20 julho, 2015

Resenha A Lista

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar."
Editora: Novo Conceito
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 384


Que história incrível!!! ♥♥ 
One Hundred Names, foi lançado no Brasil em maio pela editora Novo Conceito como A Lista da autora Cecelia Ahern, que também escreveu os conhecidos e elogiados livros: P.S.Eu te Amo e Simplesmente Acontece. 
É fato que não vou conseguir expressar toda beleza e sensibilidade que esse enredo carrega. Essa é uma daquelas histórias que te pegam de jeito, te fazendo imergir nesse ambiente, não permitindo o leitor se afastar um minuto sequer, mas quando isso acontece, os personagens e acontecimentos ficam remoendo a nossa mente nos fazendo querer voltar o mais rápido possível pra dentro dessa trama cativante e encantadora.

A história já começa em clima angustiante e tenso, com Kitty visitando uma grande amiga e mentora que está no hospital em fase terminal. É claramente perceptível toda relutância e medo de Kitty em encarar a realidade e enfrentar o problema, afinal Constance além de ter se tornado uma pessoa muito importante, deu a Kitty uma oportunidade e acreditou no seu talento.
Kitty esta vivendo  um momento conturbado por conta de uma matéria infeliz realizada e que destruiu sua reputaçao, foi suspensa da emissora, tem um processo judicial nas costas, seu relacionamento acabou, perdeu sua grande amiga e seu apartamento vive sendo vandalizado por conta da repercussão de sua matéria. 

Ela adora escrever e buscou se dedicar à revista da amiga que a manteve empregada se responsabilizando a escrever uma história que Constance vinha remoendo há um tempo, e uma lista com nomes é a base de tudo. 
A lista foi elaborada por Constance, e cabia a Kitty escrever uma matéria em homenagem a amiga, mas como relacionar a história dessas pessoas e criar uma matéria singular e espetacular?
Totalmente sem perspectivas, Kitty não sabia por onde começar, mas precisava decifrar a lista feita pela amiga e preparar a matéria da sua vida, aquela que resgataria sua credibilidade e autoconfiança.

O que 100 nomes teriam em comum? O que Constance pretendia quando organizou essa lista? O que ela tinha em mente? Quem eram aquelas pessoas? O que significavam aqueles nomes e qual a relaçao que tinham entre si?

"...se você tivesse de escrever uma história para mim neste exato momento, sem nenhum tema específico, o que escreveria?" pág 13
São muitos personagens nesse enredo e a história de cada um vai sendo apresentada conforme o enredo vai se desenvolvendo, e aos poucos uma trama com muito valor agregado vai nos emocionando e envolvendo com o surgimento de cada detalhe, despertando com avidez nossa curiosidade e interesse.
Kitty é uma protagonista que comete seus erros sim, mas nem por isso ela deixa de ser carismática, e leva o leitor a torcer pela reviravolta e mudança.
Tem um romance bem sutil nesse drama também, e essa sutileza foi o elo perfeito pra trazer mais leveza diante das situações mais densas.
Quanto ao final, aqueles leitores que não gostam de desfechos interativos vão se sentir incomodados. Mas pra mim foi perfeito, adoro quando o autor permite que o leitor tenha alguma participação e conclua sua história conforme tudo que lhe foi oferecido...eu praticamente dou continuidade aos finais que me possibilitam perguntas como: "será que...?" "E se..."
A narrativa da autora transborda expressividade e realidade, é óbvio que essa não é uma história despretensiosa, ela tem consistência, tem sensibilidade, tem emoção e tem uma mensagem.

Narrado em terceira pessoa, o texto é bem articulado e com capítulos breves, a narrativa é dinâmica, a escrita é fluida, a história é convincente e os personagens bem caracterizados, verissímeis e intensos, tem os carismáticos e os repulsivos também.
É um enredo que abala as estruturas e dá uma sacudida no emocional, abordando assuntos como perdão, amizade e superação.
Não encontrei problemas com a revisão, e a parte gráfica está linda e delicada.

Avaliação: 


A Autora: 
Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife.Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por [[Richard LaGravenese]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.


39 comentários

  1. Oi Paty,
    Gostei de saber que autora conseguiu desenvolver uma boa trama, apesar de o livro possuir muitos personagens e fiquei curiosa para conhecer melhor a sua protagonista.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adoro a Cecelia e estou louca para ter meu exemplar!!! Só falta o dinheiro... Enfim, a história realmente envolve o leitor, impossível não gostar!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. já vi outras resenhas do livro , e só me faz querer mais! anwww
    unhas-e-livros.blogspot.com
    amei a resenha,beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paty! Tudo bem? Eu adoro a premissa desse livro! Tenho muita vontade de ler A Lista e ir descobrindo as histórias dessas 100 pessoas e saber o porque de todos esses nomes estarem nessa lista. Fico feliz em saber que o livro é muito bom! Espero lê-lo logo!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Acredita que eu nunca li nada da Cecilia?!?! Quero muito ler Simplesmente Acontece e, depois de ler essa sua resenha maravilhoso, quero também ler A Lista haha
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Eu gosto bastante da sensibilidade que a Cecelia coloca em suas obras. Fico imaginando como deve ter sido difícil para Kitty com tudo desmoronando ao seu redor, mas acho que são essas narrativas que mais nos trazem ensinamentos!
    Fiquei curiosa para saber o que se trata a lista exatamente, mas fiquei ainda mais curiosa em saber como a autora fez para incluir tantos personagens sem perder a essência do livro.
    Ótima dica :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da escrita da autora desde que li O Livro do Amanhã!
    Já li resenhas sobre A Lista e só tenho visto elogios.
    Acho que eu iria gostar também, o tema com certeza me interessa muuito!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty, tudo bem?
    Li este livro faz pouco tempo e gostei muito da maneira como a autora conduziu a história.
    Cecelia tem um jeito bem delicado e emocional de nos transmitir suas histórias.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Paty,
    Já vi outras resenhas desse livro e cada vez que vejo só aumenta minha vontade de ler, estou ansiosinha pela a leitura e espero gostar tanto quanto você..
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oie Paty =)

    Já li A Lista e embora tenha achado o começo um pouco enrolado, gostei muito da história.
    Esse é um daqueles livros conseguem nos emocionar e nos fazer refletir sobre a vida.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro. Me acabei de chorar com o final e por mim ficava lendo a história de todas as cem pessoas hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi
    que bom que adorou a leitura, pois parece ser uma boa leitura. Fiquei curiosa para saber porque a mentora de Kitty deixou uma lista com vários nomes. Já li um livro da autora e gostei da escrita dela

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Paty,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto demais da escrita da autora e pelo que vi na sua resenha a qualidade continua, ótima dica.......bjs.


    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que incrível! Pelo título me lembrou outro livro, mas esse é bem diferente, parece retratar o quanto uma amizade é importante na nossa vida e pode colocar as coisas de volta ao lugar. Adorei, fiquei bem curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Segredos de uma noite de verão" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Paaaaaty!
    Eu sou tão fã dessa autora. Já li quase todos os livros dela aqui (menos o PS Eu Te Amo) e mooorro de vontade de conhecer A Lista.
    O que eu mais gosto dessa autora são as mensagens embutidas em suas obras. Sempre fico pensando na minha vida ao ler as obras dela. A sua resenha está linda e só aumentou a minha vontade de ler o livro *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty, tudo bem flor?

    Quero muito ler esse livro e já tenho ele aqui. Conheci a escrita de Cecelia Ahern quando li Simplesmente Acontece e fiquei louca com a escrita maravilhosa dessa mulher. A Lista parece ser ainda melhor, pela sua resenha percebi que amou o livro e eu fico animada com isso, já que as expectativas são as melhores. Parabéns pela bela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  18. Paty lindona eu amo essa capa acho a coisa mais linda e delicada, a premissa do livro me chama atenção pela interminável lista de pessoas, e cada pessoa sem sua experiência algo a acrescentar ou ensinar a nossa protagonista, essa mistura de histórias me deixa muito curiosa. Esse é um livro que já está em minha lista de compras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas já ouvi mt elogios. Sua resenha me deixou mega curiosa.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Gostei muito de P.S eu te amo e não vejo a hora de ler esse, não sei se vou conseguir ler esse mes mas vou tentar! adorei a resenha.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty, sua linda, tudo bem
    Ah, Paty, que resenha mais sensível!!! Eu já coloquei esse livro na minha lista, pois a história me ganhou de tal forma que eu não vejo a hora de descobrir o que eu irei aprender, junto com a personagem, quando conhecer as pessoas dessa lista. E tenho certeza de que também guardarei para sempre. Sua resenha ficou ótima!!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Paty, como eu quero ler este livro, desde quando li a sinopse no site da editora. Adorei sua resenha e me deixou ainda mais com vontade de ler. Preciso de muita grana pra conseguir realizar estes meus desejos literários.

    Uma graça seu cantinho, parabéns.
    Seguindo aqui, bom final de semana
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/07/resenha-fingindo.html#more

    ResponderExcluir
  23. Oi Paty, tudo bem??
    Que maravilha de resenha a sua ein... quando gostamos muito de um livro, parecem que as palavras que queremos dizer sobre ele saem fluidamente, mas dependendo do contexto e da forma como ele mexeu conosco, pode ser que sai com mais alguma dificuldade, mas de qualquer forma, gostei muito de saber a sua opinião com relação essa leitura... já li algumas resenhas do livro e fiquei ao mesmo tempo interessada e não também... não sei se pretendo ler... ando muito atolada de livros, mas se caísse em minhas mãos não perderia a oportunidade. Achei interessante a amiga deixar uma lista para que a protagonista pudesse se recuperar profissionalmente, mas que não deixou tão fácil, afinal seria a melhor matéria de todos os tempos, então ela teria muito trabalho pela frente... fiquei extremamente curiosa com a ligação dessas pessoas da lista, se elas realmente existem? Ou foi uma jogada de mistério??? Muito bom tudo que li aqui... xero!

    ResponderExcluir
  24. Também achei a história incrível, Paty, o livro realmente me pegou de jeito, não conseguia largar. Não curto finais interativos, mas o final desse livro não me incomodou não, Adorei o fato da Kitty não ser perfeita, torci bastante por ela - e por várias outras personagens também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Já li três livros dessa autora: Onde terminam os arco-íris, A vez da minha vida e P.S. Eu te amo e confesso que todas as leituras deixaram sua marca. Gostei de saber mais detalhes do livro A lista, fico feliz que vc tenha gostado tanto. Parabéns pela leitura e pela resenha, fiquei curiosa!!!

    Obrigada pela presença lá no blog =)
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Paty, ainda não li nada da autora, mas esse livro tem me chamado tanto a atenção. Além de conhecer a escrita da autora quero entender o motivo dessa lista e o que liga todos esses personagens. Sua resenha ficou linda, muito sensível, me deixou ainda mais ansiosa para conhecer essa história. Em relação ao final, não me lembro de ter lido algum livro com final interativo, espero que não me incomode também.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    Eu acho a narrativa da Cecelia algo de outro mundo, e olha que não sou fã desse tipo de literatura. Li da autora PS: Eu Te Amo e me apaixonei pela maneira como ela narra sua história e dá vida a seus personagens. Contudo, apesar de achar isso tudo dela, não curti muito a premissa de A Lista. É sim uma história com grande potencial e parece ser muito comovente, mas no momento não é algo que eu arriscaria perder horas na leitura. Quem sabe quando eu estiver com mais tempo e uma pilha menor de não lidos aqui do meu lado rsrs.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Paty, essa resenha era o que eu precisava pra me animar. Como a fila tá muito atrasada e esse não é dos mais finos, fiquei enrolando. E ainda tinha o fato de eu não ter curtido Simplesmente Acontece, mas queria dar outra chance à autora na narrativa tradicional, sem as cartas e tal. Espero que eu sinta a mesma emoção que vc e me envolva a ponto de favoritar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty,
    eu ainda não li nenhuma obra da autora, porém, vejo muito elogios a suas obras, mas já vi os filmes adaptados de suas obras, que são maravilhosos. Por este motivo tenho imenso interesse para ler, ainda bem que tenho os livros, só falta tempo agora. hahahaha
    Mas falando sobre este livro, nossa que barra a personagem esta passando, principalmente com a perda de sua amiga. Mas o que quer dizer esses nomes? Qual seria a ligação deles?
    Confesso que estou muito curiosa, ainda mais com sua empolgação sobre a obra. Não é qualquer historia que ganha o favorito, então mais uma obra que vai para minha lista de leituras.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  30. Olá, Paty.
    Só li um livro da Cecilia, mas o mesmo me fez olhar os livros dela com outros olhos. Ainda não li, A Lista, mas tenho a impressão que irei gostar tanto ou quanto você. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ei Paty!
    Acabei de ler sua resenha e deu vontade de trocar o livro que tô lendo agora pelo meu exemplar de A Lista kkkkkkkkkk
    Amo histórias que tem etas lições e que nos prende e encanta deste jeito!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Estou doida para ler esse livro.
    Achei o enredo bastante atrativo.
    Eu não li nenhum livro da autora, mas sempre vejo criticas positivas com o nome dela.
    Fora a capa desse livro, que eu achei linda.
    Parabéns pela resenha, Paty. Ficou ótima.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Paty, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro e estou bem curiosa sobre essa tal lista, ainda não li nada da autora, mas começarei por Simplesmente Acontece que é o ue tenho aqui, rs...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  34. Oie, Paty!
    Uma pena que o livro não é meu tipo, mas da vontade de comprar e guardar na estante só por conta dessa capa lindona que ele tem. Gostei da premisa, apesar de tudo. Talvez eu compre mesmo e o deixe de lado até que venha uma chatíssima ressaca literária. Ótima resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Eu recebi esse livro da editora Novo Conceito e fiquei muuuuuuuuito curioso para ler. Infelizmente eu ainda não tive tempo de lê-lo, mas como você gostou tanto assim, vou colocar como próxima leitura. Ótima resenha!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem?
    eu li esse livro em julho, e amei! Nunca tinha tido contato com a escrita da autora, e essa primeira vez não poderia ser melhor. O livro é mesmo lindo, e tem uma mensagem comoventes. Eu adorei o final, mas concordo que alguns leitores talvez não curtam.
    Recomendo muito essa leitura, e gosto de ver que outras pessoas gostaram tanto quanto eu

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Olaaa
    Sua resenha esta otima, eu estou louca pelo livro pois adoro a autora e pretendo ler em breve. Adoro essa capa e o enredo, ótima dica

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  38. OIe! Adorei a resenha. Estou com esse livro aqui para ler já tem um tempinho, e com tanta resenha positiva sobre ele, já estou mega curiosa para lê-lo. Nunca li nada da autora e parece que não vou me arrepender de começar por esse.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  39. Eu li esse livro e curti muito a ideia da Lista e de como a protagonista vai compreendendo que o mundo não gira em torno dela.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥