24 setembro, 2015

Resenha 172 Horas na Lua

"Você quer ir à lua?"
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

O espaço, o universo, o cosmos, a galáxia, a lua, toda essa imensidão me atrai e faz minha imaginação ir bem longe, então é claro que esse livro logo me interessou, mas eu tive aquela famosa relação de amor e ódio com ele, e eu vou dizer o porquê.
Eu não sei se vou conseguir explicar como foi minha relação com esse enredo, minha cabeça deu um nó quando fechei o livro, eu gostei e não gostei.

No prólogo tomamos ciência do motivo que levou pessoas poderosas a decidir mandar adolescentes para a lua: nos anos 70 um centro de pesquisas começou a ser construído na lua, DARLAH 2, mas o projeto foi encerrado e não somente por questões financeiras, algo desconhecido foi descoberto e por questões de segurança os pesquisadores fingiram que o problema não existia por décadas.
Mas agora era hora de retomar a ideia e para isso precisavam de verba que só conseguiriam se  despertassem os patrocinadores em potencial, e para isso além de alegar a busca por recursos naturais que trariam grande vantagem aos Estados Unidos, também incentivariam adolescentes a fazer parte de uma experiência enriquecedora, e nada melhor que a mídia pra fazer um bom trabalho.

Mia, 15 anos, não estava empolgada com a missão à lua, mas os pais insistiram para que ela concorresse e a inscreveram sem que ela soubesse.
Midori, 15 anos, tinha planos de deixar o Japão ao terminar o ensino médio e completar 18 anos. Sempre foi atormentada pelas meninas no colégio, e incentivada pela irmã decidiu ganhar o mundo assim que possível. E a proposta da Nasa seria apenas o começo.
Antoine, 16 anos, está abalado e sem rumo após uma desilusão amorosa, e tudo que ele queria era sumir no mundo, e a oportunidade veio com o projeto da Nasa.
Os três adolescentes foram selecionados e passaram por um período de treinamento, ficaram famosos, afinal ir pra lua não é pra qualquer um e não é todo dia que a Nasa oferece uma oportunidade assim.
Mas é quando chegam na lua que a parte que causa medo começa, e não vai ser tão simples como o esperado realizar as tarefas designadas e passar 172 horas na lua.
"Agora, só restava a espera. E o medo." pág 112
Fatos reais permeiam essa ficção instigante, cheia de mistério, suspense e tensão trazendo informações intrincadas.
O autor dá uma pincelada sobre todo processo de treinamento de um astronauta, achei as informações válidas e serviu pra me ambientar, mas fiquei com gostinho de quero mais, essa parte podia ter sido mais explorada.
O livro tem um trabalho gráfico perfeito, com algumas páginas pretas e ilustrações que nos ambientam e o início de cada capítulo tem um subtítulo indicando o que nos espera. 
A capa condiz com o enredo e é assustadora assim como a história, que tem um ar sombrio com passagens que dá arrepios.
A história é toda fragmentada, e em cada capítulo vamos colhendo pistas, isso nos permite ir juntando as peças pra descobrir o que esta escondido, mas não é simples e fácil.

A narrativa é envolvente, é impossível não ficar com a pulga atrás da orelha e essa curiosidade impulsiona ainda mais a leitura na tentativa de colher mais informações e desvendar o mistério, porém as últimas páginas e o desfecho ficaram bem confusos. A história tem um final, mas nem tudo fica bem amarrado, algumas perguntas ficaram sem respostas e algumas coisas vagas. O final foi inesperado e me surpreendeu mas fiquei um tempo tentando absorver o que tinha acontecido, e ainda assim eu senti necessidade de explicações mais claras, mais diretas...então é isso: eu gostei porque o autor conseguiu me manter interessada na sua história durante todo o tempo, e ele oferece situações pra isso. E eu não gostei porque o final deixou a desejar e algumas coisas não foram bem esclarecidas.
Achei que faltou também uma maior caracterização dos personagens secundários e uma exploração mais aprofundada das situações que os envolviam, ficou tudo muito frio, muito distante, não dá pra se envolver com eles.
Se alguém já leu esse livro e teve impressões parecida com a minha quanto ao desfecho e quiser conversar sobre ele, fique à vontade para me chamar inbox no face. Ou se alguém já leu e tem o final totalmente entendível em mente, me chame também, precisamos conversar.

Mas ainda assim minha avaliação é 4 estrelinhas, não considerei o desfecho um demérito pra avaliar negativamente o livro já que a ideia do autor é bem original, e ele conseguiu me prender como poucos.
Preparem-se para algumas cenas de forte tensão psicológica.

Avaliação: 

O Autor
Ele fez sua estréia literária em 2001, com uma coleção de prosa curta intitulado Herfra blir du eldre nua ("De agora em diante você só ficar mais velho"). No ano seguinte, ele publicou uma coleção de histórias curtas chamadas AMBULANSE ("Ambulance") e 2005 viu a publicação de seu primeiro romance, Buzz Aldrin, hvor det ble av deg i alt mylderet? ('Buzz Aldrin, o que lhe aconteceu em All a confusão? "). Em 2008 ele publicou seu primeiro sci-fi / horror romance, 172 horas na Lua, um cruzamento entre ficção adulta jovem e adulto ficção.


28 comentários

  1. não solicitei Paty, não achei o enredo muito a minha cara e preferi ficar na zona de conforto mais um pouco
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!
    Não sabia que você se interessava por esse gênero, que pena que o final deixou a desejar, se fosse o contrário pelo visto sua leitura teria sido perfeita! Eu até curto esse estilo de enredo, mas apenas em filmes ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. UIIIIIII que delícia!!
    Gosto desses livros que surpreendem e tal... Achei bacana esse suspense... Achei legal tudo na verdade, rs.

    Adorei a resenha!!!

    Ah! Mulher!!! Como assim você ainda não leu A Passagem e O Livro de Joaquim??? Leia!!! Adoro os dois!! Li há anos, mas ainda amo muito!!!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty, quando li a premissa da história, surtei, porque amo tudo que envolve espaço. Mas daí fui pesquisar por resenhas e não encontrei umas tão boas, o que acabou me desanimando, então ele caiu muitas posições na minha imensa lista.. kkk Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Estou louco para ler esse livro, também sou fascinado pelo espaço e o universo. Com certeza essa leitura será bem agradável ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paty.
    Ao contrario de você, eu amei o livro e adorei o final. Não sei se você está acostumada com esse tipo de enredo, mas já assisti muitos filmes de naves abandonadas no espaço, navios, fantasmas, cujo enredo é muito parecido e todos terminam mais ou menos assim. Acho que para deixar aquele suspense mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá Paty essa foi a primeira resenha que li desse livro e confesso que achei a história interessante e seus argumentos deixaram o texto ótimo e fácil de ler e entender sua opinião.
    Discordo em relação a capa, achei muito feia e nem chamou minha atenção antes de ler suas palavras. Além disso que pena que o autor não conseguiu fechar a história como esperado.
    De qualquer forma foi ótimo acompanhar suas impressões!!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Tenho visto muitos comentarios sobre este livro e ja estou bem curiosa para ler, é o tipo de enredo que me agrada.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Paty, tem muita gente falando bem desse livro... e, assim como você, também amo essa temática de universo e afins. Tô realmente com muita vontade de conferir.

    Achei suas observações bem pertinentes e necessárias... agora sei em que terreno estarei me metendo (o lance da pouca caracterização dos personagens, por exemplo, costuma me incomodar, mas irei levar em consideração o conjunto da obra).

    Adorei a resenha!

    Abraços,
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Paty, tudo bem?
    Eu não fazia ideia de que esse livro tinha uma pegada de suspense e mistério.
    Fiquei bem interessada, já que curto muito esse tipo de história.
    A capa realmente está bem sombria e que bom que combina com a história.
    Espero ler em breve e gostar mesmo que alguns personagens não tenham sido tão bem explorados...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. uma amiga leu e disse que se decepcionou um pouco mas lendo sua resenha acho que ela exagerou, porque pelo visto só o final foi ruinzinho e nao ele todo.

    ResponderExcluir
  12. Oiê
    Os Comentários que eu vi desse livro foi muito legal, eu não gosto mesmo de sentir medo nas leituras, mas parece que essa seria uma boa pedida para isso mudar não é mesmo? kkk acho que esse tom sombrio que corre a respeito do "Eles Não Estão Sozinhos" aguçou ainda mais a curiosidade de lê-lo, espero que não demore muito, quanto a parte gráfica, adorie essa foto do convite da NASA, bem sugestivo, kkkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty, eu estou com esse livro para ler aqui na minha estante mas não tive tempo ainda, não vejo a hora de lê-lo, apesar de eu ver comentários bem diversificados dele por aí, tenho muita curiosidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá; eu havia visto o livro entre os lançamentos da editora, mas não tinha ficado interessada só pela capa; lendo sua resenha, achei a premissa do livro muito boa e até fiquei com bastante vontade de ler, mas acho que não iria gostar do final, prefiro finais beeem explicados. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? O livro tem uma tema bastante interessante, 172 Horas na Lua é um livro que faz um tempinho que quero ler, desde que foi lançado, mas infelizmente, ainda não tive a chance de lê-lo.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, mas nunca tive interese nesse livro, mas devo confessad que a diagramação me chamou a atenção, pkrtanto, se eu o adquiri algum dia, vai ser mais por esse fato!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse lance de mandar adolescentes para a lua não me empolgou na leitura do livro. O livro para mim teve o efeito de 'mais do mesmo', muito chato.

    ResponderExcluir
  18. OII
    Sinceramente essa tipo de livro não me atrai, é aquele do qual eu fujo dentro de uma livraria. Poucos assuntos ligados so espaço me chama a atenção.
    Beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Paty, já ouvi falar muito do livro e normalmente são resenhas bem balanceadas nem tão positivas e nem tão negativas.
    A história não conseguiu chamar minha atenção, mas realmente parece ser algo inovador.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oi paty!
    To querendo demais ler esse livro e agora vou ficar mega esperta com o final pra ver se consigo entender ele ja sabendo que pode ser decepcionante. =(
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adorei a premissa e é um daqueles livros que se tornam inesquecíveis! Vou ler!
    Bjs
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Esse é um livro que todos elogiam mas que eu não tenho a minima vontade de ler. E eu acho que nem é por ter um clima mais de terror, mas sim porque a premissa realmente não me cativa.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Li todo o tipo de resenha sobre esse livro, é a minha próxima leitura e eu realmente não sei mais o que esperar!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!.
    Não estou acostumada com esse gênero, simplesmente não consigo ler.
    E por ver tantas resenhas negativas, mesmo a sua sendo 4 estrelas, vou deixar passar essa indicação

    ResponderExcluir
  25. Esse deve ser o tipo de livro que o final é ruim mas o que vem antes compensa tudo, hein? Gostei da premissa e da sua dica para se preparar para cenas fortes, muito curiosa! hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Menina, que capa é essa. Deu até medo aqui. Kkk
    Bem eu leria esse, mesmo sendo aquele livro que só surpreende no final, parece que vale a pena a leitura.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  27. O livro parece interessante, mas ficaria com um pé atras pelo tipo de final que o livro parece ter, por mais que o livro seja ótimo, o final pode estragar a leitura para mim

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu já li várias resenhas negativas sobre o livro, o que me deu uma desanimada para lê-lo. A premissa dele me atrai, acho que vou lê-lo para tirar minhas conclusões.
    Espero gostar e não ficar nessa relação de amor e ódio, rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥