estou de ressaca, fico uns 3 dias sem ler e passa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  30. Aconteceu comigo no carnaval. Eu crente que ia ler um monte de livros e acabou que não consegui ler nenhum. Acho que o meu foi canseira também, pois, não tinha lido nem um livro marcante antes. A solução foi assistir. Bati meu recorde de filmes hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  31. Oi Paty!
    Me identifiquei muito com seu post, pois estou passando por situação semelhante. A leitura que era um hábito prazeroso para mim já não é a mesma coisa, as leituras não fluem, já não consigo imaginar os personagens e cenários e nem leio a mesma quantidade de livros que lia antes, recorro aos quadrinhos que também gosto muito, mas ainda assim sinto falta de me envolver com a historia de um bom livro! Até com o blog já parei :/
    So espero que essa fase não dure muito tempo nem para você e nem para mim!
    Abraço
    Claudinei

    ResponderExcluir
  32. Oi Paty!
    Me identifiquei muito com seu post, pois vivo situação semelhante! Não estou mais conseguindo ter o mesmo ritimo com a leitura, não estou conseguindo imaginar personagens e cenários, tudo que pego pra ler fica se arrastando, recorro aos quadrinhos que também gosto muito, mas ainda assim sinto falta de me envolver com um bom livro! Até com o blog já parei! :/
    Espero que essa fase passe logo tanto pra você quanto pra mim!
    Abraço
    Claudinei

    ResponderExcluir
  33. Oi, Paty! Já passei por várias ressacas literárias! Uma delas foi quando terminei a trilogia Jogos Vorazes e mais recentemente quando terminei "Os Instrumentos Mortais"! É bem ruim, viu? Tento ler outros livros mas continuo pensado nessas histórias e na forma como elas acabaram! :( rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty,

    Acho que nunca sofri uma ressaca como você tá tendo, espero que passe logo né? Quando passei por uma ressaca, consegui abandoná-la lendo um livro de gênero diferente funcionou, outra vez resolvi que ela iria me dominar e passei quase uma semana sem ler, mas depois passou.

    Mayla

    ResponderExcluir
  35. Oi,

    ressaca literária é uma coisa difícil, viu! Espero que a sua passe logo. Normalmente tenho ressacas nas férias, quando me permito relaxar completamente, aí acabo desanimando a ler qualquer coisa. O que é engraçado, porque quando estou muito ocupada ou atolada de coisas para fazer, aí que fico louca para ler tudo, mas quando tenho tempo de sobra, acabo não lendo nada. Concordo com você que se forçar a ler é pior, então continue fazendo outras coisas, vendo filmes, séries, descansando, que a vontade de ler vai voltar naturalmente!

    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Patty passei por uma ressaca literária uma única vez e acredito que foi por dois motivos: a) tinha acabado de terminar um livro com uma carga emocional esmagadora, b) eu estava passando por um momento muito estresse. Dai foi difícil me apegar a uma próxima leitura. Comecei vários, sem avançar muitas páginas, até que encontrei um leve e divertido e finalmente me resgatou.
    Ler obrigado é muito ruim e por diversas vezes dei uma pausa nas leituras por estar fazendo isso. não que eu não quisesse ler, só que eu não estava me dando tempo de assimilar cada leitura. Terminava um, emendava outro.. isso é cansativo demais e pouco produtivo.
    Ultimamente estou a mil com meus TCCs (sim, são praticamente dois) e decidi que só irei ler algo que estiver com muita vontade. Eu tenho pouco tempo para ler e quando pego no livro normalmente estou exausta. Quero algo para me relaxar, distrair a mente.. e principalmente, que eu não seja obrigada a resenhar. O ritmo está lendo, mas está sendo bom esse 'descanso' depois de um ano e meio de blog.

    Espero que sua ressaca passe logo! Mas evite pensar nisso. Quando surgir a vontade de ler aquele livro, vá lá e inicie a leitura.. Se rolar ótimo, são não deixa estar rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  37. Oie Paty
    A ressaca literária abate todo blogueiro rs
    Eu vivo tendo as minhas, e geralmente é depois que leio uma história muito boa, e as outras não parecem chegar aos pés, sabe?
    Quando isso acontece, tento pegar um chick-li. Geralmente um livro engraçado sempre me faz querer dar risada, e ler sem parar.
    Melhoras ai, e espero que o próximo livro te fisgue de jeito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  38. Oii Paty! Forçar a leitura é ainda pior. Não gosto de sentir que leio por obrigação, afinal temos que ler por prazer. Dê um tempo nas leituras, as vezes é só preciso espairecer e descansar a mente de tanta informação. ;)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Oi, Flor! Tudo bom?
    Te entendo por esse lado, acho que a ressaca vir por ler demais acho difícil, eu apostaria no fato de ler livros de parceria. Chegou uns tempos atrás que eu estava muito cansada, estava lendo livros apenas de parceria e eu senti que minhas leituras não estavam sendo espontâneas. Tenho quatro prateleiras cheias de livros e não podia escolher porque tinha outros já. Cheguei a quase desistir do blog, as leituras não estava mais acontecendo por prazer, mas ai esfriei a cabeça e tudo melhorou.
    Acho que talvez, você descansar um pouco, dar atenção pra séries e filmes pode te ajudar a sair dessa, as vezes você só está cansada mesmo e nenhuma leitura no momento é atrativa para você. Odeio quando isso acontece. Estou lendo um livro agora em um ritmo super lento, mas não vou desistir, vou ler até o final! Espero que você consiga voltar logo com os livros, é só relaxar que tudo vai fluir!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  40. Ei PAty!
    Nossa super já aconteceu comigo!
    Geralmente pq eu repito muito genêros!!
    Espero q saia dessa!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  41. Paty, eu achei que fosse passar por isso depois da minha maratona, mas aconteceu o contrário: eu queria continuar lendo o máximo possível! Depois, eu li um livro maravilhoso e não sabia mais o que ler depois, precisei pegar no tranco para superar minha ressaca. O que eu aconselho é:

    Não se sinta culpada por não ler. Principalmente por termos um blog, a gente pensa nos parceiros, nas pendências, na fila gigante de leitura, no buraco entre posts, mas acontece. Ninguém é perfeito, o blog e a leitura têm que ser prazerosos e não uma obrigação.

    O que funciona comigo é ler 5 páginas, 10, ler aos poucos, até o livro me interessar de vez ou me desinteressar para que eu procure outra coisa. Nessas situações, eu também costumo investir nos meus autores favoritos ou em séries que eu quero terminar (unir os 2 é perfeito!), isso sempre me dá outro gás!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥