21 setembro, 2017

Resenha: Para Amar Clarice



"Não esqueçamos, pois, que ler Clarice é... atravessar com a linguagem nossas zonas mais secretas de silêncio." Emilia Amaral

Autora: Emilia Amaral
Editora: Faro Editorial
Páginas: 157


O livro Para Amar Clarice, (na verdade deveria incluir “mais” depois do “amar”, visto que através dos tempos o cortejo de admiradores sempre evoluiu) faz parte da coleção que a Faro Editorial criou com o objetivo de fazer com que os autores participantes corajosamente analisem com profundidade as obras de alguns escritores, permitindo aos leitores sentir uma maior aproximação com seus mestres. 
“A verdade é que algumas pessoas criaram um mito em torno de mim, o que me atrapalha muito: afasta as pessoas e eu fico sozinha. Mas você sabe que sou de trato simples, mesmo que a alma seja complexa.” CL
Sendo assim, Emilia Amaral, em 157 páginas, apresenta-nos seu pensamento analítico destrinchando um  breve estudo sobre as obras de Lispector. O leitor encontrará esse processo muito bem dividido com título e subtítulos, até mesmo há um breve perfil sobre a vida da escritora em questão. 
“É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que digo. Ou pelo menos o que me faz agir não é o que eu sinto mas o que eu digo.” CL
Clarice foi e ainda é um grande mistério a ser desvendado, tamanho foi seu silêncio (era meio avessa a entrevista) e sua inigualável escrita, enriquecida de assuntos abstratos, preenchidos de surrealismos para nos transmitir o realismo de sua alma e que também há nas profundezas de nossas secretas indagações existenciais. Por isso, apesar de ter constatado em minha leitura que este livro foi uma boa proposta para os admiradores de Lispector, reuni algumas observações sobre pontos que me dificultaram um pouco a leitura e outros que não apreciei a ideia.

Primeiro, esperava que o livro pudesse investigar e esmiuçar com uma narrativa clara as entrelinhas dos pensamentos de Lispector, visto que a própria escritora julga-se complexa em sua forma de pensar e transmitir seus textos. É claro que para um estudo que desdobraria diversos livros em poucas páginas, é de se esperar que a leitura aconteça a longo prazo, alimentando o leitor aos poucos com as miudezas de sua investigação, sem praticidade imediata, mas, senti que ainda assim faltou um pouco mais de desembaraço nas explicações e na escolha das palavras acadêmicas inseridas na narrativa, justamente por ser um livro breve que desnuda o raciocínio da alma de Clarice para todo o público.

“...ou toca ou não toca... Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato.” CL
O segundo quesito que ao meu ver trará uma surpresa desagradável ao leitor, é o fato do sumário não especificar as obras analisadas, sendo assim, meu conselho é, somente leia Para Amar Clarice, após a leitura de algumas ou todas as suas obras. Se não houver conhecimento da história, é bem certo que será encontrado vários spoiler durante o livro, pois, obviamente, foi preciso Emilia Amaral revelar-nos o início, meio e fim das tramas, para que o estudo do mesmo fosse desenvolvido diante de nossos olhos.

Enfim, indico a leitura de Para Amar Clarice somente para os seus consagrados leitores e para os que já estão se aventurando em ler seus livros. Para o público em geral, só mesmo se houver a forte disposição em conhecer esta Diva que teve nas pontas de seus dedos a Arte de tocar o inexpressivo que habita em todos nós, e que ela profundamente nos visita até hoje por meio de suas confissões, personagens e questionamentos maravilhosamente perturbadores.

“Este livro é como um livro qualquer. Mas, eu ficaria contente se fosse lido apenas por pessoas de alma já formada. Aquelas que sabem que a aproximação do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente – atravessando inclusive o oposto daquilo de que se vai aproximar.” CL

Avaliação: 





30 comentários

  1. Acredita q nunca li nada dela? só quotes soltos na net.. sempre tive interesse mais acabava colocando outros autores na frente, vou procurar por outras leituras dela, me indica uma pra começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Keli! nunca é tarde para começar a conhecer as obras de Clarice, não é mesmo? então, já que você pediu, indico dois livros com um grande acervo de crônicas de Clarice. todas foram escolhidas e comentadas brevemente por inúmeras personalidades do meio artístico e literário. se chama Clarice na Cabeceira I e II

      boa leitura! ;)

      Excluir
  2. Que livro maravilhoso menina, que maneira maravilhosa de elogiar a dica mais espetacular que mais fez uma revolução na nossa rica literatura, dica anotada e ja está nos desejados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A minha questão é, Como não amar Clarice rsrs. Valiosas as suas observações sobre a leitura, em principal a questão de conhecer algumas ou todas as obras da autora.
    Adorei a postagem.

    Bom final de semana.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Clarice sempre Clarice, sempre um poço de encantamento
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu sou muito fã dessa autora, acho a escrita dela incrível, mas nunca tive a oportunidade de ler um livro dela, quero muito fazer isso logo!
    Esse livro é bastante interessante, principalmente para quem já leu algum livro dela, acho que é impossível não se encantar mesmo assim.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gosto muito dos livros da Clarice, mas acho que não leria esse da Emilia Amaral. Não me senti atraído ao ler sua resenha apesar de você ter feito uma ótima análise.
    Dessa vez eu passo a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Ainda não conhecia essa obra e, assim como você, acho que deveria ser acrescentado um MAIS ou AINDA MAIS no título, pois, eu já amoooo essa mulher rsrs...
    Por ser muito fã da autora, vou adicionar nos desejados <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que achei bem interessante esta ideia da Faro, uma pena mesmo é que não li ainda este livro. Em relação aos spoiler caso não tenha lido tudo da Clarice, não tenho problemas com isso, mas foi bom você avisar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse deve ser um livro bem específico para quem quer analisar as obras e a escrita da DIVA Clarice. Não tem como não amar, mas realmente, quando se trata de clássicos, é melhor lê-los antes de ler qualquer coisa sobre eles porque os spoilers são inevitáveis. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu acho as capas dessa série muito linda, tanto essa da Clarice quanto do Graciliano (acho que é esse o nome dele) são lindas, mas infelizmente não fazem meu estilo de leitura, mas com certeza teria os livros na estante só por essas capas!

    Bjs, vem participar do nosso sorteio e seja um dos 3 Ganhadores! =D
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Tenho muita curiosidade em ler Clarice, só leio comentários ótimos sobre seus textos, muito legal a editora trazer esse tipo de livro que facilita no entendimento dos textos, gostei de conhecer mais a obra e amei essa capa!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas não leria a obra, embora seja uma grande admiradora dos textos de Clarice. Não leria porque não gosto de livros "bibliográficos" e é uma pena que a obra também não tenha alcançado suas expectativas.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Clarice é meu ponto de equilíbrio. Em uma época em que eu questionava tudo o que escrevia, e me comparava pejorativamente a outros autores, me surgiu Clarice. Com esse surrealismo, com o traço psicológico, com a profundeza da alma. Foi então que eu abri as comportas, e passei a escrever palavra por palavra, tudo o que eu sentia e sinto. Adorei sua resenha, e como apaixonada por Clarice, com certeza vou aceitar sua indicação. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante, embora fuja do gênero que eu costumo ler. Sua resenha está ótima e me deixou bem otimista em relação a obra.


    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Olá! Confesso que pelo título imaginava outra coisa. Li muito as poesias de Clarice, gosto bastante da escrita dela. Mas esse livro não atraiu tanto minha atenção. Beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?!? Nossa eu achei a proposta interessante e audaciosa, tem tudo para dar certo dependendo do tom da análise de quem está analisando a obra. Poderemos amar mais, como você mesma mencionou, como poderemos não querer mais saber da obra.

    ResponderExcluir
  17. Olá Elianae!
    Ainda não li esse livro, pois, apesar de adorar a Clarice, não sou fanática por ela e me sinto meio mal por ler um livro assim :(
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei muito contente por, apesar das ressalvas, o livro ter te agradado. Ele parece ter alguns pontos negativos, mas acho que, ainda assim, os fãs vão curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eli também li e resenhei esse livro e como falei por lá, concordo com vc no ponto dos spoilers, também indiquei esse livro para quem já conhece as obras da Clarice e para aqueles que precisam fazer provas e não tem tempo de ler os mesmos, assim terá pelo menos uma noção das histórias.
    De uma forma geral achei uma leitura interssante e rica. Um pontapé inicial para quem quer se aprofundar nos escritos claricianos.
    Parabéns pela exposição de suas impressões!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? Nunca li nada da Clarisse e como você disse é uma leitura para quem quer conhecer mais sobre esta diva da literatura. Mas gostei muito da sua resenha e acho que vale a pena tentar ler algum dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    O livro é muito interessante, mas devo confessar que eu não leria ele pois prefiro outros gêneros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. oi. vi divulgação desse livro, Clarice foi a autora que mais li em minha vida, desde os 15 anos, mas minha primeira experiência com ela foi um pouco desastrosa, não entendi nada, com o tempo fui descobrindo um universo, na faculdade havia grupo de estudo no núcleo de Teoria literária, enfim, há mais de 15 anos a autora me acompanha, mas não compraria Para Amar Clarice, pois não é algo que me apetece mais no momento, talvez nos tempos de faculdade, hoje fico com a obra da autora e minhas sensações, somente.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, muito interessante essa obra sobre Clarisse mas creio que fica sempre algo a se descobrir, creio que é muito difícil desvendar os segredos da autora.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gosto bastante do trabalho da autora e tenho alguns livros com seus contos. Com certeza, vale a pena conhecer e indicar.
    super bjo

    ResponderExcluir
  24. Como a leitura desse livro é complicadinha e indicada para os iniciados em Clarice e também como eu não gosto da autora - pois é, não consegui gostar; já li vários livros dela mas definitivamente não me agradaram -, então vou passar a dica.

    ;*

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que desafio para um autor iniciante hein! Desvendar Clarice...
    Tá no meu projeto ler todos os livros, estou travada em A maçã no escuro, li a biografia e amei saber mais sobre ela.
    Obrigada pela dica desse livro, vou dar uma olhada depois. beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Clarice, confesso, por falta de tempo. Acho que com certeza o livro é uma ótima pedida para quem é fã mesmo porque se não for pode ficar perdido sem um sumário adequado. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu não sabia da existência desse livro, mas fiquei bastante interessada. Creio que por ser apaixonada por literatura nacional, seria uma excelente opção de leitura para mim. Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Confesso que esse não é um livro que faz muito o meu gênero, apesar de ter muito apreço por todo o trabalho da Clarice. Adorei poder conferir a sua opinião, mas vou deixar essa dica de lado, pelo menos no momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Claro que conheço a Clarice e já li muitos textos seus, mas não posso dizer que sou fã dela. Uma pena a autora não ter desvendado melhor os mistérios que essa autora nos trás e que a leitura não foi muito satisfatória para você. Acho que não leiria o livro por não ser um tema que me interesse tanto.
    Adorei a sua sinceridade na resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥