15 maio, 2017

A Hora da Estrela: Clarice Lispector


Lindas razões me tornaram admiradora desta indescritível escritora e todos os motivos estão somados a uma coincidência, ao amor à primeira lida por esta que me ensinou a mergulhar em minha alma e por último, a paixão intensa pela forma de escrever, que era tão peculiar.

Sua inspiração era vulcânica, sua fala era pouca, tanto que dificilmente alguém da mídia conseguia entrevistá-la, sua expressão facial e corporal chamava muito minha atenção, por isso muitas vezes me via tentando decifrá-la pelos poucos vídeos e muitos textos que pesquisava.

Mesmo sabendo que ela não se encontra mais entre nós, sempre cultivei em meus sonhos algo inatingível: ter Clarice como uma amiga próxima, pela conexão que sinto com suas ideias.

Para mim, explorar sua história sempre ocupava uma posição que está além de um simples passatempo de leitora, na verdade, vejo nesse ato uma necessidade de preencher o vazio que ela deixou na vida de uma fã órfã que sou.

Por esta ligação ser tão especial para mim, decidi compartilhar algumas citações preferidas com vocês, pois quero que conheçam o meu lado Clariceando e tenham convicção do quanto suas reflexões continuam marcando minha história, mas, antes deixo registrado uma coincidência magnífica que há entre nós duas, Clarice nasceu dia 10 de dezembro de 1920 e eu dia 10 de dezembro de 1972, ou seja, conhecendo um pouco esta sagitariana que vos escreve, posso afirmar que existem muitas características entre nós, pelo que acompanho em seus pensamentos publicados. Mas, será que o dia 10 de dezembro é o responsável por tanta influência de personalidade? Não tenho esta resposta, mas, mesmo que a coincidência seja algo fantasioso de uma tiete, eu apreciei me sentir um pouco mais ligada a ela pela data e por alguns mistérios que nos envolve.

Então, vamos Claricear a alma junto comigo...

"E ninguém é eu, e ninguém é você. Esta é a solidão." 
"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca." 
"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida." 
"Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." 
"O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo." 
"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." 
"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada." 
"Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."
"Eu me dou melhor comigo mesma quando estou infeliz: há um encontro. Quando me sinto feliz, parece-me que sou outra. Embora outra da mesma. Outra estranhamente alegre, esfuziante, levemente infeliz é mais tranquilo."
"Sinto necessidade de arriscar minha vida. Só assim vale a pena viver."
"Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então."
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca."
"Eu não sou uma profissional, eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço questão de continuar sendo amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever. Ou então com o outro, em relação ao outro. Agora eu faço questão de não ser uma profissional para manter minha liberdade."




17 comentários

  1. Clarice realmente é uma autora maravilhosa, cheia de palavras bonitas, de sentimentos pelas frases, eu adorei
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Os livros da Clarice Lispector são realmente muito bons, são envolventes e viciantes! ela é uma ótima escritora! eu não tenho livros, mas peço emprestado de parentes e leio <3

    ResponderExcluir
  3. a minha frase preferida: "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."

    ResponderExcluir
  4. Fazendo uma alusão ao título do post, "A Hora da Estrela", já assisti ao filme algumas vezes, mas quero ainda ler ao livro para sondar mais as sutilezas. Gosto de muitas das citações de Clarice. Sabia traduzir a alma humana perfeitamente.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. CLarice é maravilhosa, o material que ela nos deixou é maravilhoso.
    Quando a faculdade li muitos de seus livros que pagava na Biblioteca, foi assim que a conheci mais e me apaixonei por suas frases e textos.

    ResponderExcluir
  6. Amo os livros da Clarice, ela escrevia de um jeito que sabia tocar lá no fundo da nossa alma. Essas citações que você colocou são maravilhosas.
    Bjs!
    Blog Positividade Fashion

    ResponderExcluir
  7. Clarice é uma escritora maravilhosa, sua escrita é muito envolvente, cheia de sentimentos que mexe com a gente. Belíssima a poesia linda ela, as poesias dela fala ao nosso coração, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Clarisse é maravilhosa em tudo que ela escreve.Queria eu ser assim também.

    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  9. Oi!!Tudo bem?
    Pois é Clarice Lispector é única mesmo! Lembro de ter que estudar a obra dela durante a faculdade e me marcou bastante! Ótimo post!
    emfluencianoingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oi
    A Clarice é uma escritora maravilhosa :D eu amo o trabalho dela. Este livro é excelente <3
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Clarice Lispector é uma escritora que merece todo o sucesso, afinal escreveu obras lindíssimas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. As melhores frases sempre são de Clarice Lispector
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  13. Tive a oportunidade em ler esse livro de Clarisse, aliás acho difícil não gostar dos livros dela e esse particularmente me deliciei

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  14. Oi Eli, tudo bem?

    Tem como alguém não amar a Clarice, essa mulher é simplesmente fantástica e eu amo tudo que ela representou para a literatura. Já li algumas obras da autora e sempre me surpreendo com o encantamento que ela possuia na hora de escrever. Simplesmente maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥