14 dezembro, 2017

Resenha: Deixada para Trás

"Algumas vezes, as descobertas indicam o que aconteceu exatamente. Outras vezes, apenas nos contam o que não houve."
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
"Precisamos de livros que nos afetem como um desastre, que nos entristeçam profundamente, como a morte a quem tenhamos amado mais que a nós mesmos, como ser banido pra florestas longe de todos, como um suicídio. Um livro deve ser um machado para o mar enregelado que temos dentro de nós." Franz Kafka
O que vivenciei durante a leitura de Deixada para Trás, trouxe reações e efeitos como: taquicardia, dúvidas, receios, lágrimas, sede de continuar, medo de prosseguir e terminar, nervosismo/tristeza por perceber que o fim estava se aproximando, e mais além, pois precisei também parar e buscar minutos oxigenando as emoções afastando o livro. Após a autoavaliação cheguei a conclusão que a reflexão de Kafka responde perfeitamente tudo o que ainda reverbera em mim ao finalizar a obra do mais novo mestre de suspense Charlie Donlea, autor também do Best-seller A Garota do Lago.

Diante de tanta adrenalina eu poderia escolher o descanso ao guardar o livro. Liberar um longo e demorado suspiro, afastando a tensão, direcionar meus olhos sobre as palavras de Kafka e prosseguir estagnada numa tremenda ressaca literária. Entrementes, esta magnífica obra que foi tecida por mãos mais maduras que se superaram na construção do novo enredo, me provou que não devo silenciar minhas impressões, afinal, elas fizeram o livro ocupar o lugar de melhor suspense de 2017 em minha vida literária. Por isso, vamos à resenha!
“Às vezes, encontrar respostas resulta num novo conjunto de perguntas."
No início das férias de verão, duas adolescentes de comportamento diferentes, além disso, rivais, simplesmente desaparecem: Nicole e Megan. Semanas depois, sem resquício de memória, Megan reaparece perdida na estrada. Nicole, porém, segue desaparecida. Daquela noite nenhum rastro e suspeitos surgem, as únicas evidências que permanecem são a amnésia temporária e uma ligação de Nicole buscando socorro.
"-- Sabe o que esse trabalho fez comigo em apenas três meses, Kent?
-- O quê?
-- Me ensinou a ver as pessoas de dentro para fora. Ou pelo avesso... Acho que esse é um jeito melhor de dizer."
Um ano depois, Lívia, legista de um curso forense, ao examinar um corpo, reacende uma antiga interrogação sobre a ausência de Nicole, sua irmã. Por meio dessa pessoa em putrefação, a vida dá-lhe a chance de buscar respostas e o fim de sua dor. De forma isolada inicia uma investigação com o fim de esmiuçar gradativamente um leque repleto de descobertas bizarras, chocantes e impensáveis sobre as vítimas e fatos assustadores do passado.

Porém, em meio a esses acontecimentos Lívia ganha uma aliada em sua solitária investigação, e quem é? Eu, leitora! rsrs... Donlea tem esse dom, o de construir um suspense, dando ao leitor as chaves para adentrar nas imaginações dos submundos obscuros de suas misteriosas inspirações.

A narrativa de Deixada para Trás é extremamente dinâmica, de fácil compreensão em capítulos breves. As descrições são curtas e bem explanadas e o livro é dividido em 6 partes, com passado/presente narrado em segunda pessoa. Facilmente minha atenção se prendeu à leitura do início ao fim. Sem exageros senti-me impactada a cada surpresa em uma nova página. A personagem central, Lívia, é bastante reflexiva e ágil, mas os monólogos sobre ela foram bem construídos, tanto que me permitiu uma ótima conexão à sua mente investigativa, profissional e humanizada diante da morte e da vida que flui pela história.


Finalizando, saibam que mais uma vez Donlea devastou meu raciocínio, superou expectativas e sugou minhas energias, mas, ainda assim confesso: “quero outra trama”! Quem sabe um calhamaço para que a fã sofra um pouquinho mais? Que tortura não? rs... Efeitos assim ganham vida quando o escritor sabe como nos desligar da realidade, ainda que a história seja extremamente densa, jamais escolheremos sair do infinito universo de imaginações que jorram dessas mentes extraordinárias! Quer ser também impactado? Te convido à esta leitura!


Avaliação:

O Autor

Charlie Donlea vive em Chicago com sua esposa e dois filhos. Um de seus hobbies é pescar em lugares praticamente desertos do Canadá. Essas viagens por estradas paradisíacas inspiraram o cenário para o seu livro de estreia. Ávido leitor, é também apaixonado. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, ele se preparou para produzir algo como tudo o que gosta de encontrar nos seus filmes e livros prediletos: uma história capaz de deixar o leitor refletindo sobre ela por muito tempo.






33 comentários

  1. Não conhecia a obra.
    Mas gosto assim, de livros que fluem naturalmente e com capítulos curtos.
    Parece ser uma leitura bem intensa <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei, preciso ler esse livro parece muito envolvente. te indico ler Indesejadas, de Kristina Ohlsson, ainda não terminei, mas estou apaixonada, e acho que você vai amar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Jéssica! vou procurar logo sua dica! e assim que for possível, leia Donlea rs..

      Excluir
  3. Nossa que lindo! nao conhecia o livro e nem a historia, mas adorei

    ResponderExcluir
  4. Uou, já quero ler todinho !!! Já coloquei na minha lista . É o estilo de leitura que eu me amarro !
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de romances, mas só do livro já ser dinâmico e não ser parado, monótomo eu já adorei! gostei da resenha, e dos quotes. Coloquei na minha listinha para leitura do ano que vem.

    Visite o Beleza Nerd


    ResponderExcluir
  6. Amo esses mistérios e tramas bem construídas... Já fiquei com vontade. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  7. Não conheço esse livro, mas gostei bastante e deu uma vontade aqui de ler... O que mais me fez ler o texto e me chamou a atenção de cara?
    Começar com uma frase do Kafka. Adoro!
    Já li vários e gosto muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante, preciso ler!!! Beijinhooos

    ResponderExcluir
  9. Bateu uma curiosidade, vou procurar por aqui!

    ResponderExcluir
  10. Nossa amei... já vai pra minha lista. Sou apaixonada por esse tipo de conteúdo. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Amei, gosto de histórias assim. Faz bem meu tipo rsrs Estou fazendo a minha lista de desejos para ler nas férias e esse com certeza já entrou!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  12. O livro tem uma história surpreendente que envolve um mistério com o desaparecimento da Nicole e Megan, a história prende o leitor até fim nessa investigação, fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Só pelas reações que teve ao ler o livro eu já quero conferir. Sou fã de suspense, ainda mais quando o autor tem o dom de nos inserir na trama. Adorei conhecer o livro, dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. eu ja li esse livro e olha, é maravilhoso
    eu gostei bastante e recomendo pra todo mundo que curte o genero

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar nesse livro, mas ja fiquei com curiosa para ler, so pela capa do livro.. rs
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  16. Ual, um livro que desperta sentimentos é incrível. Gostei muito da resenha, deu vontade de ler, gosto de livros de fácil entendimento, com um enredo bem montado e com surpresas, gostei da dica. bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa não conhecia já fiquei louca para ler vou procurar por aqui na minha cidade

    ResponderExcluir
  18. Que máximo. A estória parece incrível. É bem o tipo de leitura que eu gosto. Vou guardar a dica para ir atrás do livro assim que eu tiver um tempinho. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Interessante essa historia
    não conhecia mas achei muito linda
    bjs

    ResponderExcluir
  20. oiiii, não conhecia a obra, irei procurar me deixou bem curioso principalmente por usar uma fala do Kafka para definir sua experiência. parabéns pela resenha.

    Abraçõs, José Marcos.

    ResponderExcluir
  21. Eu nem li ainda mas já senti o impacto kkk
    Menina, eu tô com A Garota do Lago aqui pra ler e tava só enrolando por pura preguiça mesmo mas agora que eu vi o estrago que esse autor causa no leitor, pode deixar que eu vou correndo ler os dois kkk
    Linda resenha! Beijos

    https://maresialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ual não conhecia mas achei o fragmento que colocou bem expressivo e de personalidade que trás sim uma curiosidade da forma que o livro discorre e aparece com um certo mistério.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é muito bom, minha amiga tem um!

    ResponderExcluir
  24. Caramba Eli suas impressões foram tão empolgadas que fiquei interessada em ler os livros desse autor. Sou parceira da Faro editorial, mas acabei não solicitando os mesmos por achar que seriam muito violentos. Eles são!?? Caso não, quem sabe os leia em breve.
    Adorei conferir sua opinão. Parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi! Mal passou a euforia de A Garota do Lago e o autor já lança outro livro divo! Haha
    Eu amo livros impactantes, cheios de mistério que mexem com nosso psicológico. Fiquei muito interessada na obra e vou anotar a dica aqui.
    Beijos! Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  26. Oiee Elie ^^
    Eu ando doida para ler esse livro, principalmente porque ando numa vibe de querer livros nesse estilo ultimamente. Saber que o livro te causou tantas emoções (tão assustador e bom sentir o coração disparando com livros, né?) me deixou ainda mais animada para conhecer a história. Eu ainda não li nada do autor, mas imagino que ele vai mexer com a minha cabeça também...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  27. Uau... Só a resenha já tirou meu fôlego. Parece ser muito bom... Será que alguém tem coragem de me emprestar? RS RS

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem ?

    Com certeza um livro forte e impactante.

    ResponderExcluir
  29. Estou doida para ler esse livro, e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda, assim que der vou adquirir e ler. Adorei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Parece ser bem legal, um tipo de história que eu gosto.

    ResponderExcluir
  31. Eu acredito que esse é daquele tipo de livro que te prende as páginas é só te deixa quando termina. Ideal para ser lido com o livro em mãos, já se sentiu assim?
    Com certeza ele está na minha lista, espero ter a oportunidade de ler em breve, ainda mais depois de ler sua resenha, que me deixou ainda mais instigada.
    Bjks

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥