22 dezembro, 2017

Resenha: O Casamento


'...para ter sucesso, você tem que conseguir armas para fuzilar seus adversários'
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Solicitei esse livro para editora depois de receber um elaborado convite de casamento que me deixou com altas expectativas, e você vai saber no final dessa resenha se toda minha ansiedade e tensão foram sanados.
Mas já logo aviso, que não terá muitos detalhes sobre a história em si, pois quando se trata de um romance policial todo cuidado é pouco.

Essa história começa no capítulo 0,  que é quando ficamos sabendo que não terá casamento porque algo trágico aconteceu. 
E então, a partir daí, voltamos no tempo dois anos antes do casamento, numa narrativa em 3°pessoa e conhecemos Diana(a noiva), uma universitária 'rejeitada', sem amigos, que conheceu Plínio(o noivo) de forma bem peculiar, eu diria ....
A partir daí temos uma narrativa não linear  que vai nos apresentando cada fato da história formando um verdadeiro quebra-cabeça num emaranhado de informações.

Então temos um casamento, uma ameaça, uma chantagem, um adultério, várias pistas, muitos suspeitos, inúmeras dúvidas...e essa leitora aqui, perplexa, com cara de tacho e sem fôlego ao chegar no desfecho dessa trama muito bem elaborada, desenvolvida, precisamente amarrada e bem escrita.

São muitos os personagens desse enredo, e cada um(até mesmo os secundários) foi inteligentemente construído e caracterizado de forma convincente e engenhosa.
A maior parte da ambientação é num hotel fazenda, local onde todos os convidados estarão hospedados por um período de 4 dias para o evento.

Além de cada capítulo ser intitulado, ele vai  nos situando no tempo, então o fato de não termos uma ordem cronológica, não dificultou, atrapalhou ou confundiu  o entendimento do texto. Apesar dos capítulos serem longos, são subdivididos, então isso traz mais  leveza e fluidez a leitura.
O livro também é dividido em 4 partes: A Solenidade, A Arrumação, Felizes para Sempre e Até que a Morte nos Separe...essa divisão me deu uma boa ideia da direção que a história tomaria.

Com uma diagramação impecável e belíssima, o livro de Victor Bonini traz um enredo cheio de mistério, e só se você for um  verdadeiro Sherlock Holmes vai captar as pistas e desvendar a trama. Eu admito que fiquei zonza e suspeitei de vários personagens conforme ia colhendo minhas pistas, e ficava feliz achando que finalmente eu tinha desvendado a situação....mas não cheguei nem perto de solucionar o caso. 
O Casamento superou minhas expectativas, e só demorei um pouquinho pra terminar a leitura porque senti um desconforto com a fonte.

Victor Bonini é autor também de Colega de Quarto, publicado pela Faro Editorial, e depois de toda adrenalina sentida nesse enredo é claro que minha ansiedade está a todo vapor querendo consumir mais da criatividade e talento desse autor que mostrou sua engenhosidade em romances policiais.

E pra finalizar, eu desafio você a desvendar o mistério desse casamento e solucionar o caso do assassinato.


Avaliação:

O Autor

Victor Bonini nasceu em São Paulo, morou em Vinhedo, interior do estado, e voltou à capital aos dezoito anos para cursar jornalismo. Sempre lhe perguntam se, ao longo da vida, havia indícios de que seria um autor de mistério. Aos sete anos, escolheu o filme Pânico como tema da festa de aniversário. Na adolescência, devorou todos os livros policiais e de terror que pôde encontrar. Na universidade, seu elogiado trabalho de conclusão de curso, em parceria com Mariana Janjácomo, foi um livro sobre o caso Pesseghini, apresentando vários aspectos do crime que chocou o país em 2013. O trabalho não foi publicado a pedido da família das vítimas. E aos vinte e dois anos, quando lançou seu primeiro livro, Colega de Quarto, pela Faro Editorial, ele finalmente entendeu que escrever é a forma de dar vazão a debates internos sobre a lógica de crimes e a mente dos psicopatas — pensamentos que o assombram como ideias para a ficção, querendo emergir. Victor passou pelas redações da GloboNews, TV Gazeta e Revista Veja. Atualmente é repórter da TV Globo, em São Paulo.




23 comentários

  1. Pois é amiga, também li e me surpreendi com esse livro ano passado. Não cheguei nem perto de desconfiar a verdade e fiquei besta qnd ela foi revelada. Do babado!!!
    Adorei seu texto e ao meu ver p, textos assim são bem mais legais que aqueles que ficam detalhando a história. Parabéns pela leitura e pela resenha. Esse autor é maravilhosos mesmo. Já li os dois livros dele e gostei de ambos. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?
    Achei mto lindo o convite de casamento, eu vi nas redes sociais e achei mto criativo o mkt.
    Ainda nao li nada do Victor Bonini e achei o autor bem versatil em relação aos seus livros.
    Achei bem interessante essa premissa do Casamento e fiquei super curiosa com o desfecho.
    Com certeza vou ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Amo romance policial e quando comecei a ver as resenhas sobre este livro fiquei louca para ler, coisa que não rolou até agora. Já me imagino suspeitando de vários personagens, assim como você e posso apostar que também não chegaria perto e lá no fundo é isso que curto nesse tipo de livro, amo surpreesas rsrs. Espero ler em breve.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee Paty ^^
    Confesso que não sou muito fã de romances policiais, mas esse é um que eu ando doida para ler. Acho que a capa tem muito a ver com isso...haha' e também li algumas resenhas bem positivas a respeito. Tenho certeza de que eu também não conseguiria resolver o mistério antes que o autor revelasse tudo...haha' só criaria teorias.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/underground-airlines.html

    ResponderExcluir
  5. Li Colega de quarto e foi uma das melhores leituras que fiz em 2017, não sabia desse lançamento e só essa capa já me deixou mega curiosa para entender a história. Sua resenha me instigou demais, não sou muito ligada em romances policiais mas esse autor me conquista.

    ResponderExcluir
  6. AAh, assim que comecei a ler a resenha tive a impressão que já conhecia o nome do autor, estou para ler colega de quarto a anos e nunca tiro da estante, eu nunca tive a oportunidade de ler romances policiais brasileiros,mas pela sua resenha ele não perde em nada pros internacionais,adorei a dica, irei adcionar na minha lista de leituras com certeza,bjs

    ResponderExcluir
  7. Se eu amei essa resenha e já quero ler esse livro? QUERO SIM.
    Quando li a frase inicial e em seguida olhei a foto de capa, eu já pensei: Esse livro é pra mim (afinal contém sangue rs)
    Adoro ler romance policial pq eu fico MUITO ansioso pra saber logo o desfecho de tudo, e esse livro parece ser do tipo que eu adoraria ler.
    Amei a dica <3

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro. Gosto desses livros cheios de mistério e já estou com uma vontade enorme de desvendar o que deu errado e impediu que esse casamento saísse.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou muito curiosa com a escrita dessa autora.
    Adoro suspenses e quando bem escritos acabam virando favoritos.
    Essa capa é maravilhosa e sua resenha nos convida a embarcar na leitura dessa trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro mais fiquei curiosa pq meu tipo adooooro esse jogo que genero nos traz é muito legal. Vou já adicionar na minhas de desejados pra eu nao esquecer de comprar kkkk

    Bruna
    http://www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  11. Mesmo se eu tivesse todas as pistas na cara, eu não desvendaria porque sou péssima e adoro ser enganada pelos autores. Isso é tudo o que eu preciso pra querer ler este livro aqui. Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Amo romances policiais e não conseguiria realizar esse desafio, porque nunca descubro quem assassinou quem e sou sempre surpreendida, mas gosto disso, certeza que vou adorar esse livro. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já tinha lido a respeito desse livro, mas acho que nada parecido com sua resenha. rsrs
    Gostei muito, deixou toda a tensão no ar! Fiquei mega curiosa de seguir as pistas para desvendar o mistério em torno da trama! Vai pra lista de desejados!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Olá! Apesar de nunca ter lido e me interessado muito por romances policiais esse em especial me deixou bastante interessada. Sem dúvidas, anotarei essa dica para conferir futuramente e tirar minhas próprias conclusões. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Eita que história destruídora mesmo! rs Eu já tinha visto várias resenhas positivas sobre esse livro e estou doida para ler, já que eu adoro romances policiais. Gostei bastante do enredo e da maneira não linear de contar a história, se for bem feita eu vou adorar a leitura.
    Eu amo livros de mistérios, pois sempre crio várias teorias e, quando o(a) autor(a) é bom, eu não acerto nenhum. Quero muito desvendar o mistério desse casamento e solucionar o caso do assassinato!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Adorei a premissa! Estou doida de curiosidade para conhecer a obra!
    Quando começa de um jeito e vai voltando em partes no passado me deixa ainda mais empolgada haha
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adoro quando o autor constrói tão bem o enredo que fica difícil da gente descobrir o que aconteceu. Não gosto de livros do gênero onde é fácil adivinhar os rumos da trama.
    Eu costumo curtir muito cronologias assim, digamos "bagunçadas", acho que me mantenho até mais focada!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    ADORO HISTÓRIAS QUE COMEÇAM DO FIM! Amo flashbacks, e amo quando temos a oportunidade de ficar pensando o que aconteceu até a história chegar no ponto que está. O casamento parece ser uma leitura ótima pra quem, como eu, ama leitura investigativa!

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Estou louca para ler esse livro desde quando muitos parceiros da editora receberam o tal convite achei o máximo isso. Essa premissa chega me deixar arrepiada amo com todas as forças do meu ser livros que contem um mistério tão perfeito que deixa nos leitores de cabelos em pé. Lendo sua resenha minha vontade quadruplicou, quero saber mais, preciso desse livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Leia os livros do Charles Donlea tbm! A premissa de O casamento é muito intrigante e como vc citou, enredos assim com flashbacks dão um gás ainda maior nas leituras. Eu amo de verdade esse tipo de enredo e estou nessa vibe de livros que mexem com meu intimo.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Olha, vendo a capa jamais que imaginaria tal enredo! hahaha Acho muito interessante a história começar do fim, me dá uma sensação de que estou assistindo um filme e isso é um ponto super positivo para mim! Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Não sabia da obra e também não conheço ainda a escrita do autor, mas só pela sua opinião, seu que é daqueles livros que te pedem até a última página. Eu particularmente não sou muito boa em juntar os detalhes para desconfiar da pessoa certa, hahaha. Anotei na minha lista porque fiquei muito curiosa com o final. Espero gostar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Caramba, sua resenha me deixou super curiosa! Já quero saber o que levou ao assassinato que impediu o casamento e quem é o assassino! Adoro livros assim em que temos 'um tiro atrás do outro' e ficamos até sem fôlego com tantos acontecimentos e reviravoltas, por isso, sugestão mais que anotada! Espero gostar tanto quanto você ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥