20 abril, 2018

Resenha É Assim que Acaba

Nós, seres humanos, não podemos aguentar sozinhos toda nossa dor. Às vezes, precisamos dividi-la com quem nos ama.
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 368
Meus olhos ainda estão embaçados por lágrimas e mesmo com dificuldade preciso falar sobre esse livro. Preciso expressar minhas emoções e confirmar que ele merece milhões de estrelas, pois não é totalmente fictício, além de ser a realidade de muitas mulheres.

Lily nasceu e cresceu em Maine, envolvida e marcada pelo relacionamento tempestuoso dos pais. Isso lhe deixou rupturas dolorosas, pois mesmo adulta ainda sente mágoas e ira pelo pai e interrogações revoltantes pela postura da mãe.
"Minha vida me faz sentir como se tivesse perdido a capacidade de rir."
Morando em Boston, as memórias e reflexões difíceis sempre a visitam em momentos frágeis, mas, ao lembrar-se de Atlas, seu amigo, constata que ele foi esteio em seu crescimento. Ambos descobriram como vencer suas semelhantes histórias traumáticas, salvando-se em laços de fortalecimento.
"É a natureza humana: curar uma ferida antiga e preparar uma nova pele."
Seis meses depois de um choque, sua vida toma uma guinada! Surge o confiante Ryle que a conquista cada dia e ela deixa sua profissão para realizar o sonho de abrir uma floricultura! Além de outras surpresas, Atlas reaparece em sua vida! Absorvida de tantas mudanças, alegrias e fortes sentimentos, um trauma bate a porta novamente, trazendo desabamentos nos sonhos, preenchendo de incertezas e desestruturando escolhas. Diante da queda, Lily relembra com esperança uma frase de sua adolescência: "Quando a vida te desanimar sabe o que precisa fazer?... Continue a nadar. Continue a nadar. Continue a nadar, nadar, nadar."
"Ultimamente sinto como se eu fosse me afogar, e às vezes as pessoas precisam lembrar que só devem continuar a nadar."
Não sou leitora assídua de Colleen Hoover, e a despeito dos momentos “calientes” tão detalhados, que acho exagero, é admissível que ela sabe construir personagens reais. Eles são lindos, atraentes, porém, não são perfeitos! Assim somos nós. Suas premissas expressam com legitimidade dores, lágrimas, decepções, corações dilacerados, vidas destroçadas, que se reconstroem ou não. E o mesmo acontece nesse romance escrito com alma e sentimentos sobre relações abusivas, envolvendo quatro personagens que tiveram retaliações em suas vidas, mas, não desistiram de tentar de novo.
"No passado, eu dizia sempre que escrevia só para entreter. Não escrevo para educar, persuadir ou informar. Mas esse livro é diferente. Para mim, não foi entretenimento. Foi a coisa mais difícil que já escrevi." Colleen Hoover
Lily é a narradora, que a despeito dos traumas, apresenta o passado e o presente com emoções à flor da pele, construídos por uma narrativa fluente, emocionante e com pitadas de humor, dando um toque especial ao enredo, além de expor visceralmente angústias, mágoas e receios que pertencem as mentes que não conseguem se libertar de relações doentias, pondo amor e esperança à frente de cada agressão recebida.
"Não existe isso de pessoas ruins. Todos nós somos humanos e, às vezes, fazemos coisas ruins."
Atlas é o outro terremoto na trama. Afetuoso e preocupado, lutador convicto e totalmente sentimental. Um apaixonante personagem que não paralisou seus sonhos, quando foi jogado na sarjeta por mãos que deveriam amá-lo e protegê-lo. Sua resposta à isso foi superar todos os obstáculos...

A autora me atropelou com esta história, mas, passou claramente um recado, de que é sempre possível recomeçar um novo caminho, independente dos atalhos pedregosos que iremos atravessar... Não importa as decepções, elas sempre existirão, apenas continue a caminhar ou a nadar...
"O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros cometidos. É como ela usa esses erros e os transforma em aprendizado, não em desculpas."

Avaliação:

A Autora


Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Colleen se formou na Texas A&M University-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou com vários projetos de ação social e de ensino, até começar sua carreira como escritora.


3 comentários

  1. Resenha maravilhosa de um livro maravilhoso! <3

    ResponderExcluir
  2. eu tbm n não tenho o habito de ler os livros dela, mas esse me encantou, entrou na lista de desejados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥