30 junho, 2017

Resenha O Sol Também é uma Estrela

"Será que ouso perturbar o universo?"

Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Depois de um longo tempo de bloqueio, consegui escrever uma resenha que estou devendo pra vocês.
O sol também é uma estrela foi lançado pela editora Arqueiro este ano e deixou muitos leitores afoitos. Aproveitei deixa pra conhecer a autora.

Numa narrativa que alterna entre os protagonistas, ora em primeira, ora em terceira pessoa, conhecemos Daniel e Natasha. Mas também temos capítulos onde conhecemos aqueles que direta ou indiretamente tiveram participação em suas vidas durante aquele dia.

Daniel, de família coreana, sempre tentou ser o bom filho, obediente. Tem um irmão mais velho, Charlie, com quem ele não se dá bem. Charlie é bom em tudo o que faz, é muito confiante, mas também um é cretino, metido que não perdia 

uma oportunidade de tirar sarro do irmão mais novo. Daniel sente a pressão de realizar o desejo dos pais em torná-lo médico e frequentar uma das melhores faculdades do país após seu irmão ter sido expulso.

Ele está prestes a fazer uma entrevista para tentar uma vaga na faculdade e realizar o desejo de seu pai, que sonha 'o futuro americano' para os filhos. Ele tem outros sonhos pra si, mas sem querer desapontar o pai se rebelando e tornando-se um poeta, que é o seu sonho, sai de casa pra cortar os cabelos e se preparar.

Natasha, imigrante jamaicana, está vivendo seu pior pesadelo, morando de forma ilegal nos Estados Unidos desde os 8 anos de idade, está prestes a ser deportada por conta de um deslize cometido por seu pai. No seu último dia no país, ela resolve mais uma vez visitar o Serviço de Imigração para tentar reverter a situação da sua família e descobrir um jeito de permanecer em solo americano e continuar sua vida em busca de realizar tudo o que planejou para seu futuro. Ela precisa encontrar um saída antes que o tempo termine e seus sonhos e planos venham por água abaixo.
"Todas as histórias futuras podem ser destruídas num único instante..."
Natasha é muito cética, racional, acredita em fatos, já Daniel é o romântico sonhador. Quando bate olho nela é amor à primeira vista, já Natasha tenta manter sua racionalidade em primeiro plano não permitindo que seu coração comande suas emoções porque o final do seu dia é incerto. 
Os dois vão passar o dia juntos, conversando principalmente sobre a diferença entre o que acreditam, mas também sobre suas famílias, sonhos, planos, medos...
É fácil se conectar com os personagens principais, a trama se desenvolve de forma tão encantadora que quando me dei conta o vínculo com os dois estava naturalmente constituído e de forma imperceptível a conexão estabelecida.

Os capítulos são curtos, a narrativa é leve, fluida, fácil e simples. A leitura acontece num piscar de olhos. É uma história fofa que se desenrola no período de um dia. Há os que veem as coisas pelo lado do romance, eu escolhi aquilo que mais me interessou e me prendeu no enredo: questionamentos entre destino e determinismo. Você acredita na lei de causa e efeito ou na ordem natural das coisas? Onde está o seu pilar?

Indico a leitura pra todos que gostam de um enredo envolvente, e sugiro que não se apeguem ao fato de acreditar ou não em amor à primeira vista, a proposta de reflexão vai muito além.



Avaliação:

A Autora
Nicola Yoon é autora do best-seller Tudo e Todas as Coisas, cuja adaptação para o cinema estreia em 2017. Ela nasceu na Jamaica, cresceu no Brooklyn e mora em Los Angeles com a família. É uma romântica incurável que acredita ser possível se apaixonar num instante e que isso pode durar para sempre. O Sol Também é Uma Estrela é seu segundo livro. Ele foi considerado Melhor Livro do Ano por Publisher’s Weekly e Amazon e foi finalista do National Book Awards 2016.



16 comentários

  1. Eu quero bastante ler este livro porque esta autora tem um estilo de escrita leve e que repassa diversos sentimento. Vamos ver como vai ser este segundo livro dela, já que o primeiro eu achei mediano.

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    Ainda não li esse livro, mas espero ter a oportunidade. Percebe-se que é uma leitura muito delicada e com uma bonita mensagem de vida.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou louca p ler esse livro e sua resenha so aguçou ainda mais minha vontade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu ando buscando recomendações de livro e esse com certeza entrou pra lista de desejo
    Beijos, www.rainaracarolina.com

    ResponderExcluir
  5. Esse ainda não conhecia, gostei da sinopse, gosto de capítulos curtos, consigo me envolver mais com os personagens, amo livros que vão alternando a narrativa.

    ResponderExcluir
  6. eu tinha ja ouvido falar desse livro mais nao pensava que era tao bom o livro gostei muito da sua resenha pretendo ler o livro

    ResponderExcluir
  7. estou ansiosa para ler os livros da autora, pelo que tenho lido a autora é incrível e seus enredos surpreendentes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O nome do livro já me achou bastante a atenção. A história então parece ser bem legal e envolvente. Curti. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo não sendo meu estilo literário, depois de ler a sua resenha que ficou ótima, vou indicar a uma amiga minha que nessa semana mesmo me pediu uma sugestão de leitura

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esse livro, mas adorei a resenha, me deu vontade de ler o livro por parecer muito interessante, bjs

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro muito bom, bem interessante, não o conhecia até hoje.. mas me interessei bastante

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Esses dias eu li na livraria o resumo dele e achei bem legal !
    Ainda tenho que terminar alguns outros, mas fiquei bem afim de ler ele!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. que legal essa historia, bem interessante

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia esse livro porém depois do seu post me bateu uma curiosidade e já quero ler rs

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito interessada em ler, sua resenha está maravilhosa.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha!! ja deu curiosidade para se aprofundar no assunto! bjs

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥