19 abril, 2017

Resenha: Um ano na vida de um (Total e Completo) Gênio


"Os professores não deveriam ter licença para dizer que você é ótimo em alguma coisa, isso só torna a vida mais difícil."

Autora: Stacey Matson
Editora: Geração Jovem
Páginas: 264

Ao ler a sinopse e frases irônicas, observar as figuras e cores alegres da capa dentre outras informações do livro, logo pensei: “É de uma leitura assim que estou precisando... muitíssimo engraçada, leve e com muitas figuras... bem, deve ter muitas figuras... Esse será o meu companheiro por alguns dias? Aahh...talvez um mês já estará de bom tamanho”...

Mas, ledo engano, aliás, ótimo, maravilhoso engano que me fez ter a oportunidade de conhecer o primeiro livro de Stacey Matson, nascido de sua tese de mestrado na Universidade de British Columbia. Antes mesmo de terminá-lo, já estava ansiosa pensando por uma continuação dessa inspiração tão cheia de verdades importantes passadas através de falas engraçadas para conquistar o público infanto-juvenil.

"Os professores não deveriam ter licença para dizer que você é ótimo em alguma coisa. Isso só torna a vida mais difícil."
Então, vamos falar sobre o viciante e curto período que tive o privilégio de viver dentro do universo de Arthur A. BeanBem, o livro nos apresenta um ano na vida de um aspirante escritor que tem apenas 13 anos.. Oi?! O que?! Então, é isso mesmo que você acabou de ler!!! esse pré-adolescente já inicia seu ano fazendo uma lista de metas importantes...uma delas já está no papo!! Afinal, ele é FABULOSO!!! Ele é o MÁXIMO!! E por isso, nem será preciso muito esforço, porque ele também é um GÊNIO!! Do que afinal estou falando mesmo?? Aaahhh... de suas lista de realizações (metas para o ano)... Ele pretende iniciar o seu primeiro grande romance que lhe renderá muitos prêmios, fama, dinheiro e até quem sabe uma futura venda dos direitos autorais para o cinema... Maaas, entre uma rotina e outra, Arthur terá que aturar o temperamento e os arranhões de sua gata Pickles, tentará tirar seu pai da prostração e silêncio, fará o possível para afastar de sua vida o temido colega Robbie, se esforçará o máximo para conquistar o coração de sua amada Kennedy que nunca o notou, mas, a parte mais importante para ele será GANHAR o PRIMEIRO LUGAR no Concurso Municipal de Contistas Mirins de sua escola!!! Aaahhhh que moleza!!!!

Bem, essa introdução foi para que você notasse o quanto a escrita de Stacey é de fato leve e hilária, porém, também muito inteligente e envolvente.
Que semana terrível! Todos os meus professores me odeiam. Até o sr. Everett, que é sempre superlegal comigo, foi mau esta semana. E a culpa é dele. Eu só estava tentando ser honesto, e só o que ele quer para o jornal são cachorrinhos, gatinhos e dias ensolarados. Isso não é a vida de verdade, DL. Estou só dizendo como ela é.
Diversões à parte, não negarei que Arthur é apaixonado e mega focado na escrita desde o Ensino Fundamental I, mesmo que, segundo a sua opinião, tenha que aturar as ordens excessivas e a falta de compreensão de seus professores atuais, somadas as opiniões negativas de seus colegas sobre seu excelentíssimo QI alto. Mas, essas suas opiniões pesadas não afastam o fato dele ser um aluno aplicado e inteligentíssimo e possuir um grande talento para escrever, tanto que nada afasta de seu coração a convicção de que esta será a sua profissão no futuro.
Esse foco literário de Stacey chamou muito a minha atenção, por conta da enorme carência de interesse pela leitura em nossa sociedade atual. Vemos isso acontecer nas crianças, adolescentes e até mesmo adultos, que tem exageradamente a presença de Smartphone ou Iphone grudados quase 24 horas em seus corpos, mais especificamente, em suas mãos. Cadê a presença dos livros? Não sei! Não há nenhum escritor(a) de tenra idade? Apagou-se a magia ou o encanto que havia nos livros? Também não tenho resposta para essas tristes perguntas, mas, aposto e acredito na proposta da escritora em reacender algo tão importante, porém, infelizmente está se apagando diante dos fortes reflexos da modernidade que nos rodeia.
"Quem gostaria de ser amigo de caras como Robbie Zack? Eu não sou amigo de pessoas que escrevem 'pençamentos' com ç. Boa sorte para quem for."
Além de sua vocação pela escrita, é possível encontrar mais características especiais em Arthur, mas, por conta de alguns momentos difíceis em sua vida, percebi a necessidade de certas mudanças em seu modo de agir e pensar sobre as pessoas, porém, felizmente alguns contatos especiais se fizeram presentes lhe ensinando com amor, por exemplo, sua amiga e vizinha Nicole que o ensinou a fazer tricô como terapia, ao desenrolar as lãs, ele também desembaraçava suas emoções e isso se tornou um grande hobby para ele que adorava criar peças de roupas... Também não posso deixar de citar sua professora da Classe de Inglês na escola Terry Fox Junior High, Ms. Whitehead. Ela não só o incentivou na escrita, mas manteve um contato direto com ele e seus colegas de turma. Desse modo, ela veio a se tornar uma querida e especial orientadora de suas inspirações, e porque não dizer, lhe passou princípios da humildade, companheirismo e o incentivava sempre a abrir mão da presunção. Fazendo-o perceber que além dele existia outros talentos, como o seu colega Robbie Zack, que com tamanha simplicidade e erros ortográficos do tipo: "talveiz, istória, solbe, açistir"... ele descobriu uma inegável desenvoltura de criar histórias maravilhosas! Robbie sem saber lhe ensinou que ser um grande escritor não é um mérito voltado somente para quem tem uma formidável gramática e ortografia, pois sem o amor, a criatividade e esforço de encarar uma página em branco e se deixar fluir livremente por ela sem o sufocamento do perfeccionismo, nenhuma frase nascerá de mentes totalmente preenchidas pelo preconceito.
"Andei lendo HQs porque Robbie gosta delas. Eu achava que eram para crianças, mas são muito legais. Robbie até pensou em escrevermos uma juntos."
Finalizando, tenho que descrever uma genialidade fantástica encontrada nesse livro. Vocês nem imaginam como eu compreendi a história do inicio ao fim. Provavelmente, é claro, você responderá: Ora! Você apenas abriu o livro e começou a ler! Não, isso seria comum demais, e pelo que já citei, se a forma de escrever de Stacey Matson é singular, com certeza a história também não seria apresentada como todos os livros são... Gente, tudo o que há no livro, que não expus totalmente porque perderia a graça para quem o comprará, nos é contada através de informações trocadas por e-mails, cartas, bilhetes e o mais magnífico de tudo! Arthur escreve todos os seus medos, dúvidas, reclamações e até sentimentos tristes através de seu Diário de Leitura. Isso não é super legal???!!!
"Querido, DL,Cheguei a uma conclusão muito importante. Eu, Arthur Aaron Bean, sou um homem de poucas palavras. Não preciso de frases longas e arrastadas para descrever adequadamente uma cena, ou um personagem, ou uma trama. Não preciso de parágrafos para atrair meus leitores. Eu sou um poeta. Minhas histórias podem ser contadas em rajadas curtas. Na verdade, minhas histórias são mais fortes assim. Eu poderia ser o próximo grande poeta norte-americano, como Alfred Tennyson e William Blake. Meu trabalho será lido nas salas de aula nos próximos anos, aposto."
Enfim, super recomento essa leitura maravilhosa, não só para o público infanto-juvenil, mas para todos que amam uma história rica de empatia, humor, amizade, amabilidade, compaixão, sinceridade, informações sobre livros, peças teatrais, autores e fatos históricos entre outras coisas... a única parte ruim para mim, foi que estive por pouco tempo com esse livro em mão, porque a história de Arthur Bean é tão vibrante que não notei a rapidez que as horas passaram, assim, vivi freneticamente dentro do ano mais importante na vida de um total e completo Gênio. rs ^^)

Avaliação:


56 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas achei incrível a proposta dele e a maneira que você desenvolveu a resenha. Super leria.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, PF! espero que ele te agrade tanto quanto agradou a mim... e ainda vale ressaltar que para um primeiro livro dessa escritora, ele tah muitíssimo bem bolado e sensível. obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. a história parece ser bem envolvente, confesso que fiquei curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. pela sua resenha o livro me parece bom, contudo msm tendo os aspectos que eu gosto, a leitura n me interessou

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, Ludmila! isso acontece, quem sabe em um outro momento surja a oportunidade de conhecê-lo e você sinta interesse?... obrigada pela visita! ;)

      Excluir
  4. Não conhecia o livro mas amei o plot e aparentemente tem dicas incríveis! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Gostei muito desse livro. Pelo seu relato, percebi que ele é parece com um livro que já fiz resenha no meu blog, o livro 'Uma história incomum sobre livros e magias'. Quero muito ler esse que você indicou. Muito obrigada pela dica. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Célia! obrigada você pela dica, porque com certeza irei procurar Uma História Incomum sobre Livros.
      beijos!!

      Excluir
  6. Olá!
    Fiquei muito interessada neste livro, parece ser uma daquelas histórias tão gostosas que nos faz viajar e a gente só quer parar quando acabar.
    Amei.
    Obrigada pela dica maravilhosa.
    Beijos
    Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Cássia! foi exatamente isso que senti. deu até uma peninha quando acabou, mas aguardo ansiosamente que os outros dois livros de Stacey Matson, cheguem logo no Brasil.
      obrigada a você pelo lindo comentário.
      beijos!!!

      Excluir
  7. Oi
    Gostei muito da historia muito interessante,sua resenha ficou perfeita parabéns deu vontade de ler um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Alzinete! poxa, muito obrigada pelo carinho... espero que você o leia logo!!! um beijo!!

      Excluir
  8. Oi Elienae, depois de uma resenha super empolgante como esta, como não dar uma chance a leitura? Difícil né? Eu nao conhecia o livro, mas acho que seria uma leitura gostosa ao lado deste guri de 13 anos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, FC! que carinho suas palavras! olhe, se prepare, Arthur é apaixonante! <3
      beijos!

      Excluir
  9. Que resenha incrível Elienae!
    Fiquei bem interessada mesmo em ler, eu não me importo de ler infanto juvenil, até pq tenho sobrinhos que estão crescendo e é bom ler assim posso indicar e/ou presentear e este além de falar de sentimentos também traz informações. Já vai pra lista. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que coisa fantástica, Marcia! você sacou coisas que eu também havia pensado. tenho me dado a oportunidade de conhecer e ler o que não faz parte de minhas preferências, e te confesso que esse livro foi uma surpresa maravilhosa! principalmente por ter um sobrinho de 15 que faz 100% de minha vida.
      boa leitura viu?! muito obrigada por suas palavras!!!

      Excluir
  10. Oi Elienae!
    Já tinha visto esse livro "por aí", mas nunca tinha dado muita atenção a ele. Confesso: nunca ne sequer parei pra ler a sinopse pq fazia um julgamento bem diferente dele. Hahahaha (quem nunca julgou um livro pela capa que atire o primeiro hardcover)
    A leitura parece ser bem prazerosa, parece ser daquelas que agente vai lendo e nem sente o tempo passar. Não chegou a atiçar minha curiosidade, mas quem sabe um dia não leio?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Neyla! com certeza... rsrs... eu já julguei muitos livros pela capa rs... até mesmo pela sinopse rs... mas, como sempre digo, se dê uma chance de conhecer algo novo! se não apreciar tudo, pelo menos algo ficará de bom, tenho certeza... e como você mesmo desconfia, ele é um livro que você não percebe o tempo passar... rs...
      beijos!!!!

      Excluir
  11. Oi, pela sua resenha pude ver que o livro é muito divertido e traz assuntos bem legais, principalmente algo que está em falta na sociedade: empatia. Eu não conhecia o livro, sabe. Alias, nunca tinha ouvido falar e vou anotar sua dica. Imagina só: viver na cabeça de um gênio. Quero ser assim quando crescer, igual ao personagem.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, PL! Stacey Matson conseguiu reunir muita riqueza em seu primeiro livro... e esse gênio Arthur é fantástico! espero que você consiga ler e identificar os valores que notei e mais ainda! abraços!

      Excluir
  12. Olá, essa foi a primeira resenha que li do livro, que aliás já havia chamado minha atenção desde a época do lançamento. Achei o perfil do personagem principal super interessante, com essa coisa de ele querer ser escritor, e gostei também de outros personagens irem ajudando-o ao longo desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Marijleite! então não perca mais tempo! procure e o devore rs...

      Excluir
  13. Oi
    Eu achei o enredo diferente, legal e sugestivo para o público juvenil, a capa também é convidativa. Se um dia tiver oportunidade, irei lê-lo. A resenha ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Lilian! aahh o azulão da capa é lindo rs... obrigada!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem ?
    Não conhecia o livro, gostei bastante da premissa!
    A resenha ficou maravilhosa! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Scarllet! tudo ótimo! muito obrigada moça! =) beijos!

      Excluir
  15. Oiii, que bacana a ideia desse livro. Parece ser uma história ótima, mas acho que o personagem principal é o grande mote do livro com todos esses elementos literários que a gente busca tentando escrever e tal. Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiii Gleyse! sim, Arthur é o ponto chave com toda a sua paixão e loucura até pela escrita rs... obrigada! beijos!

      Excluir
  16. Sua resenha ficou ótima! O livro parece ser muito bom também! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Já é a terceira resenha que eu encontro do livro e confesso que estou mega empolgada pela leitura. Já adicionei na minha lista e pretendo iniciar a história em breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótimo, Clayci! boa leitura pra ti! =)

      Excluir
  18. Amei sua resenha, não conhecia o livro, mas depois de ler o que vc escreveu sobre ele, já quero ler...Parabéns pela resenha... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, LR! fico feliz que tenha podido te passar uma ótima dica. que ele seja pra você o muito que foi para mim. obrigada e beijos!

      Excluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e achei a sinopse bem diferente de tudo o que já li, e ao conferir a sua resenha eu fiquei com muita vontade de conhecer o livro mais afuno e me deliciar com a historia que ele pode me proporcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Giovana! tudo certinho e espero que o mesmo seja contigo! fico imensamente feliz que a resenha lhe dado certeza da leitura da história desse gênio de 13 anos ... rs boa leitura! obrigada e beijos!

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, de principio, o livro não tinha chamado a minha atenção, mas depois de ler a sua resenha, acho que seria uma leitura bem proveitosa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Rayanni! tudo certinho comigo, espero que contigo também! obrigada pelo carinho! tenho certeza que será proveitosa sim! um beijo!

      Excluir
  21. Olá! Não conhecia o livro mas sua resenha me deixou animada para ler! Achei a premissa muito legal mesmo e já fiquei fã de Arthur! Imagino o quanto essa leitura deve ter sido maravilhosa! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Suzana! nossa! que notícia bacana! gostei de saber que te deixei animada para conhecer a história de Arthur! eu também fiquei não só animada mas ansiosa para que os outros dois livros continuando a história cheguem logo em nosso país! boa leitura para ti! muito obrigada e beijos!

      Excluir
  22. Olá Elienae, pela sua resenha além de ter uma enredo bacana o livro parece ser leve e divertido, o tipo ótimo para lermos em uma tarde que não temos planos *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Jéssica! que lindo seu comentário!! vejo que realmente você captou o que tentei passar em minha resenha. boa leitura! um beijo!

      Excluir
  23. Adorei sua resenha, o modo que você escreve faz com que tenhamos vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que carinho! obrigada Mitzi!!! muito obrigada!!! =)

      Excluir
  24. Não conhecia o livro, mas achei a premissa incrível. Gostei muito dessa coisa do gênio de 13 anos haha. Parece uma leitura bsm divertida, vou procurar ler em breve!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Ana, é muito divertida e cativante, tive dificuldade de ficar algumas horas sem ler rs... tenha também uma ótima leitura! obrigada! abraços!

      Excluir
  25. Oi! Que premissa cativante. Parece ser um livro bem fluído e gostoso de se ler.
    Dica mais que anotada! Adorei a capa e a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Ana! sim, a história desse gênio e a forma como é contada nos cativa muito! tenha uma ótima leitura! obrigada! abraço!

      Excluir
  26. Oie
    acabei de ver uma resenha do livro e realmente parece algo bem descontraído, fiquei curiosa pois gosto de leituras mais leves e engraçadas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie, Catharina! pelo seu gosto você irá apreciar esta leitura. obrigada pelo comentário! beijos!

      Excluir
  27. Apesar de ter amado a capa, nao faz muito meu genero. Mas anotei abdica. Quem sabem um dia kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí, Juliana! importante é nos permitirmos viver novas experiências. que seja uma ótima leitura pra você!

      Excluir
  28. Olá! O livro parece ser bem interessante, com ótima temática. Vou anotar a indicação e tendo a oportunidade, estarei lendo também. ficou muito boa sua resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Lorena! desde já desejo ótimos momentos ao lado do gênio Arthur! =) obrigada e beijooos!

      Excluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥