28 março, 2017

Livro da Vez...Os 13 Porquês


Essa semana, mais especificamente no dia 31, estreia na Netflix a tão esperada adaptação de Os 13 Porquês em forma de série.
Então vou aproveitar a coluna Livro da Vez...pra falar de forma bem sucinta sobre essa história.
O livro nem fazia parte das minhas leituras urgentes, mas devido a adaptação e ao seu conteúdo contemporâneo e impactante, ele chegou cortando fila sim.
Fiz essa leitura em janeiro, e avaliei o livro com 5 estrelinhas.



O ponto de partida desse enredo é Clay e as fitas cassetes gravadas por Hannah. Essas fitas contém os 13 motivos que a levaram a cometer o suicídio. E a mola propulsora é justamente descobrir o motivo de Clay ter recebido esse pacote, o que ele fez pra ser citado entre aqueles que colaboraram direta ou indiretamente para que a jovem tirasse a própria vida, e quais foram os reais motivos para tal atitude da garota.
Jay sempre foi apaixonado por Hannah e fica ainda mais angustiado ao ouvir tudo o que ela enfrentou, tudo o que passou sozinha. E sua agonia vai aumentando ainda mais conforme ele vai percebendo que poderia ter feito algo por Hannah.
"O único jeito de descobrir este segredo é apertando o play."
O livro é curto, a leitura é rápida, o enredo é sob o ponto de vista de Clay, mas como as fitas são tocadas no desenvolvimento, também temos a visão de Hannah simultaneamente.
Os assuntos são abordados de forma bem simples, mas o interessante é como o livro consegue abrir nossos olhos para estar mais atento ao próximo e em nossas atitudes, porque um simples gesto, palavra ou atitude pode ter um grande efeito na vida do outro.
O assunto abordado é bullying, suicídio, abuso sexual, e intrinsecamente descaso. Descaso sim, porque bastava um olhar mais atento e sensível por parte dos pais ou professores, pra perceber que ela precisava de ajuda, afinal todos os sinais foram dados, estavam bem visíveis. Eis o motivo desse ser um livro bom pra ser trabalhado nas escolas, ele tem uma mensagem pra passar em cada uma das 13 razões. Podemos considerar que alguns motivos citados são simplórios demais pra uma atitude tão drástica, mas são os pequenos detalhes que podem fazer o estrago numa mente propícia a autodestruição.

"Tudo que a gente realmente possui...é o agora."




Beijos e até mais!

14 comentários

  1. eu ainda não li, mas a proposta é bem interessante sim e me deixa curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paty!
    Li esse livro em 2014 e o adorei.
    A história é impactante e tão real. Me vi várias vezes inserida no livro e querendo ajudar Hannah, e angustiada por não conseguir.
    O que salvou o livro foi o final. Não no sentindo de que não gostei do livro, pois gostei sim. Contudo, o final é como se tivesse uma luz no fim do túnel. A história de Hannah não foi em vão para Clay. <3
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Li esse livro em 2014 e acho a mensagem dele bem impactante. No entanto apesar de gostar muito do livro, tenho minhas ressalvas quanto as atitudes da Hannah. Já assisti sete episódios da série e posso dizer que está bem fiel ao livro, lógico que tiveram algumas mudanças, mas, para mim, isso só deixou a série ainda melhor e mais completa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Apesar de todo o sucesso que o livro fez, e a série está fazendo, não me sinto nem um pouco tentando a ler o livro. Sei que ele trata de assuntos importantíssimos e que devem ser discutidos, mas não me despertar a tentar uma leitura. Sim, abordar esse livros na escola, até por causa dos temas seria um ponto crucial e que concordo e muito. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não li ainda essa obra, mas já irei procurar ela pra ler logo logo, não tenho acesso a Netflix então irá demorar um cadinho pra eu ver a série. Meu amigo leu o livro e simplesmente amou, e pela trama é o que já sei sobre o livro, creio que irei amar tmbm. Adorei a resenha e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu li Os 13 Porquês há alguns anos, e fico super contente de ver mais leitores se interessando pelo livro com a chegada da série, pois ele aborda assuntos super importantes e que devem ser debatidos e pensados pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Olá! É um livro que traz temas necessários e atuais. Espero que, junto com a série, se torne um alerta para que outras Hannahs não sofram por aí. No momento, não é o tipo de leitura que estou procurando, mas é sempre bom ter opções variadas para diferentes momentos. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu li esse livro, e sou sincero a dizer, tive problemas com ele.
    Achei a ideia muito interessante, sem duvidas, mas a forma de abordar e os personagens rasos não me cativaram. Eu li meio no automatico. Finalizei a leitura sem sentir muita coisa de diferente. Pra mim, o que salva sao as duas fitas finais que possuem cenas bastante pesadas e foi onde eu realmente consegui me conectar ao Clay e a Hannah, mas no geral, achei mediano. Mas sem duvida traz uma mensagem importante. Isso dos perquenos gestos é algo realmente a se observar.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler esse livro que você nem imagina menina, ainda mais agora que essa série veio e está fazendo um sucesso, acho que vou assistir a série invés de ler mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Minha leitura atual, ainda estou no começo, mas estou gostando da narrativa E acho muito importante essa série vir em um momento onde as pessoas passam por cima uma das outras como se não fossem nada, e não percebem o mal que fazem. Espero que esse livro e série sejam trabalhados nas escolas e até mesmo faculdades, pois tem muito adulto pior que adolescentes por aí...

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá ^^
    Li esse livro recentemente e fiquei simplesmente sem palavras quando terminei. A história mexeu muito comigo; ler tudo pelo que a Hannah passou e não poder ajudá-la, nossa... me senti no papel do Clay, praticamente :S Mas enfim, gostei bastante da história e mal posso esperar para conseguir ver a série.

    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  12. Oi, Paty!
    Eu gostei muito do livro também. Também avaliei com 5 estrelas, e concordo com tudo que você disse. Aliás, nossas resenhas estão parecidas, tivemos as mesmas impressões da leitura. Mas a série... Não consegui gostar tanto.
    Você já assistiu? Adoraria saber o que achou.

    Beijinhos.
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  13. Oiee, ainda não li o livro, e apesar de ouvir muitos elogios, e saber que é sim um bom livro, o tema não me encoraja a ler, acho que ia ficar numa bad sabe? mas não descarto a possibilidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu acho bacana toda essa repercursão que o livro e a série ganhou. Porque essa temática precisa ser discutida para que as pessoas possam se conscientizar sobre o bullying. Tanto para quem realiza, como para quem é vítima. Apesar de compreender a importância, é um tipo de obra que eu não me interesso muito. Mas amei a sua forma de escrever.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥