12 fevereiro, 2018

Resenha Mate o Próximo

“A mente é uma caixa mágica. Cheia de truques. Ela sempre se vira para te dar um aviso. Também para te dar uma rota de fuga.”
Autor: Federico Axat
Editora: Verus
Páginas: 378


Finalmente tomei fôlego para tentar esmiuçar os fragmentos que ainda se deslocam em minha mente após a leitura de Mate o Próximo. Título pesado, neh? Contudo, acredito que a maior densidade não se encontra no suspense e nas mortes, mas sim no emaranhado de códigos, inúmeras suspeitas e sustos... Tudo arquitetado por uma arma muito mais poderosa, ativa e invencível que é a mente

Afaste receios, sente confortavelmente, respire, expire e leia a resenha! 
“Quando um detalhe parece não ter razão de ser, concentre-se nele, porque certamente tem importância substancial.”
Após obter o diagnóstico de um tumor inoperável, Ted Mckay, confuso e solitário, decide se suicidar durante a ausência de sua esposa e filhas. 

Trancado em seu escritório aguardando o fim iminente, uma interrupção bizarra surge. Inexplicavelmente da porta de sua casa ouvem-se batidas acompanhadas de uma voz que vocifera insistentemente contra o suicídio! Alarmado pela ilógica ele estaciona sua decisão não somente pela insistente voz, muito mais pelo estranho bilhete em sua escrivaninha com as seguintes palavras: 

"Abra a porta. É sua última saída"

Ao atender Justin Lynch, movido obviamente pela curiosidade, impensadamente ele abre a porta de sua casa, de sua vida e da segurança de sua família e bens, se deixando prender em uma teia de chantagens e obrigações absurdas. Muitas questões sem respostas e descobertas surreais o levarão a desconfiar de sua própria sanidade, por conta da doença e coincidências contraditórias... 

Como isso foi possível? Esses acontecimentos são frutos coincidentes, espirituais ou insanos? Nem Ted, nem eu e provavelmente você ao ler, não compreenderá rapidamente até que o raciocínio genialmente louco de Federico Axat coloque sobre a mesa todas as peças de seu magnífico e viciante quebra-cabeça. Aliás, muitas dessas peças desencadearam várias emoções impactantes e uma delas foi a revolta pela impotência de não conseguir descobrir a verdade e a mentira entre os personagens. Quem manda a leitora sempre achar que também é investigadora? rs

O livro é dividido em quatro partes, narrado em terceira pessoa e com capítulos sintetizados. Pude assim saciar minhas curiosidades lendo uma narrativa fluente, compreensível e priorizando a atenção sobre os suspeitos, além de vivenciar vários “Como assim, genteeee??”... Aliás, muitas vezes precisei parar, relaxar, respirar e deglutir todos os nós que estavam paralisados na garganta, por ser surpreendida pelas páginas, sequências e personagens carismáticos e bem elaborados. Em nenhum momento da leitura percebi sinais desconexos e todos os pontos se fecharam de maneira assustadora... Confesso que tive uma vontadezinha de ter amnésia para poder ler tudo de novo! rsrs

Enfim, que não seja preciso um bilhete suspeito para te direcionar por esses labirintos construídos pelo mestre de obras Federico Axat. Então, abra a mente e se extasie pelas inúmeras reviravoltas emocionantes! Boa leitura!
“Onde havia escuridão, agora eu consigo ver.”
Avaliação


O Autor



Federico Axat nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1975. Engenheiro, começou a escrever por interesse e vocação. Em 2010 lançou seu primeiro livro, Benjamin, publicado na Espanha, na Itália e no México. O pântano das borboletas é sua estreia no Brasil.








14 comentários

  1. a premissa é interessante, apesar de não ter conhecimento do livro até então confesso que fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom? Confesso que não é o tipo de livro que eu esteja acostumada a ler, mas acho que todo mundo gosta de um bom mistério certo?
    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  3. Que quebra-cabeça... Fiquei intrigada com a resenha, imagina com a leitura. Com toda certeza eu também tentaria descobrir a verdade e acredito que quando tudo fosse revelado ficaria com cara de boba. Não conhecia o livro, mas achei uma premissa bem instigante.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Ainda não conhecia o livro, mas geralmente adoro as obras do gênero, adoraria ler esse qualquer dia. Gosto de livros assim com vários suspeitos e a gente fica doido querendo saber quem é quem e claro adoro o suspense e as surpresas. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Só de ler seu post já fiquei querendo entender melhor sobre a história e todo esse mistério que a permeia. Gostei de conhecer e vou ficar de olho no livro.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bom?

    Eu tenho esse livro pendente pra ler. Parece ser uma leitura tensa, daquelas que prende e vai dando uns sustos na gente, amo livros assim, embora sempre procuro intercalar com leituras bem mais leves. Vamos ver quando surge um tempinho extra pra conferir essa história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro. Realmente parece uma leitura instigante e que prende o leitor. Curti a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quanto mistério. Já me interessei.
    Achei essa capa maravilhosa e tem todos os elementos que me atrai <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Uau...adorei essa premissa e só de saber que tem inúmeras reviravoltas me deixou bem animada pra conhecer.
    Vai pra lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. ADOREI essa premissa, qualquer coisa que envolva mentes é atrativo pra mim, fiquei curiosa pq não sabia desse livro.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Valei-me que título louco, já fiquei curiosa. Lendo sua resenha minha vontade d ler não diminuiu, só aumentou, e a capa é f***, adorei tudo, não conhecia e anotei a dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Este livro adicionei recentemente na minha lista de leituras, mas é a primeira resenha que leio dele. Ouvi muitos comentários positivos sobre o autor, e lendo sua resenha acredito que ele deve ser bom mesmo! Dica anotadíssima e adorei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem Elienae?
    Eu confesso que não conhecia o livro e o autor, gostei da premissa e da sua resenha, parece ser realmente uma leitura envolvente. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários o enredo parece bem diferente e interessante *-* Vou deixar sua dica anotada.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥