12 janeiro, 2018

Conto O Triunfo - Clarice Lispector




Como eu falei no vídeo sobre o projeto, esse é meu primeiro contato com a autora, não sou uma estudiosa de suas obras, então aqui você vai encontrar a opinião de uma mera leitora e sua experiência de leitura.


O primeiro conto das Primeiras Histórias é o que abre o livro Todos os Contos de Clarice Lispector após um prefácio magnífico de Benjamin Moser.
Quando eu pensei que ia começar a conhecer Clarice, o conto O Triunfo terminou. Super curto, com somente 5 páginas, mas com significado latente em cada passagem, em cada cena, nos mostrando um pouco do poder da autora que narra uma personagem sentindo-se fragilizada com a separação.

Ao acordar sozinha, diante do vazio deixado e sentido, ela começa então a perceber os detalhes, cada minúcia de um som, de um raio de sol, de um objeto, coisas que antes ela não enxergava porque só tinha olhos para ele, uma visão limitada.
Quando ela decide sair da cama, sair de casa(só ali no quintal mesmo rsrsrs), lavar uma roupa e senti a água, ela percebe que existe vida além daquele pesar, daquela ausência, daquela dependência, ela realmente desperta, se renova, reconhece sua força, vai finalmente deixar a passividade.

É um conto que pede muita reflexão, são apenas 5 páginas, a gente lê num piscar de olhos, mas para captar toda simbologia e significado é preciso estar atento, e até mesmo reler se preciso(como eu fiz rsrsrs).

Enfim é um conto que aborda não só o relacionamento e sua fragilidade, como também a força da mulher.


Revista Pan - 1940 - 1ºcolaboração de Clarice Lispector na imprensa.





Um comentário

  1. clarice é sempre um poço de sabedoria em palavras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥