06 março, 2018

Você Viu? Juana Inés

"Só desejo estudar para aprender e ter tempo para escrever."

Empoderamento feminino na metade do século XVII? Ah sim, amigxs! Nós tivemos! Acredito que não foram poucas as valorosas mulheres que lutaram pelo seu espaço nos primórdios, mas, aqui e agora em especial, quero compartilhar sobre uma mulher que foi chamada de A Fênix da América e A Décima Musa. Uma desbravadora que eu desconhecia, mas vasculhando o catálogo da Netflix, encontrei sua história bem escondidinha por ali. Sem mais delongas, apresento a nova-espanhola Juana Inés de La Cruz, (1651/1695), religiosa, poetisa e dramaturga.


Encontraremos nessa produção dirigida por Patricia Arriaga-Jórdan, diversos destaques marcados de sofrimento, incompreensões e evolução por toda sua vida, iniciando a partir de seus 16 anos, quando foi escolhida para fazer parte da Corte Vice-Real Mexicana, como acompanhante da vice-rainha Marquesa de Mancera, e tutora de sua filha.

Mais além ela mergulhará com afinco no amor pelo conhecimento, chegando a cogitar se vestir como homem para fazer Universidade, entre outras coisas, tornou-se também autodidata em 20 idiomas.
“Homens néscios que acusais à mulher sem ter razão, sem ver que sois a ocasião do mesmo que vós culpais: se com ânsia sem igual solicitais seu desdém, por que quereis que obrem bem se as incitais sempre ao mal?”(poema Homens Néscios, de sua autoria)
Estamos na semana do Dia Internacional da Mulher, aproveite para aprender com mais esta aula de história sobre a alma feminina, conhecendo a biografia dessa personalidade que nasceu, cresceu e vivenciou fatos que estavam muito além de seu tempo.

A temporada, que acredito seja única, está disponível em sete episódios com a duração de 51 minutos cada.

Você Viu? Não? Então, aproveite e boa sessão!




Um comentário

  1. mais uma dica interessante, gosto dessas séries para entender e conhecer mais de mulheres importantes, que estavam a frente de seus tempos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥