11 abril, 2018

Resenha Lugares Perigosos

Todos os outros animais matam, mas o homem é o único que complica.
Autor: Victor Vidal
Publicação Independente
Páginas: 326

Após abandonar a casa dos pais em Porto Alegre, guiado por um desvio de caráter, Leonardo chega ao Rio e se instala na pensão de dona Gertrudes, num prédio caquético, abrigando pessoas de baixa moral. Apesar de sentir repulsiva e desconforto pelo ambiente, se conforma por saber que ali poderá pagar com o pouco que ganha na livraria do rabugento e preconceituoso sr Camilo. Ele é só mais dos muitos que Leonardo sente aversão, se relacionando contrariado, enquanto planeja como “se dar bem na vida” se aprofundando na elite carioca. 

Belo, sedutor, intelectual e leitor assíduo buscando conhecimento sempre, ele tem a certeza que sua trama é infalível quando surge Julia. Sangue azul, morando em bairro nobre, frequentadora a burguesia de pessoas igualmente sofisticadas e arrogantes. Seu círculo social cresce e após cinco meses, os passos para o casamento de seus sonhos gananciosos se aproximam mais, e seriam concluídos se ele não descobrisse fatos contundentes que o levariam a um caminho demoníaco e decisivo em sua vida.
"Sentir que não podia confiar em si era uma desagradável novidade."
Mais uma autoria nacional que conheci e acredito que vale a pena divulgar!
Bem, Lugares Perigosos traz uma narrativa bastante instigante enredando por intenções maquiavélicas, mistérios, alucinações e conhecimento abrangente de alguns assuntos importantes. O narrador na segunda pessoa, de forma surpreendente traça os perfis de forma esclarecedora, digo isso porque não me faltou ira e indignação a cada página que me levava a conhecer as malignidades humanas do protagonista, como também dos demais personagens cheios de altivez.

Senti os capítulos bastante descritivos quando se tratava das maquinações e ações de Leonardo, e penso que faltou um pouco mais de desconfiança e investigação naqueles que conviviam com ele, mas, minha curiosidade não caiu no cansaço e tenho que dizer: o autor nos banqueteia com um cardápio riquíssimo sobre as ambientações do Rio de Janeiro. São panoramas com informações valiosas e curiosidades sobre diversos pontos turísticos. Além de dicas cinematográficas, abrindo espaço para relatar sobre autores e seus livros, pintores e muitas obras de Arte maravilhosas! Móveis rústicos, objetos exuberantes e residências são bem descritos, nos levando a imaginar cada lugar por meio da leitura, seja nas putrefações e cheiros horríveis da pobreza e abandono, como também a beleza, luz e aromas agradáveis dos ambientes glamourosos.

A parte doentia e delirante também foi bem extensa, mas me convenceu a pensar que talvez passasse de um longo pesadelo, só que não. O encerramento denso era o esperado, não por ser previsível, mas por se tratar de egocentrismo e cobiça.

A trama me conduziu novamente a pensar que todo caráter duvidoso levará o ser humano não só a habitar em lugares perigosos, nas prisões mentais ou físicas, mas também empurrá-lo em abismos sem volta.
"Quando você olha para dentro do abismo, o abismo também olha para dentro de você." Friedrich Nietzsche
Enfim, o livro faz parte do plano Kindle Unlimited e se você tem e aprecia um bom thriller psicológico, leia!


Avaliação

O Autor
Victor Vidal nasceu no Rio de Janeiro e é bacharel e mestre em História da Arte. A escrita sempre fez parte do seu cotidiano, tendo produzido inúmeros contos e poemas desde a tenra idade. Lugares Perigosos é seu romance de estreia.


Um comentário

  1. eu ainda não conhecia esse livro, mas a proposta é bem intrigante

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥