17 janeiro, 2018

Resenha: Eu te darei o Sol

"O amor é apenas a metade da história."
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Skoob
Comprar


Eu te darei é uma resenha nada satisfatória e ainda farei um pedido: por favor, pode me doar uma forte dose de ânimo? Preciso sair da letargia em que estou depois dessa leitura.

Noah e Jude são irmãos gêmeos e esta parceria vai além da bolsa amniótica que os uniu e construiu. Ele é introspectivo e ela popular, mas, ambos são amigos, unidos de almas e no amor pela Arte, que os envolve numa reciprocidade genuína e inquebrável. Será? Após vivenciarem fatos drásticos em suas vidas o alicerce desse relacionamento sofre uma rachadura, que os leva aos poucos a um iminente desmoronamento. Morando juntos e separados pelo silêncio produzido por mágoas e problemas mal resolvidos, eles em seus espaços individuais experimentam novos relacionamentos que lhes trarão descobertas e efeitos transformadores, que causarão total desligamento ou o renascimento dessa aliança.

Eu te Darei o Sol conta a história dos gêmeos intercalando passado e presente de forma individual, narrando em primeira pessoa. O foco não está neles, que se encontram competitivos após algumas mazelas, mas, ao redor personagens secundários se fazem notar pela força emocional, construindo, modificando e pairando toques importantes à trama. Bem, apesar dessa primeira visão, existem alguns pontos na obra que trouxeram descontentamento à mim.

Bem, em certo ponto da trama percebi fluidez na escrita, mas, logo me perdi pelas confusões e excessos de metáforas poéticas, por isso não consegui me envolver e ter muita dificuldade de compreensão sobre o que a história tratava. Por último, os capítulos são longos demais e a cada encerramento percebia que dos textos anteriores quase nada permanecia em minha memória, isso acontecia principalmente nas explanações sobre Jude, causando um labirinto em minha mente e grande enfado no decorrer da leitura.

Os pontos positivos que não me fizeram desistir da leitura são esses:

Primeiro: a forma como a autora tratou com singeleza a descoberta da sexualidade na adolescência de um dos personagens. Apresentando de forma madura e respeitosa a homossexualidade com pinceladas belas, apaixonantes e bem realistas, sem o uso do desnecessário hot.

Segundo: Noah. Esse personagem mexeu com minhas emoções por conta do amor à Arte, expressando seus sentimentos por meio de desenhos e pinturas, estando ou não com materiais à mão. E por último, seu grande magnetismo nos diálogos, reflexões, observações e dores existenciais presentes em seus capítulos. 

Enfim, ainda que minhas impressões não tenham sido de todo satisfatórias, deixo esta dica, esperando que outros leitores sejam melhores agraciados com a leitura.

Avaliação:


A Autora
Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórnia, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.









28 comentários

  1. pelos comentários que havia lido achei que seria um livrão, mas na época que li também não senti todo o apelo que a trama exigia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Amo os livros da editora, as capas são tão lindas. Já ouvi muito falar neste livro, inclusive recebi pelo newsletter, comprei e comecei a ler, mas fiquei empacado na metade do livro, quem sabe eu retomo a leitura?

    Abraços,
    https://jovemcigano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Já vi esse livro mas quando soube que se tratavam de adolescentes não comprei, não é preconceito com personagens jovens , até já tentei ler , mas agumas atitudes acabam me irritando e me tirando o foco, e perco o prazer pelo livro, então parei de ler loivros om esse perfil, quem sabe no futuro algum quebre esse meu tabu
    A leitura é assim mesmo, uns gostam e outros não, o que não funcionou pra você pode sim funcionar para outros, ma toda leitura concluida é uma experiência.
    espero que sua próxima leitura te empolgue.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu jurava que esse livro era super super! Fiquei até desanimada com a leitura... rs
    Mas gosto de saber o ponto de vista de vários leitores. Adorei saber o seu.
    Parabéns pela resenha e tomara que a proxima leitra seja melhor pra você!!

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Nunca tinha parado para ler sobre o que se trata esse livro e confesso que fiquei bem interessada. Que pena não gostou tanto, eu já vou preparada para essa leitura, porque pode ser que eu não goste também. Adorei a resenha sincera.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Esse livro acaba de sair da minha lista de desejos rsrs. Não fazia ideia que a leitura podia ser tão arrastada assim. Não curto capítulos longos, assim como não conseguir assimilar a história. Não vou me arriscar.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que eu não leria pela sinopse ou mesmo o nome, sua resenha foi bem opinativa e, apesar de os pontos positivos terem me chamado a atenção, acho que eu também não ia ficar muito animada com essa leitura. Porém, sua resenha está ótima e deu pra gente ter uma ideia bem completa da obra.

    ResponderExcluir
  8. Oi Eli!
    Fiquei confusa... é resenha dupla? Não consegui entender bem, enfim, tenho esse ebook, mas confesso que nem a capa e nem o nome me atraem de forma alguma kkkkkkkkkk devo ter ganhado o bendito de alguém porque nem sequer lembro como ele foi parar no meu kindle.
    Se ele já estava em stand by, depois da sua resenha ele vai permanecer por tempo indeterminado.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Oiee Eli ^^
    Eu gostei bastante deste livro, apesar de ter gostado mais de um dos gêmeos no começo e terminar o livro gostando mais do outro...haha'
    Uma pena que não tenha sido uma leitura 100% para você, mas não podemos negar que é uma história emocionante, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sempre quis ler esse livro e lia muitas resenhas positivas. É a primeira resenha negativa que leio sobre ele. O único ponto que não gosto na obra são os capítulos longos.
    Apesar disso, ainda estou animado para iniciar a leitura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Já vi falarem super bem desse livro, é uma pena que não tenha funcionado pra você. Infelizmente algumas leituras que têm tudo para serem incríveis acabam tendo alguns pontos negativos, né?! Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita curiosidade com esse livro e sei que vou me encantar com a leitura quando eu finalmente comprar pra ler. Gostei da sua sinceridade na resenha e acho legal cada um ter as suas impressões sobre as leituras e sempre respeitar as outras diferentes das suas.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Pela sinopse achei que seria o livro, mas pela sua resenha percebi que não. Recentemente também li um que a sinopse era melhor que o livro em sim. Se bem que no teu caso, não é só livro que não é tão bom, a capa convenhamos, poderia ser um pouquinho melhor neh? Adorei a sinceridade na resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu acho essa capa tão linda, mas nunca me atentei ao que falava, sua resenha me esclareceu muitas coisas. Uma pena a leitura ter falhado em alguns pontos, de fato capitulos longos sao cansativos demais.

    ResponderExcluir
  15. Não sei se seria um livro que eu leria, sua resenha me deixou ainda mais desestimulada rs.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro recentemente. No começo foi difícil gostar dele,ainda mais por ter altas expectativas por ter amado outro livro da autora, mas até que no final minha avaliação sobre ele foi bem mais positiva que a sua.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, sempre vi falarem bem desse livro mas nunca quis ler, foi bom ver sua opinião e os pontos apontados, agora fico na duvida se lerei ou não rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu li esse livro há anos, e na época senti o mesmo que você está sentindo. Achei um livro muito confuso e hoje em dia pouco lembro sobre os personagens. Ainda que esses pontos positivos sejam favoráveis, acho que o todo do livro não me cativou.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Eu li esse livro e não achei ele super maravilhoso quanto me disseram, na verdade ele nem me surpreendeu em nenhum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu sempre que vejo essa capa fico com vontade de arriscar a leitura, mas não sei porque acabo desistindo. Por sua resenha essa é uma história um tanto arrastada e foi bom conferir suas impressões pois certamente não irei arriscar pelo menos por agora.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu não li o livro, uma pena que a leitura para você não fluiu tanto, mas ainda tenho vontade de ler ele e tirar as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas nunca me chamou atenção o suficiente pra ver de que se tratava. Agora que li sua resenha é que fiquei mesmo com receio de sequer dar uma chance, porque se tem uma coisa que eu corro pra longe, é leitura arrastada. Amei sua sinceridade!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não aprecio livros que se arrastem tanto, nem de capítulos imensos que nos dá impressão de um livro imenso. Menos ainda que seja repleto de poesias, confesso que não sou poética e isso me incomoda. Mas, foram tantas resenhas positivas desse livro que necessito tirar minhas próprias conclusões. Espero gostar... Mas, sua resenha me deixou com o pé atrás. :)
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  24. Também não curti muito essa leitura na época, achei que a autora tentou jogar muita profundidade num livro que não havia necessidade pra isso.

    ResponderExcluir
  25. Oii! Eu já tinha visto essa capa algumas vezes, mas não sabia que a história possuía essa carga dramática. Parece conter uma história interessante e me deixou curiosa para conhecer esses irmãos. A sua resenha está ótima, bjss!

    ResponderExcluir
  26. Eu li eu te darei o sol assim que saiu e me apaixonei, foi um dos meus livros preferidos do ano, apesar de longos os capítulos a trama é de uma doçura e singeleza ímpares. Sempre recomendo para minhas amigas, ainda mais pela maneira tão doce e realista que lidou com a temática lgbtt

    ResponderExcluir
  27. Nossa, que pena que o livro perdeu a fluidez na escrita e gerou tanta confusão. Às vezes, esses livros que todo mundo fala tão bem, não são tão bons assim, né? Sei lá se é porque colocamos muita expectativa neles, mas enfim... Talvez eu leia para tirar minhas conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Já vi muita coisa desse livro por aí, mas não consigo me propor a realizar sua leitura, não faz muito o estilo que leio. Mais uma vez passo a dica!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥