23 abril, 2018

Quoteando A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver

_ E você? ...
_ Sou médica. 
_ Mesmo? Que Máximo! Qual é a sua especialidade?
Segundos de dúvida. O que vou responder?...
_ Eu cuido de pessoas que morrem.
Segue-se um profundo silêncio. Falar de morte em uma festa é algo impensável. O clima fica tenso... Será que algum dia as pessoas serão capazes de desenvolver uma conversa simples e transformadora sobre a morte? Mas de quinze anos se passaram desde esse dia em que saí do armário. Assumi minha versão “cuido de pessoas que morrem” e, à revelia de quase todos os prognósticos da época, a conversa sobre a morte está ganhando espaço na vida. A prova disso? Estou escrevendo esse livro, e tem quem acredite que muita gente vai ler.



Como não sentir tristeza ao falar da morte? Sentimos incômodos, nos fechamos e até silenciamos uma frase entrecortada anunciando o falecimento de alguém amado... Para amenizar nossa dor ou a audição do outro usamos até palavras menos impactantes, tipo, passagem e outras mais, porém, quando conheci o livro de Ana Cláudia Quintana Arantes de título curioso, decidi respirar fundo, buscar coragem emocional e adentrar pelas 192 páginas de A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver...
"Minha vida encheu-se de sentido quando descobri que tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si."
Sem tabus e explanando com leveza esta obra pode ser vista por muitos ângulos. Para profissionais da saúde pode ser uma nova porta explicando sobre Cuidados Paliativos, que é o método que a médica exerce. Para nós, leigos em medicina e experientes na dor da perda e luto, a leitura pode ser vista como um diário ou conversa simples, sem reservas compartilhando desde seus cinco anos quando decidiu ser médica, passando pela faculdade, vivências da nova profissional até chegar ao presente trabalhando no Hospital Israelita Albert Einstein
"Não há fracasso diante das doenças terminais: é preciso ter respeito pela grandeza do ser humano que enfrenta sua morte."
Suas experiências e firmes opiniões pessoais/profissionais são interessantes, esclarecedoras, cheias de empatia e nem um pouco angustiante, pois é um olhar que aprendeu a "despraticar" as normas desde a faculdade, quando percebeu a ausência do ensinamento sobre a morte e seu momento único.
"Eu vejo as coisas de um jeito que a maioria não se permite ver."
Separei algumas citações das muitas que marquei esperando ansiosamente que você não feche o post sem ler e muito menos julgue o livro antes de erguer a capa, pois se ansiamos evoluir e ter paz com todos, teremos que aprender a falar da morte para viver melhor.
"Cada um de nós está presente na própria vida e na vida de quem amamos. Presente não apenas fisicamente, mas presente com nosso tempo, nosso movimento. Só nessa presença é que a morte não é fim."
"Todo o trabalho de cuidar das pessoas na sua integralidade humana só poderia fazer sentido se, em primeiro lugar, eu me dedicasse a cuidar de mim mesma e da minha vida."
"É impressionante como todos adquirem uma verdadeira "antena" captadora de verdade quando se aproximam da morte e experimentam o sofrimento."
"As pessoas morrem como viveram. Se nunca viveram com sentido, dificilmente terão a chance de viver a morte com sentido."
"A empatia pode acabar, mas compaixão nunca tem fim."
"Quem cuida do outro e não cuida de si mesmo acaba cheio de lixo."
"Todos nós precisamos de pessoas capazes de entender nossa dor e de nos ajudar a transformar nosso sofrimento em algo que faça sentido."
"Morremos antes da morte quando nos abandonarmos."
"A prece tem sempre uma perspectiva de futuro bom."
"O que separa o nascimento da morte é o tempo."
"Dizemos que depois do trabalho vamos viver, mas esquecemos que a opção "vida" não é um botão "on/off"."
"Caminhamos ao lado de pessoas que pensam que são eternas. Por causa dessa ilusão, vivem suas vidas de modo irresponsável."
"Não há espaço para falar sobre morte com pessoas que não estão vivas em suas vidas."
"O que mata é a doença, e não a verdade sobre a doença."
"Quando não houver mais tempo, dará tempo de ser feliz?"
"O fracasso do médico acontece se a pessoa não vive feliz quando se trata com ele."
"Se temos fé em Deus, e fé em que ele fará o melhor por nós, não importa o que aconteça, teremos a certeza de que foi o melhor que podia acontecer."
"A palavra tem poder de transformação e de destruição muito maior do que qualquer tratamento."
"Ficar ao lado de alguém que está morrendo é muito maior do que a nossa existência."

Um comentário

  1. os trechos são maravilhosos, cada frase é um bálsamo de sensações!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2018/04/leiaseja-uma-divulgacao-especial.html

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥