29 janeiro, 2015

Livro da Vez... Extraordinário

"Apenas siga o dia e busque o sol."


Depois de tantas resenhas positivas e indicações eu não consegui mais resistir e cedi diante de tanta repercussão.
Na verdade tem uma lista de livros que 'abalaram' que estou disposta a dar uma chance, mas isso fica pra outro post.


August tem 10 anos, nunca esteve numa escola, e sempre esteve junto da segurança da sua família. Ele tem uma deformidade na face, passou por várias cirurgias de correção mas ainda assim sua aparência causava espanto.
"Ninguém olha para mim duas vezes. Ninguém me nota. Ninguém me reconhece."
Mas agora é hora de enfrentar o novo e aprender a lidar com a sua situação e a se defender do mundo, é hora de ter coragem.
Auggie precisava conviver com outras crianças, adquirir novas experiências e conhecer um universo de possibilidades fora do conforto e comodidade do seu lar, sua mãe então decidiu colocá-lo numa escola.
Não foi fácil pra August aceitar, ele já sabia o que esperar das pessoas e suas reações, e com crianças da sua idade isso era ainda mais complicado:"...crianças podem ser cruéis".
Era hora de aprender a lidar com as diferentes reações das pessoas quando o viam, era hora de ser forte, sair debaixo das asas da família e aprender a voar sozinho. 
Apesar de estar acostumado com os desvios de olhares, o relacionamento com crianças se mostrou uma experiência muito surpreendente, muito difícil no início mas com o tempo e paciência, Auggie teve seu reconhecimento.

Temos a história contada pelo protagonista e temos também a visão dos mesmos fatos sob a perspectiva de sua irmã Via, e seus amigos mais próximos.

O protagonista é um menino corajoso, muito carismático, inteligente e sarcástico, é impossível não se sentir cativado e se apegar a Auggie.
Eu esperava uma participação maior do famoso Sr. Browne, por conta dos famosos preceitos, inclusive foi lançado um livro com mensagens inspiradoras.
A lição dada pelo professor teve uma importância de peso na vida de August, trazendo esperança e dando ao menino uma nova visão.
O enredo desperta uma gama de sentimentos, é possível rir, se emocionar, ficar indignado com atitude de pessoas egocêntricas, se surpreender com a maldade de algumas crianças... é sem dúvida uma história onde o autor consegue mexer com a sensibilidade do leitor.

A leitura é rápida  e pode não parecer, mas a história é leve, e a narrativa tão envolvente e personagens tão bem caracterizados que tive a impressão de estar convivendo com essas crianças, sendo excluída e depois integrada.
"Vamos criar uma nova regra de vida...sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?"

Avaliação:



A Autora:
R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.


60 comentários

  1. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a resenha e sua opinião sobre livro haha esse livro é realmente extraordinário, um dos meus favoritos, sem dúvidas, adoro o personagem e o livro passa uma lição linda ;)

    Beijos
    Comente ;))
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu preciso tanto ler isso! Só vejo resenhas super positivas de Extraordinário, e isso de despertar vários sentimentos no leitor é muito legal, gosto de livros assim. A história parece ser muito bonita *-*
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. tenho lido ótimas resenhas recomendando este livro e confesso que estou bem animada e curiosa, pois de cara ja me apaixonei pela trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Maaaais uma resenha positiva sobre Extraordinário. Minhas expectativas estão super altas quanto a esse livro. Estou esperando-as baixarem para ler. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paty! Tudo bem?

    Já li várias resenhas tão positivas como a sua deste livro e, acredito que em pouco tempo estou convencido que ler Extraordinário.

    Mais uma vez a parabenizo pela belíssima resenha!

    Beijos!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, Paty! Tudo bommm?
    Eu adorei a escrita da autora, realmente, é um livro que apresenta uma mensagem super importante para todo o leitor. Sempre vejo gente mais lendo a cada dia, e fico extremamente encantado ♥ Um dos livros que quero também é o 365 dias extraordinários, pois recebi um trecho dele por mensagem de aniversário de uma amiga <3 E vi frases lindíssimas nele! Adorei bastante sua opinião, foi bem bacana!

    Beeeijos!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  7. otima dica, mas não gosto de ler confesso mas gostei muito da sua resenha e parece que o livro é mesmo extraordinario
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/2015/01/maquigem-para-formandas.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty. Tudo bem?
    Não sou muito desse tipo de livro em que as pessoas tem uma doença ou uma deficiência sabe. Acho muito sofrimento e creio que de coisas ruins o mundo está cheio já. Sim, eu sei que o que o livro quer trazer é uma mensagem boa e bonita, mas para isso ele deve passar por diversas cenas ruins não!?!? Acho que é por isso que sou tão ligada a fantasia, lá acontecem coisas ruins, mas são coisas tão mágicas que jamais poderiam acontecer aqui. Infelizmente, mesmo o livro tendo uma avaliação positiva da sua parte, acho que não daria uma chance a ele. Mas nunca se sabe o dia de amanhã.
    Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Olha, eu já tinha visto algumas resenhas sobre o livro e a minha vontade de ler só aumenta. Eu adoro essa temática e adoro mais ainda pelo fato da história ser contada pelo olhar da criança que sempre tem tanto a nos ensinar não é?! Bom, você fortaleceu uma vontade já existente de ler esse livro. Qualquer coisa volto aqui pra trocarmos uma ideia. hahaha

    Beijo.
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. já vi muito a capa e o título desse livro por ai, já sabia do que se tratava o livro, mas é a primeira vez que realmente leio uma resenha sobre ele - achei fofão! queria conhecer o "Auggie", e posso! rsrs
    ótima resenha

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  11. Paty lindona estou como você estava, lendo tantas coisas positivas sobre esse livro, que vou ler logo, leio sempre sobre a importância do professor na ajuda ao nosso protagonista e pelo vistos erá uma grande lição de vida. adorei a resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por esse livro, adorei a resenha, parabéns *-*
    beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  13. Extraordinário é um livro incrível mesmo!
    Adoro a atmosfera leve do livro, mas que ainda assim passa uma lição super importante.
    O August é uma graça, como você disse impossível não se apegar :)
    Agora eu estou querendo muito ler O Capítulo do Julian e 365 Extraordinários, espero que seja em breve, pois estou muito curiosa.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito dessa frase de ser mais gentil do que o necessário. É uma ótima lição que o livro passa.

    http://leitoresforever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Paty tenho esse livro em casa mas infelizmente ainda não tive tempo de ler, se não me engano sua resenha é a primeira que leio dele, e sério, logo no início já me perguntei porque mesmo eu ainda não li. Senti que este é um daqueles livros que temos vontade
    de abraçar, quanto a maldade das crianças acho isso de uma crueldade sem tamanho.
    O pior é que alguns defendem isso como inocência infelizmente. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  16. Olá Paty, sabe aquele livro que você compra só porque amou a capa, foi isso que aconteceu com Extraordinário (a minha versão é a de capa branca) e estava surtando por ele e no impulso comprei (na época na publicação) e quando teve aquele BUM de resenhas e criticas SUPERPOSITIVAS eu fiquei olhando feio para o livro e até hoje não consegui ler... sua resenha me deixou motivada pelo fato de eu perceber que você também tem um certo receio com livros com uma divulgação exacerbada.
    O fato é que eu sei, eu sei do fundo do meu coração, que irei gostar do livro... Vou fazer de tudo para ler ainda neste primeiro semestre, afinal fazem anos que o tenho.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha, já tinha visto a capa desse livro porém não tinha lido a respeito, sua resenha me deixou curiosa para saber sobre a história de Augusto.

    Parabéns!

    ah, adorei seu blog, estou seguindo, se puder dar uma passadinha no meu ;)

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Só acho que todo mundo deveria ler esse livro, é tãão lindo ♥ Estou com vontade de lê-lo novamente, é uma história tão bonita, e o personagem tão querido ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii tudo bom?
    Já li Extraodinario e gostei muito ^^ Eu não esperava uma narrativa tão simples e envolvente, desde a primeira página o protagonista já me cativou. Realmente um livro muito bom.
    Gostei da resenha ^^ Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  20. Paty-linda,
    Esse é um dos meus livros favoritos, porque com ele pude me sensibilizar com a história do Auggie e pensar em quantos "Auggies" conheço. Pessoas extraordinárias, que ficam escondidas sob aquilo que pensamos delas. Eu adorei a lição que esse livro traz e o quão profundamente humano ele é. Considero este um livro que todo leitor deveria conhecer.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Amei sua opinião sobre o livro <3
    Tenho lido muitas resenhas e recebido ótimas indicações, a próxima a ler serei eu rsrs

    ResponderExcluir
  22. Disse isso na minha resenha e ressalto aqui, Extraoridinário é um livro que todo mundo deveria ler! Esse livro tem uma mensagem tão incrível e é tão sensível, eu repensei muitas atitudes depois de ler e gostaria que todo mundo tivesse essa oportunidade, que bom que você se rendeu também :)

    Paty só um detalhe, que eu acho que deve ter sido correção automática, é "August" sem o "o" :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Stephanie, foi o 'abençoado' corretor e passou despercebido por mim rsrs.

      Beijos

      Excluir
  23. Oi, Flor! Tudo bom?
    No final do ano passado, tive o prazer de finalmente realizar essa leitura. Já tinha o livro a algum tempo em minha estante, até que finalmente o escolhi e deveria ter feito isso antes. August é maravilhoso, me fez derrubar lágrimas e abrir muitos sorrisos. Admiro a força de sua família ao tentar manter tudo normal, e fazer com que o filho tenha experiências normais, o fato dele ir para a escola, descobrir o que é amizade.. Preciso reler esse livro, porque só de escrever aqui, bateu saudade, muita mesmo. Fico feliz que você tenha lido, e que tenha sido conquistada por August também <3

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Paty... mais uma leitora conquistada pelo livro... o que me deixa feliz porque vi mais uma perspectiva sobre ele... Eu não pretendo ler o livro... porém adoro ler as resenhas... que falam sobre ele... e os sentimentos que eles tem quando colocam a resenha no ar... eu gostei muito da sua... percebi que retratou que ele teve dificuldades de aceitar ir para a escola e que a adaptação inicial não foi fácil... nas outras resenhas não tinha esse detalhe.. pareceu que ele tinha tomado essa atitude e que era o que ele mais queria... bom eu gostei muito de ler a sua resenha... Xero!!

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Eu tenho esse livro e é espetacular!! Cada capítulo mais lindo que o outro, muito maravilhoso, não tem como não amar!!!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
    Facebook/resenhaeoutrascoisas

    ResponderExcluir
  26. Gostei da arte da capa, me chamou a atenção a sinopse, o nome do livro é extraordinário...hehe, você conseguiu trazer bem a sensibilidade do livro fiquei curiosa, vou incluir o esse livro na minha lista de próximas leitura^^
    Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  27. Olá, esse é um livro que nao e bem meu estilo, mas eu leria pois achei super interessante abordar esse tema de bullying, é muito atual e serve de exemplo para todos.

    ótima dica de livro, beijos

    http://somandoconhecimentooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    Nunca li Extraordinário, mas sempre tive vontade. Comprei um exemplar recentemente, acho que vou passar ele na frente das minhas outras leituras.

    Beijos,
    Gabi | Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  29. Oi, Paty ! Tudo bem ?

    "Extraordinário" é um livro que marcou muita gente quando foi lançado e sempre vejo resenhas positivas sobre ele. Mas até hoje não encontrei o momento certo para tê-lo em mãos. Parabéns pela resenha ^^

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  30. Oi! Tudo bom???
    Li esse livro no final de 2013 e ele me encantou bastante. Passa grandes mensagens, né?!
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Esse livro foi um das minhas melhores leituras de 2014, uma história cheia de lições
    Foi muito bom conhecer esses personagens.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2015/01/musica-series-e-seus-temas.html

    ResponderExcluir
  32. Olha muitos tem comentado muito bem desse livro e acho que fui a única até agora que não leu. Adorei a maneira com que você escreveu a sua resenha, porque sinceramente fiquei bastante curiosa para saber sobre o livro sabe? Eu estou doida pra ler. Sério. Espero gostar bastante, principalmente agora que disseram que vai virar filme. Deve ser lindo e uma lição de vida também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Paty. Primeiro de tudo: Fiquei impressionada ao saber que R J é uma mulher. :O Não sabia disso, e acho que em nenhuma das outras resenhas que eu li do livro tinha uma foto dela no final e etc; Enfim, mais uma resenha bacana do livro e agora eu estou começando a ficar com vontade de ler, acho que vou ter que comprar nessas promoções que o Sub vive fazendo.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty. Tudo bem?

    Estou louca para ler este livro, como você só leio resenhas positivas e todo mundo me indica. Quero muito ler e conhecer esta história, que pelo que percebi é emocionante e que traz lições de vida. Espero ler logo.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty!
    Eu também me rendi aos comentários positivos sobre esse livro e comprei, mas ainda não li Extraordinário. A história parece ser muito bonita e acho que vou gostar por ser narrado em boa parte por crianças.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Estou com esse livro na estante para ler faz algum tempo, mas ainda não li. Já li inúmeras resenhas dele e até agora não vi nenhuma que não gostou do livro. Espero gostar e achar leve como você achou, apesar do tema ser um tema complexo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  37. Não consigo ficar interessada em Extraordinario, li muitas criticas boas, mas mesmo assim não dá, tem alguma coisa que me faz ficar com receio de ler, acho que não é bem o meu estilo sabe? Mas sobre a resenha, foi ótima, com bons pontos sobre o enredo e tal, acho que tenho meio birra do livro, por isso nçao curto o enredo, xD

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  38. Já tinha visto esse livro e achei fantastico, estou super ansiosa para começar a ler ^^ bjos

    ResponderExcluir
  39. Paty esse livro é um dos melhores da minha vida. A historia é linda e apesar de tudo não é algo pesado. Isso realmente é importante para que o livro seja tão bom.
    Eu também gostaria que o Sr Browne tivesse mais destaque, mas o livro dos preceitos supre totalmente isso.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  40. Oi Paty, sua linda, tudo bem?
    Toda vez que leio uma resenha desse livro, me emociono. Eu tenho certeza que é uma história muito rica, daquelas que faz diferença, que nos acrescenta, nos torna melhor, ou pelo menos, nos faz querer ser melhor. E o interessante é ver a reação da família, descobrir os sentimentos da irmã dele, das crianças da escola. Que pena que o professor aparece pouco, também tinha a impressão que ele teria um papel de destaque.
    Não vejo a hora de ler, preciso fazer igual a você, mas por enquanto está difícil, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi Paty! Já li várias resenhas deste livro e maioria delas super positivas. Por isso a cada vez que o vejo minha curiosidade se desponta ainda mais. Um dia terei minha oportunidade e amei seu ponto de vista sobre a obra. Espero gostar quando ler

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  42. Adorei o gif. hahaha!
    Li Extraordinário há mais de 1 ano, mas nem fiz resenha. Quero reler não só por isso, mas porque na época eu estava meio fechadona e não me emocionei tanto; acredito que agora eu teria uma visão diferente e melhor.
    Como li antes do anúncio de 365, nem criei expectativas em relação ao professor, o que foi bom.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  43. Um dos meus livros preferidos de 2014. As lições que ele nos apresenta são muito bonitas e devem ser aplicadas sempre. Acho que é um excelente livro para os adolescentes, que sim, chegam a ser cruéis na escola!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  44. Olá, Paty!

    Acredita que tenho este livro aqui há um tempo e ainda não li. Sua resenha atiçou minha curiosidade e pretendo adiantar essa leitura. Adorei a sua resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oii, tudo bem?
    Eu vou confessar que eu estava receosa em relação a esse livro, pois todos falavam muito bem e eu fiquei com medo de me decepcionar, mas resolvi dar uma chance ao livro, vou admitir que não achei aquilo tudo mas de certeza forma eu gostei, achei o livro encantador.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oi Paty, tudo bom?
    Esse é um dos melhores livros da minha vida. Tem uma história tão emocionante e cativante que eu sempre indico para meus amigos. O Auggie é um garoto realmente extraordinário que conquista as pessoas com seu jeito alegre e determinado.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oooi, tudo bem?
    Esse é um livro que está na minha estante a tempo, mas a dona não me deixa ler. Estou pensando em comprar outro exemplar e me jogar nessa leitura que parece ser encantadora.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  48. Oi, Paty! Tudo bem? Nossa, adorei sua resenha! Você conseguiu passar nela tudo o que senti ao ler o livro! Concordo contigo sobre o Sr. Browne, esperava que ele aparecesse mais... mas enfim, Extraordinário é um livro Extraordinário! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oie, tudo bem?
    Já ouvi inúmeros comentários positivos, inclusive pessoas falando que essa é uma leitura obrigatória para todas as pessoas. Gostei de saber que a leitura é rápida e a história é leve. Estou interessada nesse livro.
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  50. Eu gosto muito desse livro. Gosto principalmente dos diferentes pontos de vista e de todo o trabalho gráfico do livro, acho lindo. Enfim, uma leitura que recomendo muito! Beijão!

    ResponderExcluir
  51. Você não faz ideia o quanto eu gostei deste livro.
    Tenho a primeira versão e li tudo bem rapidinho, como você mesmo diz que a leitura é rápida e realmente é.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  52. Tenho esse livro a um tempinho e por alguma razão ele sempre vai ficando na minha estante quando tenho outras leituras pela frente. Quero ler, até porque, nunca li uma resenha negativa dele até hoje. Vamos ver se vai me encantar também! =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  53. eu sou absolutamente apaixonada por esse livro. Ele é mais que perfeito :)
    E realmente, o livro é leve, e isso me surpreendeu muito. Quando li, pensei que seria um daqueles que ia me fazer chorar litros, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Olá!
    Eu já li esse livro, é muito amor <3
    Realmente, ele nos fazer sentir tudo isso que você disse.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  55. Eu adoroooooooooooo esse livro!!! Já recomendei pra todo mundo, rs.

    Adorei a resenha!!!! Muito lindinha e me deu uma saudade do August, acho que vou ler de novo.

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Só vejo resenhas positivas desse livro o que me deixa com mais vontade de ler! Adorei sua resenha, muito bem detalhada.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Oie Paty! ^^
    Extraordinário é um dos Livros que pretendo ler esse ano!!!! :D
    Tem tantas resenhas positivas sobre ele e tantas pessoas me incentivando a ler que estou convencida a fazer isso esse Ano! :D
    Espero amar a história e já sei que vou me emocionar muito!

    Beijoos e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  58. Olá Paty!
    Todos falam tão bem desse livro que eu fico muito curiosa para ler.
    A história é muito emocionante e passa muitas mensagens de reflexão.
    Quero muito ler ainda esse ano.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. Oi Paty, tudo bem?

    Eu estou com esse livro a cinco vidas aqui em casa, mas ainda não tive oportunidade de ler. Sempre vejo resenhas maravilhosas como a sua, que sempre me despertam curiosidade. Tenho certeza que é um livro emocionante. Parabéns pela linda resenha.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥