03 março, 2015

Resenha Diário de um Adolescente Apaixonado


Autor: Rafael Moreira
  Editora: Novo Conceito
Páginas: 128            

Comprar: Submarino  



O Diário de um Adolescente foi lançado em fevereiro pela editora Novo Conceito, e é o primeiro livro do Rafael, mais uma celebridade da internet, digamos assim. Ele tem um canal no youtube além de uma fanpage super badalada.
Eu não conhecia o Rafael, mas depois de ler esse livro compreendi o motivo de todo seu sucesso.

O livro é composto por crônicas e tem uma pegada mais madura, onde Rafael 
através de uma escrita até um pouco poetizada, traz mensagens de peso para adolescentes sobre decepções, perdão, amizade, perda, a importância de se valorizar, o respeito às diferenças, princípios, enfim, é um papo mais 'cabeça ' e reflexivo....eu diria até que muitos adultos vão aproveitar essas mensagens.


É claro que num papo como esse, o bullying não poderia ficar de fora, Rafael conta da sua fase mais fofinho e sobre o desprezo que sofria, além daquelas brincadeiras sem graça de tapas e empurrões, e como decidiu dar uma virada na situação.


Outra passagem que quero destacar e com certeza vai agradar as meninas, é que ele tenta passar uma noção de como funciona a cabeça dos meninos no que diz respeito a relacionamento.


Ele dedica uma crônica a sua avó e esse foi um relato que me emocionou pelo imenso amor demostrado pela saudosa avó. Eu não tive avós presentes mas não deixei que acontecesse o mesmo com  meu filho, então parece que eu estava revendo várias cenas de carinho e afeto entre avó e neto pelas experiências do meu filho, e tive uma empatia pela crônica "Lidando com Perdas".

Outra crônica que achei excelente foi a intitulada 'A Escola e a Vida' onde Rafael fala sobre força de vontade, determinação e garra para alcançar o que se almeja.


É claro que tem passagens divertidas e a do primeiro beijo foi a que veio em mente agora.

"Não se esqueça, com o humor e com o amor o que importa mesmo é a atitude. Não desista. Em vez de levar preocupações para o sono, leve carinho até quem merece." pág 59

Ele faz citações de trechos musicais em alguns momentos complementando suas ideias; o texto é composto também de várias frases clichês, numa narrativa bem descontraída.
Apesar de ser um livro direcionado para um público certo, acredito que suas mensagens vão atingir um público a mais, é perceptível a maturidade de Rafael, o que faz com que a leitura seja agradável não apenas para o público alvo.
O livro tem uma diagramação linda, cheio de ilustrações e fotos do Rafael com efeito de desenho. 

As crônicas são identificadas por palavras ou termos indutivos. 
O livro tem apenas 126 páginas, leitura pra uma hora no máximo. 





Avaliação:


22 comentários

  1. Oi, Paty! Estou bem interessado nesse livro, acho que ele irá me agradar bastante! Fiquei encantado com as fotos do livro (que diagramação mais perfeita! *-*) e adorei sua resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi flor, este livro vem me chamando a atenção aos poucos, acho que finalmente estou me rendendo a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Paty,

    Esse livro me surpreendeu, não esperava muito dele, mas gostei muito e achei uma boa influência para os adolescentes....ótima resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Paty. Não conhecia o autor, mesmo ele sendo badalado na redes, hahahahah, mas já li a crônia que ele dedica a sua vó, e confesso que eu me emocionei muito, Cresci na 'barra da saia' da minha vó e a perdi vai fazer 3 anos, e ainda dói como se fosse agora. Vou procura pelo livro, e conhecer mai de perto todos escritos de Rafael. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa para ler esse livro.
    Gostei da resenha e fiquei com mais vontade de ler
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá Paty!
    À primeira vista esse livro não havia me interessado tanto, mas tenho lido tantas resenhas excelentes sobre ele que despertou a minha curiosidade.
    Quero conhecer a escrita de Rafael. Espero que o livro me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Paty-linda,
    Também não conhecia o Rafael – aliás, ainda não conheço (rs) –, mas confesso que não me interessei muito pela leitura. Acho que gostarei do livro quando o ler, só não tenho vontade de fazê-lo. :/ Apesar disso, você viu a quantidade de fãs que esse rapaz tem? Menina, assisti a alguns vídeos bizarros do lançamento do livro… As adolescentes gritam como se ele fosse uma celebridade – ele nem conseguiu falar!

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Paty lindona acho que passei da idade do público desse livro , mas adorei a ideia dele, e o sucesso se deve ao fato dele saber levar aos jovens situações que são normais e que muitos jovens passam ou já passaram. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paty, tudo bem?

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e eu estava bem curiosa! Não fazia ideia do que esperar, sabe? Sei lá, pelo Rafa ser tão novo, não conseguia imaginar o que ele poderia contar da sua vida. Eu nem imaginava que era dividido em crônicas e achei isso muito bacana, pois com certeza o público dele é um pouco mais jovem e, sendo dividido em crônicas, pode ser que faça o pessoal se interessar mais e se cansar menos. A diagramação também me surpreendeu! Que livro mais bonito! Só não sei se estou convencida a ler por enquanto. Vamos ver...

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas depois de ver tanta gente ansiosa pelo lançamento, confesso que fiquei mega curiosa para conhecer o Rafael. Não sabia que o livro era pequeno assim *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, Paty!
    Gostei da premissa do livro no geral, mas o que mais me chamou atenção foi a diagramação. Que linda, apaixonei! Além disso, acho que eu seria do seu time e acabaria me emocionando com a crônica que ele fez à avó porque perdi a minha bisa e... Ah, nem gosto de falar nisso. Minha segunda mãe :'(
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bom?

    Não curto muito esse tipo de livro, mas o Rafael me pareceu muito carismatico, fiquei bem curiosa para ler, nao sei mas acho que vou gostar hahahah bjos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii tudo bem?
    Então esse nao é um tipo de livro que eu me interessaria mas gostei demais da sua resenha e ele me chamou atenção.
    Posso destacar que eu amei a capa e a diagramação? Novo conceito é diva

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Patty!
    Esse livro parece ser ótimo! Eu não acompanho o canal do autor, para falar a verdade nem conhecia antes do lançamento do livro, mas gosto bastante de crônicas a acho que o estilo do livro ia me agradar.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty! Gostei da sua resenha, mas esse livro em especial não está na minha lista! Acabei de receber os livros da NC, vou começar a ler! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Infelizmente esse livro não me chamou a atenção. Vou deixar essa passar, mas a sua resenha é muito boa!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee.
    Conheci o canal do autor apenas por causa do livro. Digo conhecer, mas ainda não o acessei rs. Pois é.
    Bom, mas sua resenha é legal e mostra muito o que devo esperar da leitura. Acredito que poderei ler a obra em breve

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  18. A proposta é bem interessante e acho legal as editora apostarem em pessoas que já tem um certo sucesso nas redes (certeza de que vão vender), mas o fato de ser formado com crônicas não me agrada muito, por isso não sei se leria

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro Paty, mas não gostei nadinha, achei que os temas são de interesses para os adolescentes e o Rafael aparentou ser bem maduro, mas o desenvolvimento do livro foi tão bobinho.
    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou fã de livro de crônicas,mas o menino faz muito sucesso com os youtubers e meus filhos leram esse livro no mesmo dia em que ele chegou.. fiquei até curiosa e agora mais ainda depois de ler sua resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    eu já tinha visto esse livro nas redes sociais, mas não sabia do que se tratava.
    Adorei a sua resenha e saber que o livro tem um papo cabeça me deixou muito animada em lê-lo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá tudo bem?
    Conhecia esse livro pelo sucesso que está fazendo na blogosfera, mas vou confessar, não tenho interesse em lê-lo no momento, uma vez que faz parte de um gênero que eu não aprecio muito e que não me chama tanta atenção, parece mais "do mesmo", sabe?
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥