20 janeiro, 2015

Resenha O Primeiro Telefonema do Céu

"Algumas palavras vindas do céu tinham tornado inúteis todas as palavras do mundo."

Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 288


A proposta desse enredo é bem peculiar, instigante, inimaginável.
Histórias paralelas são narradas em 3ª pessoa nos situando  quanto a vida dos personagens e a situação que os relaciona ao telefonema do céu.
O tema abordado pelo autor começa apresentando vários casos e personagens simultaneamente e a princípio sem ligação alguma.
Jack é um pai que recebe um telefonema do filho.
"Diga à mamãe que não chore...Se soubéssemos o que nos espera, jamais nos preocuparíamos." pág 15
Tess é uma filha que recebe o telefonema da mãe.
Katherine recebe o telefonema da irmã.

Sullivan, um ex presidiário que perdeu a esposa e não foi liberado para ir ao funeral, luta para que a notícia divulgada sobre os telefonemas sejam desmentidas porque seu filho de 7 anos está esperando que sua mãe faça uma ligação pra ele. 
Os telefonemas tem repercussão em todo mundo, muitos acreditando que se trata de um milagre, alguns desconfiando, líderes religiosos duvidando da própria fé.
"Há duas versões para cada vida: a que vivemos e a que os outros contam." pág 150
E como plano de fundo temos a história daqueles que procuram sempre tirar vantagens da situação: uma cidade pequena com poucos habitantes de repente se encontra super lotada de fiéis, curiosos e repórteres de toda parte e uma publicidade como essa é uma excelente oportunidade de gerar lucros. 

A narrativa envolve vários personagens: os protagonistas, os secundários e os participativos, e cada um age perfeitamente conforme sua posição.

O momento mais esperado e o ápice da história é a explicação para as ligações daqueles que já morreram, mas o autor cria também expectativa quanto a revelação do motivo da prisão de Sullivan e a causa da morte de sua esposa. E o autor nos conduz sutilmente por caminhos reflexivos.

É inserido também no enredo a história de Alexander Bell e parte de sua trajetória até conseguir patentear sua invenção....essas partes apesar de trazer informações enriquecedoras, quebraram o ritmo da história e tornaram a minha leitura mais lenta.


Grande parte do enredo diz respeito a fé, relaciona situações á bíblia e cita passagens desta, e passa perfeitamente a ideia de que trata-se de uma história de cunho religioso....mas não se deixe enganar, atentem-se para os mínimos detalhes, persigam cada pista(eu não consegui desvendar o mistério e foi uma grande surpresa o momento das revelações).

É um contexto que engloba milagres, Deus, superação, perdão, aceitação e amor.
 "O que aconteceu depois depende do tamanho da fé de cada um." pág 10

Avaliação:


O Autor:
Mitch Albom é um dos mais premiados jornalistas esportivos dos Estados Unidos, trabalha como colunista de jornal e apresentador de rádio e de televisão, além de colaborar para várias instituições de caridade. Autor de sete livros, onde 'Tuesdays With Morrie' (traduzido no Brasil como 'A Última Grande Lição'), é um best-seller classificado pelo New York Times como fenomenal, com mais de cinco milhões de cópias publicadas, em 34 países, em 30 idiomas.

58 comentários

  1. Paty, a proposta do livro parece interessante. Gosto de livros que deixam uma linha bem tênue entre o real e o sobrenatural, o concreto e o imaginário. Não sou uma pessoa que segue uma religião, mas acho o assunto interessante, gosto de ver as diversas faces da fé abordadas de acordo com várias pessoas diferentes.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas não fiquei curiosa para ler. Livros com milagres e coisas do tipo não são para mim.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!

    Esse livro tem me despertado a atenção, porém algumas temáticas que ele aborda não fazem muito o o meu tipo, mas não irei descartar a leitura, pois gostei demais da sua resenha. Está na lista de desejados. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. to louquinha pra ler, tenho lido tantas boas recomendações e so pelo título fiquei emocionada e cativada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. um livro que prende tanto a atenção do leitor só pode ser uma boa história
    e poxa olha o tema que aborda, super inovador e daqueles que te prendem demais, pois você precisa saber o que irá acontecer a seguir
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Já ouvi falar muito sobre esse livro e confesso que fiquei bastante interessante. Parece ser o tipo de história que prende a atenção do início ao fim, além de nos fazer refletir.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei do tema e dos mistérios que o livro traz, pretendo ler. Beijos <3
    http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Não tinha conhecimento do livro, mas por sua resenha é bem interessante. Gosto de livros que me fazem pensar e essa linha editorial me deixa bastante curiosa.
    Espero curtir a leitura

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Amiga retornei para comentar sobre sua resenha.
    Como eu havia lhe dito eu já estava bastante interessada em comprar o livro por conta de sua sinopse que me chamou bastante atenção, até porque me deixou curiosa em saber dessas ligações que as pessoas recebiam das pessoas que já se foram. Achei assim interessante. Não o comprei ainda, mas tenho muito interesse e espero gostar tanto como vc gostou =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. gostei do livro apesar de ser algo que eu n costumo ler.
    parece ser bem legal, e as vezes livros voltados a fé o povo acha chato, mas dependendo de como o autor aborda ficar super interessante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Paty lindona quando vi esse livros nos lançamentos já havia me chamado atenção, esses telefones essas mensagens já nos tocam , amei as quotes e me encantei ainda mais pelo livro, regado a mensagens de Fé o que sempre trás algo positivo ao leitor. Vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    pela resenha, esse parece ser uma história bem bonita e reflexiva e já fiquei curiosa para saber o porque das ligações.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii, amore!
    Eu acabei de resenhar esse livro também. rsrs
    Eu não curti muito, me intrigou muito a questão dos personagens serem voltados para esse acontecimento, o rapaz para a morte de sua esposa e várias outras histórias que eram paralelas e que tinham alguma ligação especial com as ligações do "céu". Não consegui engolir :(
    Pelo menos sua resenha foi mais positiva que a minha. hehehe
    Abraço! :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Imagina como seria receber a ligação, pelo menos uma única vez, de uma pessoa querida que já se foi?
    O enredo é extremamente interessante e original :)
    Com certeza lerei!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty, tudo bem?
    Não conhecia o livro e adorei a sua resenha! Fiquei me perguntando qual foi a explicação do autor sobre as ligações misteriosas. Amei, a história me pareceu ser muito tocante :)

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Flor! Tudo bom?
    Como você disse, a proposta do livro é muito peculiar, li e reli o que você disse no começo da resenha e é exatamente o que entendi, só queria ter certeza. Na história, esses tais telefonemas devem estar causando grande repercussão em todos os lugares, se isso acontecesse, não sei como me sentiria, de verdade.
    O livro engloba muitas coisas, fé, religião, crer ou não crer, e por mais que tenha aquele momento em que o ritmo da leitura cai, deve mesmo assim ser uma leitura maravilhosa. Gostei da proposta, achei única me parece ser uma ótima leitura, vou dar uma chance!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Eu me interessei por esse livro desde que vi ele nos lançamentos. Me pareceu ser uma boa história, mas que eu não leria no momento. Fiquei interessada em saber a explicação para os tais telefonemas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. oi, tudo bem?
    O livro não chamou minha atenção. Até leio livros mais reflexivos, mas quando envolvem muitos personagens, situações distintas, acho que fica meio cansativo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty ♥ Tudo bem?
    Eu gosto de livros assim e da mensagem que eles deixam. Ótima resenha, você soube definir totalmente a proposta do livro. Espero ter oportunidade de ler.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem intenso e cheio de detalhes. Fiquei curiosa, pois achei o enredo inovador.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  21. oi!
    Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei curiosa quanto à temática. Receber ligações de pessoas que já morreram, e de pessoas amadas ainda, parece interessante, se o autor souber trabalhar bem a historia com certeza deve ser um livro cm uma historia incrível . bjuuus!!

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Nossa eu não conhecia o livro, na verdade é a primeira resenha sobre o livro e eu adorei saber um pouco mais sobre ele. Gostei dos temas que foram abordados e esse negocio de mistério sempre me chama atenção. Gosto de prestar atenção nos detalhes para tentar achar a solução dos mistérios *-*
    Fiquei curiosa


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Patty,
    Que enredo curioso e diferente, me pareceu ser daquelas história inesquecíveis. Vou procurar mais sobre ele, espero conseguir ler em breve.

    Bjs
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Paty! Nossa, achei a proposta do livro bem interessante! Gostei da premissa do livro e fiquei com bastante vontade de lê-lo! Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty, adoro histórias que aparentemente são isoladas e com o passar da história vão se relacionando. Que pena que a inserção da história do Alexander Bell quebre um pouco o desenrolar da história.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  26. Primeiro tenho que dizer que amei a capa, e só por ela eu leria O Primeiro telefonema do céu, rs. Bem, a resenha sanou minhas dúvidas sobre o enredo, pois eu nem tinha lido a sinopse até então, gostei mesmo dos pontos citados e espero gostar quando ler. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. A capa desse livro me hipnotiza, sério. ^^
    Eu não tive a chance de lê-lo, mas quando vi a divulgação sobre fiquei bastante interessada. Não curto livro com citações bíblicas ou referentes a bíblia, não sei bem, o conceito de alguém ficar "pregando" na minha cabeça é um tanto traumatizante, mas tenho lido alguns livros com a mesma premissa de "O primeiro telefone do céu" e confesso que tem me agradado bastante.
    Gostei de sua resenha e o livro já estava na lista de compras. Obrigado por me fazer querer lê-lo com mais afinco do que estava antes.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  28. Oi, Paty!
    Esse livro não é para mim, definitivamente.
    Não curto livros com pegada religiosa ou religiosos mesmo. Detesto, na verdade.
    Com toda certeza não curtiria a leitura.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, Paty.
    Adorei seu ponto de vista sobre a obra, tenho certo interesse sobre o livro e só veio a aumentar mais diante de suas palavras.
    Adoro livros que mencionem fé.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Não conhecia esse livro e confesso que ele me despertou muita vontade de ler. O tema é bem diferente e original. Adorei! Vou até pesquisar mais, pra ver se compro logo. Sua resenha está ótima! Parabéns!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Paty,

    Bom eu ja tinha colocado esse livro na minha listinha só pela capa. E essa é a peimiera resenha que eu leio do mesmo e Jae fiquei bastante curiosa sobre a história, o porquê doa telefonemas e como eles vai ser explicados já está me deixando louca hahah.

    Mayla

    ResponderExcluir
  32. Oi Paty, tudo bem?
    Eu adorei a resenha do livro. Pela capa eu acho que não leria e ele passaria por mim várias vezes e eu não daria atenção, mas depois da sua resenha estou com uma vontade enorme de ler esse livro, a temática é bem legal e para mim, acho que seria uma leitura de até mesmo um dia.

    ResponderExcluir
  33. A temática do livro não chamou a minha atenção. Infelizmente o livro não faz meu estilo :(

    bjs

    ResponderExcluir
  34. Paty, depois de ler sua resenha fiquei com um trilhão de dúvidas sobre ler ou não este livro. Achei a proposta dele muito interessante, além de ter uma capa linda de morrer. Mas toda essa proposta religiosa.. não sei se isso vai me agradar ou não. Por outro lado o suspense de enche de curiosidade! Gente, não sei o que eu faço!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  35. Olá não conhecia o livro, ele me parece ser bem interessante e intrigante, por causa dessas ligações. É um livro que tem um tema e um enrredo bem diferente.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá

    Fiquei curioso com a premissa e como tudo isso é amarrado dentro do livro, mas não curti muito essa parte mais religiosa com relações diretas à bíblia e tudo mais. Então, eu dispenso.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  37. A capa é bem bonita, mas o enredo não me chamou a atenção, não sei se porque não entendi muito bem a história.

    Mas enfim, acho que não o leria por agora, quem sabe mais pra frente.

    bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi Paty

    Eu jurava que esse livro era de auto-ajuda e fiquei bem surpresa quando comecei a ler sua resenha e vi que não era nada do que eu estava pensando.
    O enredo é bastante interessante e instigou minha curiosidade.
    Envolve temas que me interessam e espero ter a chance de poder lê-lo.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e adorei! Uma ideia bem diferente essa das pessoas receberem telefonemas dos que já se foram... fiquei curiosa para saber a explicação disso! E essa parte do Alexander Bell deve mesmo ter quebrado o ritmo.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  40. Oi Paty, tudo bom?
    Lembro que já li uma resenha desse livro e tinha ficado curiosa para saber mais da história.
    Parece ter uma trama reflexiva e que envolve religião também. Tenho vontade de conhecer a trama para entender o mistério dos telefonemas.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá... tudo bem???

    Essa resenha me chamou bastante atenção.... essa coisa de falar de fé é algo muito profundo e uma história que aborda isso deve ser muito especial de ler... achei o enredo significativo... e assim que tiver a oportunidade irei ler... gostei da premissa e da proposta do livro. Xero!!

    ResponderExcluir
  42. Olá Paty, achei o enredo do livro bem interessante e creio que as ligações deve ter alguma explicação bem surpreendente =) Espero poder lê-lo em breve.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  43. Oi, Paty! Eu achei o enredo meio confuso, não consegui entender muito bem as relações entre os telefonemas e tal, mas antes de eu pensar em desistir de algum dia ler você mencionou que é um livro com cunho religioso, e aí me animei! :D Gosto de histórias que falem sobre Bíblia, Deus e fé. Anotei a dica.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  44. Ei, Paty, tudo bem?

    Gosto de livros que falem de fé e motivação. Acho que é uma mensagem legal a ser passada para os leitores. Sinceramente, não dava muito por esse livro, mas sua resenha me deixou animada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura,com.br

    ResponderExcluir
  45. Olá Patty.
    Que lindo, eu sempre tive dúvida se leria ou não, eu gosto do gênero e é bom uma ótima reflexão.
    Fé, amor, perdão... E ainda partes misteriosas? Eu tenho que ler rs.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  46. Eu adoro esse autor, ele escreveu As cinco pessoas que você encontra no céu e achei INCRÍVEL!! Até foi lançado um filme dessa obra.
    Ma eu não sabia desse livro e fiquei curiosa, com certeza será um livro para eu acrescentar na minha listinha.
    Parabéns pela resenha Paty!!!
    Beijos Pão de Queijo.

    ResponderExcluir
  47. Olá tudo bem ?Bom, quando comecei o post achei que esse seria um livro bem chato, me surpreendi com a sinopse e coma a sua resenha. Achei o enredo demais, não sei porque mas algo me atraiu e eu gostei muito do livro, achei sua resenha muito boa e gostaria de poder conferir a história.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Aiii, eu gostei demais deste livro e é bem o que você disse. Parece religioso mas é só um argumento para despistar! Foi muito bem escrito e eu chorei no final com aquela questão do filho sabe? Lindo!!!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  49. Olá, Paty!
    Adorei sua resenha, mas acontece que sou muito cético com essas coisas. Na verdade, como ateu este tipo de leitura não me chama a atenção, apesar de ser importante para aumentar meus argumentos em debates religiosos, situação que não vem ao caso.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Ahhh, que história magnífica. Sinceramente fiquei apaixonada :3 seria estranho receber esse tipo de telefone, mas acho que todo mundo se pergunta como é o outro lado. E a humanidade tenta se dar bem em tudo mesmo. Acho que deu um ar mais realístico quando as pessoas começaram a tentar tirar vantagem da situação. Fiquei com vontade de ler :3 bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Olá, tudo bem?

    Nossa esse livro parece ser bem diferente da maioria, fiquei curiosa para ler a estória. Bjus!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Apesar de nunca ter tido interesse de ler essa obra, não posso negar que a ideia é muito interessante. Por ser a primeira resenha que vejo, acho que agora minha expectativa mudou. Certamente posso gostar da leitura.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  53. Oiii
    Achei que a história parece serbem interessante. Me achou atenção, apesar de não gostar muito de livros que abordem religião, mas esse me deu vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  54. Olá Paty!
    Esse livro é muito diferente dos que costumo ler. Achei ele bem interessante e fiquei curiosa pra saber quais os mistérios estão pro trás dessa história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Olá, Patty! Não estava com pretexto de ler esse livro apenas por pensar que falaria mais e mais de religião de um modo que ficasse cansativo e chato, mas fui surpreendido agora! Nossa, como a história deve ser emocionante e intrigante! Não é todo dia que alguém recebe realmente um telefonema do céu! kkk
    Gostei e sem dúvidas será meu primeiro pedido de fevereiro!
    xoxo
    Visita lá Bookmore

    ResponderExcluir
  56. Por mais que a sua resenha seja positiva e bem atrativa, não tenho vontade de ler esse livro :/

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  57. Oi Paty. Tudo bem???
    Nossa deve ser de abalar os nervos receber uma ligação de alguém que já morreu. Tipo a gente ficaria mais tranquilo por saber que a pessoa está bem e que de uma maneira ou outra continua "viva", mas me pergunto se não acharíamos que estamos ficando loucos! kkkkk
    Apesar de adorar a premissa do livro, não é bem uma obra que se encaixe nos meus gostos literários. Peguei trauma com aquele A cabana, que é religioso, e todo mundo diz que ama, mas eu simplesmente odiei! :P :P Quem sabe um dia eu entre na onda e dê uma chance ao livro, mas por enquanto não.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  58. Oi Paty, eu sempre tive vontade de ler esse livro, eu adoro livros que abordam a questão da fé, sempre acho enredos especias e que deixam uma importante lição na nossa vida.

    Eu sou ótima em desvendar mistérios, acho que vou me sair bem. hihihihi.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥