29 novembro, 2017

Resenha: Revoada

... Gosto de ver a revoada dos pássaros no céu e erguendo a mão acenar (será que me veem?) E gritar, enquanto salto: Esperem, vou também com vocês! (Revoada)

Autor: José Fernando Guedes
Editora: 7 Letras
Páginas: 76


Quero apresentar aos amantes da poesia e também para quem tem uma quedinha ou curiosidade de conhecer de perto o universo sensível de quem poetisa não só o amor, mas também tudo o que é vivido e visto durante os dias de luto, de horas corridas, de conexões, de fé etc... Na companhia de um animalzinho, nas amargas mazelas que temos que conviver, no ato de parar e observar a natureza etc... Tantas poesias que perdemos por conta da pressa em viver.
As aves, os vaga-lumes e teus olhos são luzes de presença me indicando o caminho nessa terra. (Luzes de Presença)

Não lembro a última vez que li um livro de poesia, e talvez por isso, fiquei com uma pontinha de receio se haveria conexão com o poeta, mas, as inspirações de José Fernando Guedes não só me conquistaram, mas levaram-me também a revoar e mergulhar, dos altos céus, em límpidas águas para pescar o alimento que sempre é deixado de lado quando não enxergamos mais as sutilezas e simplicidades cotidianas. Sua sensibilidade me fez voltar a observar o que é presente ao meu redor e unido ao seu olhar, há também a beleza em expor tantas emoções por meio de simples palavras. Foi assim que Revoada me fez compreender nas entrelinhas poéticas os movimentos do mundo que o poeta compartilha. Qual mundo? O mundo que não está longe, estar no lar, no trabalho, nos relacionamentos, na natureza ou na selva de pedra. O mundo que conseguimos compreender sem precisar de lupa ou microscópio para notar a poesia que habita lugares e pessoas.

É assim que a poesia de José Fernando Guedes nasce, por meio das cenas simples e cotidianas, como estas: A incansável e reflexiva espera de um cãozinho para atravessar o outro lado da rua. A inocência de uma criança com seu membro amputado buscando nessa ausência mais que uma realidade e sim significado. As peculiaridades de um relacionamento à distância por meio da tecnologia. O homem que anseia descobrir o universo feminino viajando em seus mistérios. O reflexo no espelho que diz mais do que aquele que o olha todos os dias... E até as crianças de uma escola em Angra dos Reis viraram poesia pelo olhar do autor!
Sigo pela cidade como o sol percorre o céu da cidade e se vai sem deixar marca alguma. Cruzo a cidade como uma lágrima cruza um rosto, sem deixar rastro discernível naquele rosto que envelhece em rosto... (A Flor Eterna) 
Por meio de 50 poesias nas páginas e mais uma na contracapa, as riquezas humanas se transmitem. A leitura é fluída, porque algumas inspirações são objetivas sem perder o sentido e as extensas não me deixaram fadigada. Você encontrará muitos significados em apenas 76 páginas, porém, quero deixar aqui um lembrete: pela profundidade das poesias e pela forma como elas raptam a atenção, é inconcebível finalizar a leitura em pouco tempo, pois esta obra, assim como outros gêneros, precisa também ser vivida e recebida aos poucos em nosso âmago.

Deixo então esta dica para quem tem buscado algo novo e arrebatador do gênero. Não tema e nem deixe de viver esta Revoada, pois ela levará à viver ou experimentar novos voos, sons, passos e olhares através de sua leitura.


Avaliação:


O Autor



José Fernando Guedes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É neurocirurgião e professor de neurocirurgia (Unirio), e autor de Se o Vento Diz (Imprimatur, 2015).




19 comentários

  1. Eu curto ler... mas esse estilo não me prende a atenção... Acabo me distraindo e me perdendo nas palavras rsrs... Beijinhos… Au Revoir!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei apaixonada, vai entrar para minha lista de leitura <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa nao conhecia! De fato é muito bok depois de sua resenha. Parabens 😍😘

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, confesso que ainda nao conhecia o livro, mas gostei bastante da sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Fico sempre encantada com poesias e essa eu amei. Vou colocar na listinha esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura que nos transmite paz, algo bem singelo. Senti muito isso em sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional, fiquei super envolvida!!
    Quero ler!!

    ResponderExcluir
  8. Colocarei na minha lista de comprinhas para 2018.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da dica. O livro parece ser muito reflexivo. Gosto de poesias, parece um pouco complexo a leitura. Mas como você mesmo disse poderá ser uma revoada, uma experiência nova. Bjusss

    ResponderExcluir
  10. Poesias não são o meu forte, mas confesso que fiquei interessada por este livro.
    Vou colocar na lista de leituras pro próximo ano.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro... vou procurar aki na minha cidade bjs

    ResponderExcluir
  12. nao conhecia, dou muito valor a literatura nacional sabe, acho que precisamos consumir mais dela
    muito legal sua resenha, fiquei bem interessada na leitura

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, o livro me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro. Gostei da resenha, já anotei aqui para ler ano que vem.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse. Gostei muito da dica. Para começar a ler obras do gênero esse me parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  16. Olha que incrível mais uma vez eu por aqui perdida no seu post, bem legal o jeito que conduz nesta blogosfera nos instigando a curiosidade em descobrir na praseirosa leitura assuntos diversos.

    ResponderExcluir
  17. Amo ler, mas nunca consegui me prender em um livro de poesias! Tenho muita vontade kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia este autor achei bem interessante a forma dele de poesia. Parabéns pela leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não sou fã de poesia não mas gostei do trecho da flor eterna. Enquanto li era como se eu viajasse para o que o autor discreveu. Vou anotar para ler depois

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥