25 maio, 2015

Resenha Minta Que Me Ama



Autora: Maria Duffy
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384


Minta que me ama foi publicado originalmente em 2011, sendo lançado em dezembro de 2014 pela editora Novo Conceito.

Animadinha por conta de um pouco de vinho, Jenny enviou um convite impulsivo pelo Twitter, e agora em plena época de Natal está se descabelando e aguardando a chegada das amigas virtuais, Zahra, Kerry e Fiona, à sua casa em Dublin.
Após o convite, ela se vê ansiosa aguardando o momento de receber as amigas, preocupada em agradar e mostrar-se realmente.
Começa então uma contagem regressiva para o dia D, representado por 13 capítulos ao todo, onde acompanhamos nossa protagonista se preparando para receber as visitas, conhecemos suas melhores amigas, sua relação estranha e conturbada com a mãe e o quanto ela se sente solitária apesar de tentar demonstrar o contrário para os que estão ao seu redor.

Jenny sofreu bullying, é insegura e evita relacionamentos sérios por conta de uma rasteira ocorrida na adolescência, e desde cedo decidiu que tomaria as rédeas de sua vida e nunca precisaria de ninguém.
Passa a impressão de descolada, animada e festeira, mas o que ninguém sabe é que em várias noites ela se sente solitária.


O tuitencontro vai tomando forma, Jenny escolhe como diversão principal para distrair as meninas um show com um ilusionista, e tratou de fazer contato pelo Twitter imediatamente, afinal queria impressionar as amigas, ela só não imaginava que passar 4 dias com twitteiras praticamente desconhecidas além de trazer grandes surpresas daria novo rumo a sua vida.




Em sua grande preocupação de se mostrar uma boa anfitriã e ser agradável, Jenny não cogitou a ideia de que poderia não existir a perfeitinha, a lindinha, a certinha ou a riquinha. E ficou perplexa ao perceber que cada uma tinha sua qualidade, mas é óbvio que os defeitos também estavam presentes, e foi a eles que Jenny mais esteve atenta, porque os defeitos na verdade não eram defeitos, e sim mentiras, muitas mentiras.

Suas melhores amigas são Paula e SallySally é amiga de longa data, da época de escola, é casada e tem filhos. Paula é amiga do trabalho, apaixonada por um cara que não demonstra muito interesse nela.

Eileen não é uma mãe comum como Jenny sempre desejou, ela é moderninha, ousada, nem um pouco antiquada, totalmente desligada e nem um pouco maternal, isso fez com que a relação mãe e filha fosse bem superficial entre elas.


O enredo aborda as amizades virtuais tendo o Twitter como rede social explorada. O bacana são os questionamentos intrinsecamente sugeridos, como por exemplo: se podemos acreditar nas informações que nos são passadas e até que ponto essas amizades são realmente confiáveis e verdadeiras, ou ainda quais as consequências que pequenas mentiras jogadas em 140 caracteres podem trazer e também qual a probabilidade de serem descobertas.

O livro é dividido em duas partes: a calmaria e a tempestade. Depois dos capítulos que precedem a contagem regressiva para o dia D, passamos a acompanhar tudo que esse encontro ocasiona.


O enredo retrata a realidade de uma vida virtual e dos relacionamentos que surgem dali, muitas vezes idealizando erroneamente as pessoas, criando imagens e imaginando demais.
Narrado em primeira pessoa, a história de Jenny é simples, envolvente, divertida e em alguns momentos previsível também, mas algumas surpresinhas empolgantes tornam esses raros momentos de previsibilidade praticamente indiferente.
Esse é o livro perfeito para aqueles dias em que a gente busca algo descontraído e descompromissado.



Avaliação: 


A Autora:
Maria Duffy não era muito boa em gramática quando estava na escola, mas sempre adorou as aulas de redação. O sonho de escrever um livro surgiu bem cedo e demorou muito tempo para ser colocado em prática. Ela trabalhou durante quinze anos em um banco, depois decidiu ser mãe em tempo integral, e somente após mais alguns anos conseguiu se dedicar ao trabalho de escritora. Minta Que Me Ama é o seu primeiro romance. Maria vive em Dublin com o marido e quatro filhos.

29 comentários

  1. Hm... Eu ainda não sabia sobre a existência desse livro, e depois de ler a sua resenha eu fiquei com uma sensação meio dúbia. Ao mesmo tempo em que sei que não gostei muito da sinopse e de tudo o mais, alguns pontos me chamaram a atenção, sabe? Muito louco isso! :)
    Ah! E eu achei muito bacana você colocar um parágrafo no final explicando quem é a autora. :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Ainda não conhecia o livro. Não me senti muito atraída pela história, mas com a recomendação no final sobre o livro ser para quem busca algo descontraído me fez mudar de ideia e colocá-lo na lista de leituras. Às vezes gosto de livros assim!

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláá
    Sou bem curiosa pela leitura, parece ser muito legal e espero poder ler em breve, sua resenha está ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Paty!
    Este livro está na minha wishlist a décadas hahahah!
    Fico curiosa com esta calmaria e tempestade q tem no livro, parece ser uma história emocionante!!
    Q bom q gostou e qd comprar espero gostar tb!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o enredo, a historia já me interessou, adoro as redes sociais, amo livros, achei uma ótima combinação!! Quero esse livro!!!

    Parabéns pelo blog, estou seguindo!
    http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. este livro esta na minha lista de desejados! creio que o enredo me agradará!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Está na minha nada pequena lista de livros!

    http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um tuiteiro viciado desde 2009 e com certeza gostei muito da história envolvendo a melhor rede social <3 Retratar alguns acontecimentos da internet é com certeza uma forma de alerta. Gostei muito da resenha e da temática do livro.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty,
    Acho que nunca li nada que abordasse uma rede social nesse sentido. Gostei da premissa e fiquei curiosa para saber se as amigas são realmente confiáveis.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Fiquei bem curiosa para ler esse livro, principalmente por abordar a temática real/virtual. Acho que mostra exatamente que ninguém é perfeito e é preciso saber lidar com qualidades e defeitos. Deve ser uma ótima leitura de entretenimento mesmo. Obrigada pela dica =) Beijos

    ResponderExcluir
  11. Paty acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que não sabia que ele tratava de assuntos tão legais e interessantes. As relações humanas virtuais sempre chamam minha atenção e acho que deve sim sempre ser explorada para que as pessoas entendam como funcionam, seus riscos e pq não dizer seus prêmios: tenho amigas virtuais que me ajudam mais que as pessoas que estão próximas. Acredito que cabe a cada um saber seus limites e só expôr o necessário.
    De uma forma geral fiquei interessada e curiosa com o enredo desse livro. Gostei de saber sua opinião. Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa quando vi a capa do livro nem fazia se tratar de uma história assim, achei fora de contexto, enfim... À história parede ser legal! Vou tentar ler! Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, e nunca imaginaria que se tratava desse assunto. Fiquei com uma sensação de dúvida em relação ao livro, a sinopse achei meio morninha, sem graça, mas alguns pontos parecem interessantes e sua indicação também me influencia nesse ponto.
    Talvez eu realize a leitura mais para frente.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Eu recebi esse livro pela parceria mas nunca tive vontade de ler...
    Eu gostei muito de sua resenha e me faz ter vontade de dar uma chance ao livro... Confesso queno começo não tinha muita vontade de ler.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty! Quando vi a capa do livro, pensei em uma história totalmente diferente! O enredo é muito mais legal do que a capa ou o título sugerem!
    Deve ser um encontro "às escuras" muito divertido! Fiquei com vontade de ler! É pensar que muitas pessoas na vida real se dispõem a encontrar pessoas que "conheceram" na internet, né?

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostei das surpresinhas empolgantes compensarem os momentos de previsibilidade, e esses livros simples, envolventes e divertidos são os melhores pra ler quando a gente quer algo descompromissado mesmo. Estou com esse na estante, e agora que sei que ele é bom para ler quando eu estiver saturada de coisas complexas e pesadas - sempre acontece - acho que vai ser lido antes do previsto.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro mas gostei do enredo, só achei que a capa não tem muito a ver com a história, sei lá... mas o contexto é interessante, já que é um assunto bem atual e real na vida da gente.

    BJOS
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    a sinopse de Minta que me ama não mostra todo o potencial que o livro tem, pelo que entendi da sua resenha.
    Não sabia da existência desse livro, mesmo ele sendo da Novo Conceito. É mais antiguinho, né?
    Enfim... esse lance de romance virtual é muito complicado e varia muito de ponto de vista para ponto de vista.
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty! A internet e as redes sociais são uma faca de dois gumes, eu gosto de livros que abordam esta temática, sempre servem de alerta para todos, temos que pensar bem no que postamos.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty, tudo bom?
    Realmente esse livro tem uma história bem descontraída. Ele faz a gente pensar sobre os perigos das redes sociais, mas também fala das verdadeiras amizades que fazemos na internet. Eu me diverti com a leitura, mesmo não sendo o melhor livro do gênero.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Já tinha visto esse livro por ai, mas ele não chamou minha atenção.
    É uma estória leve, com personagens autênticos, mensagens a ser refletidas, mas não me cativou. Essa leitura vou deixar passar haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  22. Oi, Patty!
    Confesso que não tinha me empolgado muito com esse livro, apesar de ter achado a capa muito bonitinha. Mas agora lendo sua resenha, fiquei curiosa e empolgada pra ler. Não sabia que a história era tão bacana e descontraída. Fiquei mesmo curiosa pra conhecer essas mulheres e essa amizade virtual entre elas e como tudo segue depois que se conhecem pessoalmente. Vou anotar esse livro.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não sabia que esse livro era sobre relacionamentos virtuais, to surpresa aqui. Eu tenho vários amigos virtuais que amo de paixão, mas realmente, a internet pode causar um sério problema, porque muitas pessoas fingem ser quem não são.
    Fiquei bem curiosa, e agora com vontade de ler o livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi oi!
    Nunca tinha visto esse livro e adorei conhecer! Esse tema, amizade virtual, é um que nunca li em algum livro e fiquei bem curiosa para saber como foi desenvolvido.
    Bom saber que é um livro leve e até divertido, adoraria descobrir como foi esse encontro das twitteiras hahahahaha
    Espero poder ler em breve!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  25. Que delícia de livro! Bom pra ler no Natal mesmo.
    Gostei da história, não sabia que era de amizade e twitter.. pra mim era algum romance, por causa do título. Fiquei bem curiosa. Parece divertido e ensinar sobre aceitarmos os defeitos das pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Patty!

    Tenho esse livro na estante e ainda tenho um pouco de receio de lê-lo, no entanto, sua resenha me deixou mais animada, pois dá para notar, que é um livro descontraido e interessante, acho que seria bom dar uma chance.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Patty, tudo bem??
    Bom não me interessei muito pela leitura, mas achei a ideia do livro bem interessante... focar no twitter e no que as pessoas são capazes de fazer para chamar atenção e se mentir é o melhor caminho... eu sinceramente não curto muito essa de mentir para atrair amizades... porque uma hora dessas a mentira é descoberta então, para quê mentir?? Mas adorei a abordagem, mesmo sem interesse em ler... xero!!

    ResponderExcluir
  28. Pela capa eu achei que o livro tivesse alguma coisa a ver com o Natal. Pelo jeito não tem anda. Achei a temática interessante. Não posso falar muito de amizades virtuais porque tenho muitas, principalmente depois que criei o blog. Com a internet as barreiras acabaram, mas para pessoas mais novas, adolescentes, tem que ficar de olho nessas amizades virtuais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá Paty,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras, essa é a primeira resenha que leio dele e achei interessante, não sabia muito o que esperar dele, mas agora acho que vou gostar...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥