12 janeiro, 2017

Top 5 - Melhores Filmes de 2016



2016 foi um ano com bons filmes pra quem soube se aventurar pelo cinema feito em todo o globo. Infelizmente alguns não tiveram uma distribuição satisfatória o que deixou muita gente sem conferir, mas mesmo assim o ano teve títulos fortes e também muito intrigantes. Fiz essa lista dos meus 5 filmes favoritos do ano e já adianto que tem vários que não consegui assistir (como Cinema Novo, Fences e Eu, Daniel Blake) e que poderiam até mudar a ordem dos fatores.

5º Lugar - Elle (Idem. Paul Verhoeven, 2016)

O polêmico e controverso Elle, dirigido por Paul Verhoeven passou pelo tapete vermelho do Festival de Cannes nesse último ano e provocou burburinho. O longa conta a história da produtora de games Michèle (Isabelle Hupert) que acaba sofrendo um estupro em sua própria casa por alguém misterioso. Com isso, o espectador acompanha sua vida repleta de avalanches pessoais como o filho que arranja uma namorada briguenta; a atração pelo vizinho casado com uma religiosa; o affair com o marido da melhor amiga e um vídeo zombador compartilhado em seu escritório. Tudo isso e muito mais fazem de Elle um grandioso e intrigante filme a ser acompanhado com uma protagonista muito intensa e cheia de facetas.

4º Lugar - Um Cadáver Para Sobreviver (Swiss Army Man. Daniel Kwan e Daniel Scheinert, 2016)
Uma grata surpresinha nos 45 do segundo tempo. Um filme que pode até parecer nonsense e com um roteiro sem pé nem cabeça, mas com uma mensagem muito interessante e enriquecedora por trás, nas entrelinhas. Você vai começar a assistir com muitas risadas e vai terminar chorando, pois os personagens e suas situações são muito cativantes. Destaque para a fotografia, a direção de arte que dá um show em seus contrastes e psicologia de cores, além da trilha sonora muito marcante. Quem tem preguiça de procurar pelos filmes pode comemorar porque essa belezinha está disponível na Netflix.

3º Lugar - O Silêncio do Céu (Era El Cielo. Marco Dutra, 2016)
Marco Dutra é um diretor que vem ganhando destaque no cinema brasileiro, sobretudo depois de sua passagem pelo Festival de Cannes em 2011 com o longa Trabalhar Cansa, um suspense que dirigiu com Juliana Rojas. Nessa sua co-produção com Uruguai e Argentina, o espectador conhece Diana (Carolina Dieckmann) uma estilista que sofre um estupro no quarto de sua casa. Seu marido Mario (Leonardo Sbaraglia) presencia o ato de sua janela e passa a investigar a vida do estuprador planejando um crime sem que a esposa saiba. É adaptado do livro Era El Cielo, do escritor argentino Sergio Bizzio e merece o terceiro lugar na lista por ser um suspense forte e com um roteiro incrível.

2º Lugar - Aquarius (Idem. Kleber Mendonça Filho, 2016)
Polêmicas a parte, Aquarius é um dos melhores filmes do ano por diversos motivos. Seus personagens são intensos e cheios de facetas, com dramas latentes e consistentes para a trama. A história segue Clara (Sônia Braga) em sua vida pacata no Edifício Aquarius de Recife ameaçado de demolição por uma construtora que quer desenvolver um projeto megalomaníaco. É um claro estudo sobre resistência, no qual podemos associar com diversos campos de nossa sociedade. Além disso, o longa é bastante atual também por existirem diversas construtoras no Brasil destruindo patrimônios históricos e transformando certos territórios em cidades sem nem se dar conta das consequências entre elas e o impacto de vizinhança. Clara é uma mulher determinada que nos faz refletir sobre diversos assuntos, sobretudo o da memória. Que trilha sonora incrível, merece o lugar na lista!

1º Lugar - A Chegada (Arrival. Denis Villeneuve, 2016)
Denis Villeneuve é um dos melhores de sua geração. Filmes como Polytechnique (2009), Incêncios (2010), Os Suspeitos (2013) e O Homem Duplicado (2014) mostram que o diretor tem estilo e sabe desenvolver um projeto com maestria. Não é diferente com seu novo longa, pois A Chegada tem todos os aspectos principais de seu realizador e com doses de ousadia ainda maiores. O filme segue a linguista Doutora Louise Banks (Amy Adams) no desafio de se comunicar com seres vindos de outro planeta. Aos poucos Louise vai conhecendo o padrão que esses novos seres utilizam para se comunicar e consegue promover diálogos para no fim descobrir algo que os trazia para o nosso planeta. O roteiro caminha a passos de comoção ao espectador, tendo em vista a história de vida de Louise que é posta à tona, um longa que deixa o espectador com lágrimas nos olhos ao final da projeção. É baseado no conto História de sua Vida, de Ted Chiang; o livro foi publicado este ano pela Intrínseca e tem merecido lugar na lista como o melhor filme de 2016!

Menções Honrosas: A Criada (Park Chan-wook, 2016), Animais Fantásticos e Onde Habitam (David Yates), Mãe Só Há Uma (Anna Muylaert, 2016) e Capitão Fantástico (Matt Ross, 2016).

E quais foram os filmes favoritos do ano de 2016 pra vocês?




16 comentários

  1. 2016 foi um ano que não fui ao cinema infelizmente, mais anotarei essas indicações para assistir.

    ResponderExcluir
  2. São filmes bons pra se assistir, Matheus eu gosto de filmes só não consigo assistir pois o tempo não dá, gostaria muito de ter tempo pra assistir os filmes, mas gostei muito da sua lista de filmes, principalmente o Aquarius abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nenhum dos filmes que você indicou, vou pesquisar um pouco mais sobre eles, valeu pelas dicas!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu não vi nenhum dos filmes, sou meio fraca pra filme, não gosto de ir ao cinema, sempre muito cheio, etc. Mas quero muito ver Aquarius

    ResponderExcluir
  5. Por incrível que pareça sendo eu uma pessoa que ama cinema, esse ano eu não assisti nenhuma filme, uma pena porque pelo que vi aqui foram ótimos filmes, vou ter de compensar assistindo esse ano! Levo os títulos como indicação!

    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Foi um ano maravilhosos para o cinema.
    Mas eu não vi nenhum dos filmes que você indicou, vou procurar e assistir.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não assisti nenhum dos filmes citados, mas me interessei por A chegada e o silêncio do céu. Pretendo conferir em breve.
    Dicas anotadas.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. assisti bons filmes em 2016, mas nenhum temos em comum, procurarei os indicados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Socorro!!! Não assisti nenhum desses!!! Estou muito atrasada quando o assunto é cinema... Vou buscar seguir sua lista.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A maioria dos filmes que vi foram do estilo tiro, porrada e bomba. Nenhum destes que você relacionou eu cheguei a ver e confesso que nem pensei em uma lista baseada nos que eu vi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá! Ótimas indicações! Tenho muita vontade de ver Elle e O silêncio do céu. Com certeza, deve valer super a pena. Sucesso com o blog e que venha mais ótimos filmes como esses. Feliz 2017, bjooooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Matheus, sua lista é bem peculiar, eu não conhecia os filmes em questão apesar de ter ido bastante ao cinema. Alguns entram pra lista, outros não.
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Aproveitei para anotar as dicas! Em 2016 não olhei quase filmes e os que eu olhei eram sobre os supers. hahaha É que eu adoro esse tema, então já viu né?

    ResponderExcluir
  14. Olá, td bem?
    Em 2016, comecei a fazer faculdade, então não tive tempo para mais nada até me acostumar ao novo ritmo. Não assisti nenhum desses filmes, infelizmente, mas, Um Cadáver para sobreviver chamou minha atenção. Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Olá Matheus!
    Dos filmes que você elegeu como cinco melhores ,eu só assisti "A Chegada". Gostei muito do filme e da mensagem que ele passa. Tem cenas ótimas e uma fotografia excelente!
    Espero poder conferir seus outros eleitos em breve.
    AHhh, as menções honrosas foram ótimas!!
    Eu não sei eleger meus melhores filmes de 2016. Assisti pouquissimos e de cabeça não me lembro de nenhum!
    Beijos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥